Pé de galinha traz benefícios? É saudável? Tem colágeno?

atualizado em

Para algumas pessoas, comer pé de galinha pode parecer muito pouco atraente, porém ele é considerado uma iguaria em muitos países asiáticos, como na China, Coréia, Vietnã e Filipinas. Aqui no Brasil, é muito comum encontrar pessoas mais velhas que adoram comer pé de galinha. Entretanto, muitas pessoas ainda ficam na dúvida se esse alimento pode trazer benefícios para a saúde.

Contudo, o que as pessoas que ainda não o consomem deveriam saber é que comer pé de galinha traz benefícios para a saúde, e este é um alimento saudável para sua dieta. Entenda por quê e aproveite para entender também se pé de galinha/frango engorda.

Pé de galinha tem colágeno

O colágeno é uma proteína que tem como função dar firmeza à pele, cartilagens e às estruturas do nosso corpo que não precisam de ossos para ser sustentadas, como por exemplo as orelhas e a ponta do nariz.

pele e colágeno

Os benefícios do colágeno não se aplicam apenas para a pele, mas também para o coração e ele pode até melhorar o desempenho atlético.

O Departamento de Ciência Animal da Universidade Nacional de Chung-Hsing, em Taiwan, realizou uma pesquisa sobre o colágeno do pé de galinha e suas características, e eles chegaram à conclusão que os pés de galinha tem uma alta concentração de colágeno, e poderiam inclusive ser usados como substitutos do colágeno bovino.

Benefícios do pé de galinha

  • Digestão mais saudável por conta de nutrientes como como colágeno, proteína, glucosamina e condroitina;
  • Aumenta a resistência das articulações e ossos;
  • Unhas saudáveis por conta do colágeno, aminoácidos, glicina e prolina;
  • Rejuvenesce a pele justamente por conta do alto teor de colágeno;
  • Contribui para a saúde das juntas e articulações;
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial;
  • Auxilia na melhora do sistema imunológico devido à alta quantidade de minerais;
  • Mantém o equilíbrio hormonal por conta dos níveis de zinco e gorduras boas;
  • Auxílio na redução do estresse principalmente por conta da arginina, um tipo de aminoácido;
  • Acelera a cicatrização de feridas e ajuda a superar os danos celulares.

Como usar na dieta

pé de galinha

A maneira como se come pés de galinha irá depender do prato.

Por exemplo, na receita chinesa dim sum, os pés são marinados em molho de soja, feijão preto e várias especiarias, e neste caso, as pessoas costumam sugar o osso e apreciar tanto o suco do pé como o molho. Você pode morder um pedaço do pé, chupar e tirar a pele.

Já na receita mexicana, ele é empanado e frito. A pele e a carne externa que é macia é mastigada, mas o resto não é comido.

Se os pés de galinha forem usados na sopa, você pode comer todas as partes exceto o osso. Além disso, ainda pode aproveitar para tomar o suco que é rico em nutrientes.

Outra alternativa são os pés de galinha grelhados, como é o caso do prato filipino chamado “adidas”. Nesse caso a pele é mordida e comida como um “espetinho”.

Cuidados com o consumo

Como visto, o pé de galinha traz benefícios para a saúde, mas existem algumas precauções que devem ser tomadas antes de consumi-lo.

A higiene da galinha

É importante garantir que os pés da galinha estejam limpos, porque se não, podem ter muitas bactérias. Além disso, quando o frango ainda está vivo, ele costuma viver em um ambiente sujo, e para garantir a higiene do animal, é preciso limpar bem os pés por completo, cortar as unhas e ferver até que fiquem bem cozidos.

Frangos com hormônio de crescimento

Atualmente, há muitos criadores de galinhas que usam injeções de hormônio de crescimento nos animais, de modo que eles crescem rapidamente. Essas injeções muitas vezes são aplicadas através dos pés ou asas, e vão para o organismo das pessoas quando elas consomem o animal.

É por isso que normalmente essa parte do animal contém muitos produtos químicos que podem causar câncer ou outras doenças perigosas quando consumidos em excesso. Sendo assim, é muito importante escolher bem o frango que irá ingerir e consumir com moderação.

Valores nutricionais do pé de galinha

Há muitos nutrientes que fazem bem para a saúde presentes no pé de galinha. Veja a seguir a composição de nutrientes por 100 gramas:

ComponenteQuantidade por 100 g
Calorias215 kcal
Carboidratos0,2 g
Fibras0 g
Proteínas19 g
Gorduras15 g
Gordura saturada3,9 g
Colesterol84 mg
Sódio67 mg
Potássio31 mg
Fonte: U.S. DEPARTMENT OF AGRICULTURE (USDA)

Colesterol

Embora os pés de galinha tenham muitos nutrientes, eles também possuem um alto teor de colesterol que pode ser prejudicial para o organismo, e por isso é importante comê-los sem exagero.

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o pé de galinha traz benefícios? Costuma consumir essa parte o frango? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

11 comentários em “Pé de galinha traz benefícios? É saudável? Tem colágeno?”

    • Realmente é mito, inclusive o Proteste há alguns anos avaliou essa questão e concluiu que não existe essa inserção de hormônio nas aves que consumimos. Também achei curioso a questão das unhas, pois quando compramos o pé de frango de granja já congelado, imagino que já tenha sido limpo, e ele vem com as unhas.

      Responder
  1. Amo comer pé de galinha, já cheguei a consumir 08 pés por dia. Depois de algumas informações reduzir para 04 pé por dia.

    Responder
  2. Ouvi falar que preparar o caldo do pé de galinha e congelar em cubos, também é uma opçao. Pode-se descongelar um cubinho e misturar na comida. Desta maneiea também traz benefício?

    Responder
  3. eu gosto muito de pe de galinha as vezes como duas vezes na semana.tenho colesterol alto e sou pre diabética tenho que me preocupar?

    Responder