Depois de um dia longo e atarefado no escritório, ir para a academia pode ser a última coisa que você queira. Todos nós sabemos que estar em forma forma é a chave para a nossa saúde física e mental, mas o exercício é super importante também no combate ao estresse no trabalho.
De acordo com um novo estudo publicado em Medicine & Science In Sports & Exercise, estar estressado no trabalho aumenta o risco de problemas cardiovasculares como pressão arterial elevada e colesterol alto. Felizmente, há uma coisa que você pode fazer para combater esses riscos.
Pessoas que se exercitam regularmente e estão fisicamente ativas estão melhor preparadas para lidar com momentos de estresse no trabalho. Sua saúde cardiovascular protege o corpo de riscos ao coração que são trazidos por situações estressantes.
Quando os pesquisadores estudaram os níveis de aptidão física de 200 trabalhadores suecos, descobriram que o exercício foi um fator chave na determinação de como seus corpos responderam a momentos de altos níveis de estresse.
Os trabalhadores que não praticavam exercícios mostraram níveis elevados de colesterol LDL quando confrontados com alto nível de estresse, diferentemente do grupo fisicamente ativo. Durante os momentos de baixo estresse, seus níveis de colesterol LDL foram bastante semelhantes.
“Acima de tudo, esses resultados são significativos porque é exatamente quando as pessoas estão estressadas que tendem a se envolver em atividades físicas com menos freqüência”, disse Markus Gerberof, autor do estudo e professor da University of Basel.
Todos nós já passamos por isso – apesar das melhores intenções, o sofá sempre parece mais atraente do que a esteira depois de um dia de trabalho estressante. Mas forçar-se a fazer algum exercício aeróbico pode tornar seus próximos dias estressantes no trabalho mais fáceis para o seu corpo e sua mente.