A polidextrose é um ingrediente que está presente em uma infinidade de alimentos, mas você saberia dizer o que ela é e quais os seus benefícios?
Ela é considerada uma fibra alimentar, além de possuir um baixo valor calórico. Por isso, a indústria alimentícia utiliza esse composto em alimentos dietéticos e light. Mas esse não é o único benefício da polidextrose.
Então, a seguir vamos conhecer melhor esse composto alimentício e suas propriedades nutricionais, além de descobrir se a polidextrose faz mal ou não.
A polidextrose é uma fibra alimentar solúvel produzida em laboratório a partir da junção de várias moléculas de carboidratos.
A fonte de carboidrato geralmente é o amido de milho, e além da glicose, quantidades pequenas de sorbitol e de ácido cítrico ou ácido fosfórico também fazem parte da composição da polidextrose.
Apesar de ser formada por açúcar através de um processo industrial, a polidextrose se comporta como uma fibra alimentar, e possui as mesmas propriedades nutricionais.
Desta forma, a polidextrose pode trazer uma série de benefícios para a saúde, como veremos a seguir:
Como a polidextrose passa pelo trato gastrointestinal superior intacta, ela acaba atraindo água, e assim contribui para o aumento do volume de fezes.
Assim, o consumo desse composto pode ajudar a prevenir a constipação, além de manter a saúde do intestino.
A polidextrose, apesar de seu baixo teor calórico (cerca de 1 kcal por grama), é capaz de promover a saciedade, graças ao seu alto teor de fibras.
Por isso, ela pode ser uma ótima aliada da perda de peso, uma vez que ajuda a controlar o apetite e a diminuir a ingestão calórica.
As fibras encontradas na polidextrose ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Isso acontece porque o índice glicêmico da polidextrose é igual a 7, que é considerado muito baixo.
Dessa maneira, além de restabelecer níveis adequados de glicose no sangue, a polidextrose ajuda a evitar os temidos picos de insulina, que contribuem para o aumento do apetite e o acúmulo de gorduras.
Devido ao seu efeito na saciedade e na manutenção do trânsito intestinal, a polidextrose pode ser capaz de ajudar na manutenção do peso, principalmente a médio e longo prazo.
Assim como outras fibras alimentares, a polidextrose não é digerida, e chega ao intestino grosso praticamente intacta. Assim, ela serve de alimento para as bactérias que formam a nossa flora intestinal, ajudando a manter a saúde desses organismos.
Veja também: Probióticos e prebióticos – o que são, diferenças e benefícios
A polidextrose é usada principalmente como um aditivo alimentar, e por isso é encontrada em uma ampla gama de alimentos, incluindo:
Além disso, suas propriedades umectantes, espessantes e estabilizantes permitem que a polidextrose seja um ingrediente comumente usado na indústria alimentícia para substituir o açúcar, o amido ou a gordura, em bebidas, doces, bolos, gelatinas e tantos outros produtos.
Desse modo, a sua função é reduzir o teor calórico e melhorar as propriedades dos alimentos.
Por outro lado, na forma de suplementos de fibras, a polidextrose pode ser usada da maneira que preferir, seja dissolvida em água, adicionada em bebidas e shakes, ou como parte de suas receitas.
O suplemento de polidextrose geralmente é encontrado na forma de pó solúvel, e a maioria dos fabricantes indica o uso de 10 gramas (ou 1 colher de sopa), que deve ser dissolvido em 1 copo de água.
A recomendação é tomar essa porção uma ou duas vezes por dia. E, como não existe uma recomendação diária padrão, o ideal é seguir as instruções presentes no rótulo do produto.
Portanto, caso você seja sensível a fibras na dieta, atente para não ultrapassar o limite diário recomendado de fibras dietéticas para adultos saudáveis, que, segundo a Organização Mundial da Saúde, deve ser em torno de 25 a 30 gramas por dia.
A polidextrose não costuma fazer mal para a saúde, mas observa-se que ela pode causar alguns efeitos adversos principalmente em pessoas que têm uma dieta pobre em fibras e, de repente, passam a ingerir uma porção moderada desse nutriente.
Entretanto, a maioria dos efeitos indesejados da polidextrose são leves, e em geral relacionados ao trato gastrointestinal, que podem incluir:
Então, para evitar efeitos colaterais, o ideal é começar com doses baixas para ver como seu sistema digestivo reage à polidextrose. Depois, você pode ir aumentando aos poucos a quantidade, mas sem ultrapassar a dose de 50 gramas por dia.
Veja Todos Comentários
Quero tomar polidextrose para constipação, .as não posso emagrecer, ele serve pra constipação....
Qual equivalência para sunstituir o açúcar, para emulsionar em receitas de bolos? Irei usar Stevia pá adoçar! Grato