O pequi é uma fruta cuja beleza de sua flor é cativante e os ricos benefícios de seus frutos são notáveis. Possui uma casca grossa e espinhosa que serve como proteção para a polpa amarela e cremosa que contém um sabor muito peculiar e marcante.
Pequi é uma fruta muito comum na região centro-oeste do Brasil, e os estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso possuem o pequi como um símbolo da cultura e da gastronomia local.
O consumo de pequi nessas regiões é muito comum, tanto cru como utilizado em receitas, como conservas, empadão de pequi, arroz com pequi, entre outras bem tradicionais nessas regiões.
Além do pequi ser uma fruta bem saborosa e versátil, contém propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Da polpa e da amêndoa do pequi também é extraído um óleo muito usado na fabricação de cosméticos e licores.
Você já conhece os benefícios do pequi? Veja abaixo quais são as propriedades dessa fruta e como preparar algumas receitas saudáveis e saborosas!
Benefícios do pequi
Além de ser uma fruta deliciosa, o pequi possui diversos benefícios para saúde, veja abaixo alguns deles:
Fortalece a imunidade e combate o envelhecimento precoce
O pequi é uma fruta abundante em antioxidantes, os quais podem combater os radicais livres que atuam para danificar as células do nosso organismo, levando ao aparecimento de doenças e ao envelhecimento acelerado.
A presença de betacaroteno e também flavonoides, que são compostos bioativos antioxidantes, faz com que o pequi seja benéfico na proteção contra os raios ultravioletas (UV) do sol, prevenindo a degradação das fibras de colágeno, reduzindo a flacidez, manchas na pele e o envelhecimento precoce.
A alta concentração de compostos bioativos no pequi colabora para a manutenção da saúde das artérias e a melhora da circulação sanguínea, ajudando inclusive a prevenir a pressão alta.
Propriedades anti-inflamatórias
Devido às suas propriedades anti-inflamatórias graças a presença de bioativos em sua composição, como os carotenoides e os ácidos graxos insaturados, o pequi é capaz de atenuar, ou seja, aliviar os sintomas de inflamação, seja aguda ou crônica.
Rico em vitaminas e minerais
O pequi é uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, tais como a vitamina A, a vitamina C, o fósforo e o cálcio, que são importantes para manter o bom funcionamento do organismo.
A presença significativa de vitamina C no pequi ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças, vírus e bactérias e contribuindo para a manutenção da saúde.
Além disso, o pequi é rico em vitamina B1, conhecida como tiamina, que ajuda a desacelerar o processo neurodegenerativo, prevenindo doenças que atacam o sistema nervoso, além de ajudar a proteger o fígado. Além da vitamina B1, o pequi também é fonte de vitamina B3, a niacina, benéfico para o coração.
Ajuda a emagrecer e melhora o funcionamento do intestino
O pequi é rico em fibras insolúveis, as quais aumentam o volume das fezes, estimulam uma melhora da função intestinal e promovem a movimentação natural do intestino, evitando a constipação.
Não só isso, mas também a presença de fibras no pequi contribui para reduzir a absorção de açúcares dos alimentos, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue equilibrados, prevenindo a resistência à insulina e o desenvolvimento de diabetes.
E além disso, as fibras presentes no pequi podem ajudar na redução de peso, pois aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade. No entanto, é importante ressaltar que o pequi é rico em gorduras e calorias, portanto, seu consumo excessivo pode levar a ganho de peso em vez de perda.
Como consumir o pequi
Embora não haja uma quantidade exata recomendada para o consumo diário de pequi, é aconselhável consumir pelo menos de 2 a 3 porções de frutas diariamente, correspondendo a uma quantidade entre 160 g a 240 g por dia.
A camada de espinhos presente entre a polpa e a semente do pequi exige certos cuidados ao retirar a polpa da fruta, sendo recomendável o uso de luvas e a retirada lenta com uma faca, ao invés de mordê-la.
Há diversas maneiras de consumir o pequi. Veja abaixo 6 maneiras:
- Puro: embora haja pessoas que comem o pequi cru, jogando fora a casca e as sementes, é importante ser cuidadoso ao consumi-lo dessa maneira, pois o pequi cru pode ser de difícil digestão.
- Cozido: cozinhar o pequi em água com sal é uma das maneiras de usá-lo como guarnição para pratos salgados, como arroz, feijão e carne.
- Refogado: uma das maneiras mais comuns de consumir o pequi é refogado com alho, pimenta e cebola. Dessa maneira, você pode servir o pequi como acompanhamento ou como recheio para tortas e salgados.
- Conserva: o pequi também pode ser conservado em óleo ou vinagre e adicionado como ingrediente em saladas e sanduíches.
- Sorvetes e sobremesas geladas: é possível utilizar a polpa do pequi para produzir sorvetes e sobremesas geladas.
- Licor: pode-se usar pequi na produção de licores, resultando em uma bebida que pode ser apreciada tanto como aperitivo quanto como digestivo.
Receitas saudáveis com pequi
Existem algumas opções de pratos saudáveis e saborosos que podem ser preparados com pequi, como a conserva e o arroz feito com a fruta do pequi. Veja também a receita de galinhada com pequi.
Frango com pequi
Ingredientes:
- 1 kg de coxa e sobrecoxa de frango
- 2 pequis maduros descascados e cortados em pedaços
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alhos picados
- 1 tomate picado
- 1 colher de sopa de óleo de soja
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até que fiquem macios.
- Adicione o frango e deixe dourar.
- Adicione o tomate, o colorau, o sal e a pimenta-do-reino e mexa bem.
- Coloque os pedaços de pequi e misture delicadamente.
- Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até que frango esteja macio e cozido.
- Sirva com arroz branco e salada.
Conserva de pequi
Ingredientes:
- 20 pequis maduros
- 3 litros de água
- 3 colheres de sopa de sal
- 2 litros de óleo vegetal
- 1 pote de vidro grande limpo e seco.
Modo de preparo:
- Lave e descasque os pequis.
- Coloque a água, sal e os pequis numa panela e leve para ferver em fogo médio.
- Após começar a ferver, você deve apagar o fogo e deixar os pequis na água por 10 minutos.
- Feito isso, deixe escorrer bem a água dos pequis.
- Em seguida, numa panela coloque o óleo vegetal e os pequis, deixando-os cozinhar até que o óleo comece a ferver.
- Após começar a ferver, desligue o fogo, e deixe esfriar um pouco.
- Feito isso, coloque os pequis e o óleo no vidro, cobrindo completamente as frutas.
- Tampe o vidro e armazene a conserva em temperatura ambiente.
Fontes e referências adicionais
- A cultura do Pequi, Caryocar brasiliense Camb., 2013; 2 (3): 46 – 57.
- Influência da secagem do pequi na qualidade do óleo extraído, Caryocar brasiliense Camb., 2009; 29(02): 354 – 357
- Estádio de maturação dos frutos e fatores relacionados aos aspectos nutritivos e de textura da polpa de pequi, Caryocar brasiliense Camb., Revista Brasileira de Fruticultura, 2006; 28 (3): 380 – 386.
Fontes e referências adicionais
- A cultura do Pequi, Caryocar brasiliense Camb., 2013; 2 (3): 46 – 57.
- Influência da secagem do pequi na qualidade do óleo extraído, Caryocar brasiliense Camb., 2009; 29(02): 354 – 357
- Estádio de maturação dos frutos e fatores relacionados aos aspectos nutritivos e de textura da polpa de pequi, Caryocar brasiliense Camb., Revista Brasileira de Fruticultura, 2006; 28 (3): 380 – 386.