Se você tem alguma dúvida sobre o óxido de zinco, chegou a hora de esclarecê-la. Veja aqui para que serve e como usar este produto.
O óxido de zinco é um composto químico usado para diversos fins. Um deles tem relação com a saúde da pele.
Presente em pomadas como Hipoglós, Minancora e Pomaderme, o óxido de zinco é muito usado contra a assadura devido as suas propriedades antissépticas e cicatrizantes. Por isso, ele é muitas vezes sinônimo de pomada para assadura.
No entanto, o Hipoglós também serve para tratar espinhas e não só para assaduras de bebês. Confira o que é o óxido de zinco, em quais casos ele costuma ser usado e como usar.
O óxido de zinco – geralmente em combinação com a nistatina – é usado principalmente como uma pomada para assadura. Ele serve tanto para o tratamento quanto para a prevenção de assaduras causadas pelo contato com resíduos de urina e fezes na pele de bebês e adultos.
Além disso, esse composto conta com propriedades:
Aliás, o creme contendo óxido de zinco também é útil para tratar as seguintes condições de saúde:
Esse óxido também está presente na composição de vários produtos cosméticos e não só de remédios. Alguns deles incluem:
No caso da proteção solar e no tratamento de queimaduras, o óxido de zinco é muito importante, já que ele age como um filtro que reflete e espalha a radiação do sol. Assim, ele protege a pele e evita tanto o envelhecimento precoce quanto as queimaduras solares.
O óxido de zinco é geralmente encontrado como uma pomada, um creme ou um spray que deve ser aplicado sobre a pele.
Antes de mais nada, é preciso higienizar a pele e as mãos com água e sabão. Em seguida, aplique uma camada fina, mas generosa, de óxido de zinco na pele e deixe secar naturalmente. Lave as mãos novamente logo após terminar de passar o creme.
É importante que o creme cubra toda a região lesionada e que a pele fique com uma pequena camada branca sobre a pele. Além disso, não precisa se preocupar em cobrir o local com curativo. Apenas deixe secar.
Na maioria dos casos, você pode aplicar o creme várias vezes por dia conforme a necessidade. Mas a quantidade de creme e a frequência das aplicações vai depender da sua condição e das orientações médicas.
Além disso, o óxido de zinco também existe na forma de talco (pó) e de supositório retal. Nesse último caso, o remédio serve para tratar qualquer tipo de coceira, irritação, queimação ou desconforto causado por hemorroidas ou constipação, por exemplo.
O preço de uma pomada de óxido de zinco + nistatina de 60 gramas custa entre 12 e 15 reais. Mas o preço pode variar de acordo com a marca, quantidade e até região em que você se encontra.
É melhor evitar usar o óxido de zinco em feridas muito grandes e abertas ou em queimaduras graves na pele. Além disso, é importante não aplicar o produto se houver sinais de infecção na pele ou se você tiver alergia a algum componente da fórmula.
É pouco comum, mas algumas pessoas podem sentir sintomas de reação alérgica, como por exemplo:
No caso de supositórios de óxido de zinco, pode ocorrer efeitos colaterais como sangramento retal ou dor.
Se em 7 dias de uso persistirem os sintomas, um médico deverá ser consultado para obter uma nova avaliação.
Veja Todos Comentários
Tenho um buraquinho na sola do pé devido a uma cirurgia no dedo, porém não quer fechar, faz 5 anos.
Gostaria de saber se posso usar óxido de zinco para cicatrizar.
Obrigado