Peeling de fenol: conheça riscos do procedimento após morte de jovem de 27 anos

publicado em

Um homem chamado Henrique da Silva Chagas, 27 anos, morreu nesta última segunda-feira (3), após ser submetido ao procedimento estético peeling de fenol. O método é considerado invasivo.

Henrique da Silva Chagas
Reprodução: Instagram

Como o nome já diz, a técnica utiliza o fenol, um produto mais agressivo, provocando uma profunda escamação no rosto. Ele é usado para o rejuvenescimento das células da pele.

O paciente foi submetido a uma limpeza de pele e, logo após, à aplicação de anestésico para realizar o procedimento mais invasivo. A equipe do Instituto Médico Legal (IML) realizou um exame anatomopatológico para descobrir a quantidade de material tóxico utilizado na aplicação.

“Resta definir qual o tipo de homicídio. Se é um homicídio culposo, que ocorreu por imperícia do profissional, que não é habilitado para fazê-lo ou até mesmo um provável homicídio doloso, quando o agente, muito embora não queira o resultado morte, acaba assumindo o risco de produzi-lo”, explicou o delegado responsável pelo caso à TV Globo

O procedimento foi realizado na clínica da esteticista e influencer Natalia Fabiana de Freitas Antonio, que se identifica nas redes sociais como Natalia Becker. A principal suspeita é de que Henrique tenha tido algum tipo de reação alérgica ao tratamento e morrido por choque anafilático.

  Continua Depois da Publicidade  

Segundo o companheiro do paciente, Marcelo Camargo, que o acompanhou, a esteticista não pediu nenhum exame médico anterior para saber se a vítima era alérgica a algum medicamento.

Ao Bom Dia São Paulo, jornal da TV Globo, a médica Elisette Crocco, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicou: “É um procedimento que demanda, sim, que o paciente precisa fazer exames prévios laboratoriais, de sangue, exames de eletrocardiograma”.

Riscos do peeling de fenol

O tratamento não é indicado para todas as pessoas, tendo alguns riscos graves. O método, aliás, só pode ser feito em hospitais, justamente por apresentar esses perigos.

Peeling de fenol
Reprodução: TikTok via O Globo

Os resultados são promissores, no entanto, o processo em si é bastante dolorido, já que nada mais é do que uma queimadura prolongada, na qual se remove toda a epiderme e parte da derme.

  Continua Depois da Publicidade  

A pessoa passa de dois a três meses com o rosto vermelho e existem riscos altos do procedimento deixar cicatrizes e manchas. Podem ocorrer ainda alterações permanentes na cor da pele.

Assim que a aplicação é feita, o paciente deve ficar um mês sem sair de casa e uma semana sem nem abrir os olhos. Além disso, se todo o preparo durante e pós-tratamento não for seguido corretamente, ou se não houver a utilização de equipamentos adequados e uma boa equipe de profissionais, existe o risco alto de infecção por vírus, bactérias e fungos.

O procedimento é contraindicado para pessoas que têm problemas nos rins e fígado, devido ao alto grau de toxicidade para esses órgãos. Pessoas com problemas cardíacos e com peles mais escuras ou alta taxa de melanina também devem evitar o método.

A cicatrização para quem decide realizar o peeling de fenol pode levar até um ano e meio. É necessário ter acompanhamento diário no primeiro mês. Um apoio psicológico também é importante, devido às mudanças físicas bastante notáveis, com a pele queimando e necrosando. 

Recomenda-se o uso de protetor solar todos os dias, mesmo em ambientes fechados, com retoques sempre que necessário. É necessário evitar a exposição ao sol direto no primeiro mês pós-aplicação.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, os especialistas acreditam que o melhor período para a realização do método seja no inverno. O frio também evita a dilatação dos vasos, fazendo com que o rosto fique menos inchado no período de recuperação.

Você já conhecia o peeling de fenol? O que achou do caso? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário