Óleo de girassol para estrias funciona?

atualizado em

O óleo de girassol é uma gordura de origem vegetal com alto poder cicatrizante e hidratante, propriedades bastante úteis no tratamento de estrias. Inclusive, é muito popular entre as gestantes, que utilizam o óleo de girassol para prevenir as estrias durante gravidez.   

As estrias não são um problema exclusivo das gestantes, na verdade, podem afetar também os homens. 

Elas podem aparecer na pele devido a mudanças bruscas de peso corporal (efeito sanfona) e nos estirões comuns da adolescência. Essas mudanças corporais envolvem o estiramento da pele, que promove o rompimento das fibras de sua camada mais externa. 

As estrias costumam aparecer nos glúteos, na coxa, nos seios, na barriga e nos joelhos, locais onde a pele sofre mais com o estiramento, que deixa as indesejadas e temidas marcas.

O óleo de girassol serve tanto para aquelas estrias recém formadas, que ainda estão vermelhas, quanto para as intermediárias, que têm uma coloração mais arroxeada, e as brancas.   

Veja por que o óleo de girassol funciona para tratar e prevenir estrias e como usá-lo. 

Óleo de girassol: por que é bom para estrias?

Óleo de girassol
Existem alguns benefícios e aplicações do óleo de girassol

O óleo de girassol é uma gordura extraída das sementes da planta, por isso possui, naturalmente, muitos antioxidantes. Essas substâncias combatem os radicais livres responsáveis pelos danos às células e tecidos do nosso corpo. 

Por causa disso, ajudam na prevenção de doenças, como o câncer, e o envelhecimento precoce da nossa pele.

Dentre os antioxidantes presentes no óleo, destaca-se a vitamina E. O uso tópico dessa vitamina traz muitos benefícios para a pele, a começar pela alta capacidade de hidratação, que é o foco principal do tratamento e prevenção de estrias. 

Inclusive, aquela coceirinha na pele provocada pelas estrias rosadas ou avermelhadas pode ser aliviada com o uso tópico do óleo de girassol.

Mas, a vitamina E também é reconhecida por suas propriedades antibacterianas, sendo uma boa aliada no tratamento de acnes e outros tipos de inflamação na pele. 

Voltando à propriedade hidratante, a combinação da vitamina E com o ômega-6 e 9, também presentes no óleo de girassol, forma uma camada emoliente sobre a pele que impede a perda de água para o ambiente, promovendo a sua elasticidade.

Dessa forma, o óleo de girassol serve para evitar as descamações e rupturas do tecido da pele. Como resultado, o óleo de girassol previne o aparecimento de novas estrias e melhora o aspecto das brancas, impedindo que aumentem em tamanho. 

Se você tem a pele seca ou com tendência à estrias, aposte no óleo de girassol como um hidratante natural e potente.  

Óleo de girassol para estrias: como usar?

Estrias
É preciso seguir alguns cuidados para a aplicação do óleo de girassol nas estrias

Antes de aplicar o óleo de girassol na pele, você deve prepará-la para receber o produto e potencializar a sua absorção.

Para isso, siga as seguintes etapas:

  1. Lave a região da pele com estrias, utilizando um sabonete hidratante e água morna. 
  2. Seque a pele com uma toalha macia, dando leves batidinhas.
  3. Aplique uma quantidade bem generosa de óleo de girassol na pele, fazendo movimentos circulares com a mão. 
  4. Massageie bastante a pele, até você perceber que ela absorveu o óleo de girassol.
  5. Cubra a região com um plástico filme e deixe o óleo agir por uma hora. 
  6. Passado o tempo, apenas enxague a pele com água morna, para retirar o excesso. 
  7. Faça esse procedimento todos os dias, de preferência à noite, antes de dormir.   

Você também pode fazer uma receita que aproveita a propriedade hidratante do abacate, potencializando ainda mais o efeito do óleo de girassol sobre as estrias. 

Ingredientes:

  • Óleo de girassol
  • Abacate
  • Pote de vidro
  • Bucha vegetal

Como preparar:

  • Amasse o equivalente a duas colheres de sopa bem cheias de abacate e transfira-o para o pote de vidro.  
  • Adicione 5 colheres de sopa de óleo de girassol.
  • Mexa bem, até ficar homogêneo.

Como usar:

  • Durante o banho, deixe bastante água quente cair sobre a região com estrias, para promover a vasodilatação na região. 
  • Com uma bucha vegetal e sabonete, esfregue levemente a pele. Não use muita força, para não machucar a pele. 
  • Passe o óleo de girassol com abacate sobre a região com estrias e deixe-o na pele por 2 horas. Se preferir, você pode dormir com óleo aplicado sobre a pele e retirá-lo pela manhã. 
  • Esta receita não pode ser usada de dia, apenas à noite. 
  • Durante o dia, utilize o filtro solar na pele. 

Por fim, cultive bons hábitos alimentares e beba bastante água, para ver os efeitos do óleo de girassol potencializados no tratamento das estrias. Evite fumar e se expor ao sol sem filtro solar, pois são hábitos que promovem a formação de radicais livres e o envelhecimento da pele.

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia os benefícios do óleo de girassol para a pele? Qual das duas opções de uso você gostou mais? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário