Se você tem a vontade de ter o corpo do Homem de Ferro, ou melhor, do ator Robert Downey Jr., que interpretou o herói, este sonho pode estar mais perto de se tornar real. O personal trainer do astro detalhou a rotina de treinos da estrela internacional.

O personal trainer Ted Ryce contou ao DailyMail que, para interpretar o super-herói, o ator focava nos treinos dos músculos do peitoral maior. Robert Downey Jr. realizava sete exercícios em especial.
Mas atenção: antes de incluir esses exercícios no seu treino, consulte um profissional de educação física para saber se eles realmente são seguros e indicados para você.
Além disso, certifique-se de aprender direitinho a técnica de cada uma deles, com a ajuda do profissional de educação física, antes de começar a executá-los para evitar lesões.
Já se você ainda não treina, antes de iniciar esse ou qualquer outro programa de exercícios, consulte um médico para saber se está apto a praticá-lo e conte também com o acompanhamento de um profissional de educação física pelos mesmo motivos mencionados acima.
Supino inclinado
O método tem foco nos ombros e tórax. A pessoa usa o banco de musculação, que deve estar em uma inclinação de 30 a 45 graus. A barra com o peso deve ficar alinhada acima dos olhos.
Ryce recomenta que as escápulas, ou omoplatas, fiquem presas no banco enquanto a barra é levantada e abaixada até o peito. O posicionamento é importante para reduzir o estresse nos ombros. Os pés devem ficar encostados no chão, logo à frente, e precisam pressionar constantemente para baixo.
“O treinador de força Charles Poliquin disse: ‘Você não pode disparar um canhão de uma canoa’. O que isso significa para mim é que você precisa ter uma posição agradável e estável para explodir. É muito importante”, detalhou o profissional.
Supino inclinado com halteres
O método é parecido com o anterior, mas utiliza halteres (pesos livres). O preparador físico aconselha a levantar o banco para uma inclinação de 30 a 45 graus e, ao invés de abrir os cotovelos para os lados, mantê-los dobrados em um ângulo menor (como o de 45 graus).
“Este não é apenas um exercício para o peito, é um exercício para o corpo inteiro”, disse o personal. Veja também: Supino inclinado com halteres – Como fazer e erros comuns.
Supino barra
O banco deve estar deitado. Ted afirma que o praticante deve apertas as omoplatas enquanto os pés permanecem pressionados contra o chão.
Os pulsos devem ficar retos e alinhados com os antebraços ao levantar a barra acima da cabeça. Ela deve ser movida até peito e, então, levantada até o braço ficar completamente reto.
Supino com halteres
O exercício é o mesmo que o anterior, com a diferença que este utiliza os halteres ao invés da barra. O movimento é de subida e descida até o peito.
“O que você quer é que seus cotovelos fiquem em um ângulo de 30 a 45 graus. Vejo muitas pessoas (cujos cotovelos) estão muito próximos ou com os cotovelos muito abertos. Você quer estar naquele ponto ideal”, pontuou Ryce.
Mosca de peito assentada ao cabo
Este exercício é feito na máquina e exige uma postura correta. Uma perna tende a ficar à frente da outra, mas Ted indica mantê-las paralelas uma a outra.
O profissional aconselha manter uma linha relativamente reta de um cotovelo, passando pela parte superior dos ombros, até o outro cotovelo. Os braços são puxados para a frente até que se encontrem logo abaixo do nível do peito.
Mergulhos no peito
Esta modalidade requer duas barras paralelas, nas quais a pessoa deverá se apoiar. O objetivo é erguer o corpo, tirando os pés do chão e deixando os braços retos. Ryce diz que tende a se inclinar ligeiramente para frente enquanto faz o exercício.
“Eu parei de fazer mergulhos por, tipo, 10 anos, até que comecei a fazê-los dessa maneira… Experimente esta técnica do jeito que mostrei onde você está empurrando para cima com força para cima, mantendo o abdômen contraído e os pés juntos”, descreveu o personal.
Flexões com faixa de resistência
O preparador diz que o exercício combina com o final do treino. Com a faixa de resistência atrás do corpo e cada extremidade presa em cada polegar, a pessoa se abaixa e se levanta, como em uma flexão normal.
“Você deve começar com a resistência mais leve e depois ir aumentando, porque o que vai acontecer é que, eventualmente, as bandas ficarão muito difíceis de usar, ficarão muito difíceis”, concluiu Ryce.