Simples e geralmente rápida de ser preparada, a pipoca é um lanche bastante apreciado em nosso país e no mundo, mas será que ela faz mal para quem sofre de gastrite?
Esse problema de saúde pode causar sintomas bastante incômodos, e seu tratamento normalmente envolve algumas mudanças na alimentação.
Por isso, as dúvidas sobre o que pode e o que não pode comer são frequentes, e podem levar a algumas confusões na hora de preparar as refeições.
Então, a seguir vamos entender o que é a gastrite e quais os seus sintomas, além de descobrir se a pipoca faz mal para esses casos ou não.
Porém, caso você apresente algum sintoma de gastrite, é importante procurar atendimento com um profissional qualificado.
O que é a gastrite?
A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que se torna mais sensível aos efeitos do ácido gástrico.
O quadro de gastrite pode variar bastante, tanto na intensidade do incômodo quanto nos sintomas apresentados, que normalmente incluem:
- Dor abdominal
- Azia e queimação
- Náuseas
- Vômitos, podendo ter a presença de sangue
- Perda de apetite
- Sensação de estômago cheio, mesmo sem ter ingerido alimentos
Sua origem pode ter diversas fontes, ou mesmo uma combinação delas. As principais são:
- Má alimentação
- Uso de alguns medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios
- Infecção por uma bactéria chamada Helicobacter pylori, além de alguns vírus, parasitas e fungos
- Refluxo da bile para dentro do estômago
- Estresse
Além disso, existem duas formas de gastrite: a aguda, que tem uma duração de pouco tempo, e a gastrite crônica, cujo período de duração pode ser de meses ou, inclusive, anos.
Pipoca faz mal para gastrite?
Parte do tratamento da gastrite inclui evitar alimentos que causem uma irritação ainda maior ao estômago, como é o caso das comidas ricas em gorduras e das bebidas ácidas.
De acordo com o site do médico especialista em cirurgia do aparelho digestivo, Carlos Sabbag, a pipoca entra na categoria dos alimentos que não são recomendados para as pessoas diagnosticadas com a gastrite.
Entretanto, o médico não especifica por que a pipoca faz mal para gastrite, mas podemos supor que isso se deva ao fato de que algumas versões da pipoca estarem repletas de gorduras.
Por exemplo, se analisarmos porções de 50 gramas de pipoca preparadas de diferentes maneiras, temos:
- Pipoca de micro-ondas: 16,5 g de gorduras
- Pipoca com manteiga feita no óleo: 19 g de gorduras
- Pipoca feita somente com o óleo: 14 g de gorduras
Como podemos ver, este alimento, preparado dessa forma, pode ser rico em gorduras, o que o torna contraindicado para pessoas que sofrem de problemas estomacais.
Entretanto, de forma geral, a pipoca que não utiliza gordura adicionada pode ser uma boa opção para aqueles que têm o estômago mais delicado. Essas pipocas podem ser feitas em pipoqueiras elétricas, ou ainda no micro-ondas.
Por isso, ao final do artigo separamos uma receita de pipoca sem gordura, que é muito mais apropriada para pessoas que têm gastrite.
Veja também: Dieta para gastrite – Alimentos, cardápio e dicas.
Outras opiniões
Em uma comunidade online em que as pessoas podem perguntar suas dúvidas aos médicos, chamada Healthtap, o médico americano Jonah Essers, que é especialista em pediatria e gastroenterologia, comentou sobre esse assunto.
O profissional alegou que se o médico que cuida do caso em particular não colocou restrições em relação ao consumo da pipoca, o paciente pode tentar comer o alimento para então ver como se sente.
Além disso, comer alimentos ricos em fibras ao mesmo tempo em que evita fontes não saudáveis de gordura pode contribuir com a prevenção ou minimização dos sintomas da gastrite.
E a pipoca é um desses alimentos, já que possui uma boa quantidade de fibras, com cerca de 5 gramas do nutriente para cada porção de 50 g de pipoca.
Receita de pipoca sem óleo
Por fim, para combater o excesso de gorduras que uma pipoca pode carregar, uma alternativa é preparar o alimento de maneira natural, ou seja, sem óleo ou manteiga, cuja receita você confere a seguir:
Materiais e ingredientes:
- Papel filme
- 1 colher de sopa de água para cada colher de sopa de milho
- 1 pitada de sal
Modo de preparo:
- Coloque a pipoca e a água em um recipiente alto que possa ir ao micro-ondas.
- Então, cubra a mistura com o papel filme, lembrando de fazer furinhos com um palitinho para que o vapor possa sair da tigela.
- Depois, leve ao micro-ondas durante aproximadamente cinco minutos, lembrando que o tempo pode variar de acordo com a potência do aparelho. Portanto, fique de olho no barulho. Quando o intervalo entre os estouros for maior que 3-5 segundos, pode desligar o aparelho.
Vídeo: 10 piores alimentos para gastrite
Veja o vídeo abaixo para descobrir quais alimentos podem piorar os sintomas da gastrite, e aqueles que são benéficos para essa condição.
Faz mal sim pois comi e inflamou meu estômago esôfago e garganta
Eu procurei sobre o assunto pois sinto muita dor no estômago quando como pipoca então eu acho que faz muito mal pra quem já tem o problema
Eu também estou passando por isto oe não sei o que comer no lanche sinto faulta da pipoca na a do microonda fala um poco sobre pipoca e se pode prepara ela no azeite beijos obrigada
Sempre quando como a pipoca me sinto mal do estômago…
Parei de comer pipoca,sempre que comia sentia dores horríveis poucas horas após a ingestão, nunca associava pipoca com dor,Mas um dia resolvi fazer um teste e comi pipoca e as dores vieram, A pipoca é de dificdifícil digestão para algumas pessoas que tenham algum problema estomacal assim como eu tenho gastrite nervosa, fica a dica.
Tenho problemas de refluxo e gastrite crônica e comer pipoca me faz muito mal. E olha que nao uso gordura.
Pipoca faz mal sim para a gastrite, mas não por suas substâncias. A pipoca é de difícil digestão, forçando o estômago a trabalhar de forma mais intensa, piorando os sintomas da doença. Por isso, assim como a pipoca, todo alimento de difícil digestão deve ser cortado até a recuperação total do órgão.