Pepino Para Pressão Alta Funciona?

atualizado em

Confira se vale a pena consumir o pepino para pressão alta, seja na sua salada, na forma de suco ou em qualquer receita, ou se este não está entre os seus benefícios.

Uma salada bem refrescante de pepino super combina com aqueles dias mais quentes do verão, em que a gente não quer comer algo muito pesado, não é mesmo?

O pepino também é ótimo para nos ajudar a obter parte dos nutrientes que o nosso organismo precisa para funcionar. O alimento fornece doses de fibras, fósforo, magnésio, cálcio, potássio, vitamina A, vitamina B9, vitamina C e vitamina K.

Veja em detalhes todos os benefícios do pepino e aprenda como fazer receitas de suco de pepino para apreciar num dia de verão na sua dieta.

Mas você já ouviu falar a respeito do uso pepino ou o suco de pepino para pressão alta? Será que isso realmente funciona?

A hipertensão

Antes de descobrir se o uso do pepino da pressão alta pode ter alguma utilidade, precisamos conhecer ou lembrar do que se trata essa condição, não é verdade?

Pois bem, a hipertensão é definida pela Associação Americana do Coração como a elevação constante da pressão arterial, que é a força que o sangue faz quando pressiona contra as paredes dos nossos vasos sanguíneos.

Existem dois tipos de hipertensão: a hipertensão primária e a hipertensão secundária. A primeira se desenvolve ao longo do tempo e os pesquisadores ainda não sabem com clareza quais mecanismos fazem com que a pressão aumente lentamente.

No entanto, acredita-se que a combinação de alguns fatores possa contribuir para o desenvolvimento da condição. São eles: predisposição genética para a hipertensão, algum tipo de mau funcionamento no corpo e um estilo de vida não saudável com uma dieta de baixa qualidade e falta de atividade física (estar com sobrepeso ou obeso aumenta os riscos de ter a doença).

Já, a hipertensão secundária pode ser causada por uma série de condições de saúde e fatores como: doenças renais, apneia obstrutiva do sono, problemas na tireoide, cardiopatias congênitas, efeitos colaterais de medicamentos, uso de drogas ilegais, abuso ou uso crônico de álcool, problemas na glândula adrenal e tumores endócrinos.

Conhecida como uma doença silenciosa, a pressão alta não apresenta sintomas óbvios na maioria das vezes. Quando ela não é tratada, o dano provocado pela condição ao sistema circulatório contribui de maneira expressiva com o surgimento de problemas como ataque no coração e acidente vascular cerebral (AVC).

A hipertensão não diagnosticada ou não controlada também pode gerar problemas como insuficiência cardíaca, doença ou insuficiência dos rins, perda de visão, disfunção sexual, angina (dor no peito) e doença arterial periférica.

Ou seja, ao ser diagnosticado com a doença, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações passadas pelo médico para tratar direitinho o problema e evitar essas complicações.

E então, o uso do pepino para pressão alta funciona?

Em artigo publicado, a mestra em nutrição Natalie Stein listou alguns motivos que tornam o alimento útil para a dieta voltada ao combate da pressão alta.

Uma dessas razões é o fato do pepino ser pobre em sódio. “Uma dieta rica em sódio pode causar a pressão arterial alta ou impedir que você a abaixe, de acordo com as Diretrizes Alimentares do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Indivíduos com pressão alta não devem ingerir mais do que 1,500 mg de sódio por dia”, explicou Stein.

Entretanto, a mestra em nutrição deixou bem claro que se referia ao pepino in natura quando afirmou que ele é pobre em sódio. Segundo ela, o pepino em conserva (picles) pode apresentar teores excessivos do mineral.

Outro fator que torna o pepino vantajoso para quem luta contra a hipertensão é porque o potássio, bastante presente no alimento, é considerado um mineral essencial para o controle da pressão arterial.

De acordo com a Associação Americana do Coração, os alimentos ricos em potássio são importantes para o controle da hipertensão porque o mineral atenua os efeitos do sódio e auxilia a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, o que colabora com a diminuição da pressão arterial.

A nutricionista Natalie Butler também escreveu sobre a relação do sódio e do potássio com a pressão arterial: “Um fator contribuinte com a pressão arterial é ter muito sal (sódio) e pouco potássio na sua dieta. O excesso de sal faz com que o seu corpo segure fluidos, o que aumenta a pressão arterial. O potássio é um eletrólito que ajuda a regular a quantidade de sódio retida pelos rins”.

A Associação Americana do Coração recomenda justamente diminuir o consumo de sódio e aumentar a ingestão de potássio como forma de contribuir com a prevenção da pressão arterial elevada, assinalou a nutricionista Megan Ware. A organização americana destacou que quanto mais potássio uma pessoa come, mais sódio ela elimina por meio da sua urina.

Por outro lado

Consumir potássio em excesso pode ser perigoso para as pessoas que sofrem com problemas nos rins. Isso porque conforme os rins se tornam menos capazes de remover o potássio do sangue, um acúmulo do mineral é desenvolvido.

As concentrações de sódio e potássio são cruciais para o funcionamento dos sinais elétricos do miocárdio, que é a camada muscular espessa e intermediária do coração. Já um nível de potássio acima do normal pode interferir com os sinais elétricos apropriados no miocárdio, resultando assim em diferentes tipos de arritmias cardíacas.

E assim como acontece com a pressão arterial elevada, não existem muitos sintomas associados à hipercalemia (taxa alta de potássio), embora passar mal de estômago, ter um pulso baixo, fraco ou irregular e desmaiar possam acompanhar os níveis elevados de potássio.

Ou seja

É muito bom consumir o pepino para pressão alta, mas ele não funciona como uma espécie de cura para a hipertensão, e sim a sua inclusão dentro da dieta pode auxiliar quem sofre com a doença.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para não consumir potássio em excesso, especialmente se além de sofrer com a pressão alta, você também apresentar problemas nos rins.

Portanto, o ideal mesmo é que, ao ser diagnosticado com a hipertensão, você consulte o médico e o nutricionista para saber como toda a sua alimentação deve funcionar e aprender qual a quantidade diária de alimentos com potássio como o pepino que você pode consumir.

Isso porque, além de levar em conta o seu quadro de pressão alta, os profissionais irão considerar todo o estado da sua saúde e os outros problemas que você possa ter para indicar um plano alimentar que seja saudável para você.

Lembre-se de que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações profissionais do médico e do nutricionista.

Vídeo: Benefícios do pepino

Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre os benefícios do pepino.

Gostou das dicas?

Referências Adicionais:

Você já ouviu falar do uso de pepino para pressão alta? Possui a condição e pretende experimentar? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário