Confira se é verdade que tomar prednisona engorda ou se esse tipo de medicamento não precisa causar preocupação quando ao aumento do peso.
Ao receber a indicação do médico para utilizar determinado remédio, uma preocupação que algumas pessoas podem ter, especialmente aquelas mais dedicadas à manutenção da boa forma física, é se o medicamento traz o aumento de peso como um de seus efeitos colaterais ao não.
Essa pode ser uma dúvida também de quem precisa usar o remédio Prednisona. Por isso, no artigo de hoje, vamos conhecer melhor esse medicamento e tentar descobrir se a Prednisona engorda.
Mas antes: o que é e para que serve Prednisona?
Prednisona é um remédio classificado como um corticoide ou corticosteroide. Ele pode ser indicado para o tratamento de:
- Doenças endócrinas (das glândulas);
- Doenças dos ossos e músculos;
- Distúrbios do colágeno (doenças que afetam vários órgãos e têm causa autoimune);
- Doenças dermatológicas (doenças da pele);
- Doenças oftálmicas (doenças dos olhos);
- Alergias e doenças respiratórias;
- Doenças hematológicas (doenças do sangue);
- Tumores;
- Outras condições que respondam ao tratamento com corticosteroides.
Sua comercialização está autorizada somente mediante a apresentação de receita médica e a substância pode ser encontrada para venda em comprimidos de 5 mg ou 20 mg. A ingestão do remédio é via oral e seu uso é adulto e pediátrico.
E então, a prednisona engorda?
Já sabemos que a finalidade do remédio não é fazer engordar. Mas será que não poderíamos dizer que Prednisona engorda devido aos seus efeitos colaterais?
Pois bem, a bula não apresenta o ganho de peso ou aumento do apetite como uma das possíveis reações adversas do remédio, apenas informa que ele pode causar a retenção de fluidos.
A retenção de fluidos ou líquidos é uma condição que deixa o corpo mais inchado, dando a impressão de que ele se encontra mais cheinho que o normal.
Além disso, a classe à qual o medicamento pertence, dos corticoides ou corticosteroides, pode causar o ganho de peso.
No entanto, acredita-se que Prednisona engorda conforme a dosagem que orienta-se ao paciente a tomar.
Por isso, ao receber a prescrição para usar o remédio, é importante questionar ao médico se a dosagem pode estimular o ganho de peso e perguntar o que pode ser feito para evitar ou amenizar o problema.
Mais orientações
Se durante o tratamento com a Prednisona você perceber que engordou, avise o médico para confirmar se a causa foi realmente o remédio e saber então como proceder para reverter o problema.
No entanto, não interrompa o tratamento com Prednisona sem consultar o médico, pois isso poderá ser bastante perigoso para a sua saúde.
Efeitos colaterais, contraindicações e outros cuidados
Além disso, é importante ainda conhecer a lista completa de efeitos colaterais do remédio, conhecer todas as suas contraindicações e ficar a par do que deve-se observar ao longo de todo o tratamento com o medicamento. Por isso, leia a bula de Prednisona na íntegra.
Sou transplantada e engordei muito,muito difícil manter o peso usando prednisona.