A tireoide é uma glândula com um papel muito importante na produção de hormônios e controle do metabolismo. Ela é uma parte complexa do nosso organismo e muitas coisas podem prejudicar o seu funcionamento.
Portanto neste artigo vamos explicar qual é a função da tireoide e quais os problemas que podem influenciar de forma negativa o seu funcionamento.
A tireoide é uma glândula pequena em formato de borboleta que fica na base do pescoço. Nos homens, ela fica logo abaixo do pomo de Adão. Ela é uma das várias glândulas que fazem parte do sistema endócrino, que é o responsável por regular diversas funções do nosso organismo.
Ela é responsável por produzir dois hormônios chamados de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), e problemas nessa produção podem causar sintomas, como:
Quando a tireoide é afetada de alguma maneira, ela passa a produzir hormônios em uma quantidade abaixo ou acima da que é necessária para que o organismo desempenhe bem as suas funções.
As mulheres são as mais afetadas por doenças na tireoide, e chance de uma mulher ter um problema na tireoide é de 5 a 8 vezes maior do que em um homem.
Portanto, os dois problemas principais que podem prejudicar a tireoide são:
O hipertireoidismo ocorre quando a glândula tireoide produz mais hormônios do que o corpo precisa. Dessa forma, surgem sintomas de produção excessiva de hormônios pela tireoide, que causam um aumento do metabolismo, e costumam incluir:
É possível inibir a produção exagerada de hormônios por meio de medicamentos, através da administração de iodo ou cirurgia para remoção de parte ou da totalidade da glândula tireoide, em casos mais graves.
Aqui a produção hormonal da glândula tireoide está abaixo do necessário para manter o corpo saudável, e é um quadro mais comum que o hipertireoidismo, podendo inclusive ser congênito.
Os sintomas de hipotireoidismo ocorrem por conta do metabolismo mais lento, e tendem a ser mais leves do que os de hipertireoidismo. Assim, são comumente confundidos com outros problemas de saúde.
Os principais são:
O tratamento consiste na reposição hormonal em doses ajustadas cuidadosamente por um médico.
A seguir você vai saber as causas mais comuns de alterações da tireoide:
As doenças autoimunes ocorrem quando o corpo produz anticorpos que atacam os próprios órgãos, e existem dois tipos que podem atingir a tireoide:
A tireoidite é uma inflamação na tireoide que faz com que a glândula libere mais hormônios do que deveria. Isso resulta em um tipo de hipertireoidismo temporário, e que não tem sintomas muito agudos.
O bócio é um crescimento anormal da glândula tireoide, e geralmente ocorre por causa da deficiência em iodo. Alguns fatores, dentre eles o histórico familiar, gravidez, exposição à radiação e uso de certos medicamentos, podem contribuir para o desenvolvimento de bócio.
Mas, ele raramente causa sintomas, embora em alguns casos alguns sinais podem aparecer, como:
Atualmente o bócio por falta de iodo é raro, uma vez que sal de cozinha é enriquecido com iodo, justamente como forma de evitar este problema.
Grande parte dos nódulos que aparecem na tireoide são benignos e não causam complicações à pessoa. Mas há a possibilidade de surgirem nódulos cancerígenos em alguns casos. Por isso, a avaliação médica é sempre necessária.
Geralmente, os nódulos não causam sintomas, mas se crescerem muito, podem causar:
E ainda existem alguns tipos de nódulos que podem causar a produção excessiva de hormônios tireoidianos e levar a sintomas semelhantes ao hipertireoidismo.
Algumas vezes a causa de problemas na tireoide não tem relação direta com a glândula em si, mas com outras, como a hipófise.
A hipófise é uma pequena glândula localizada no cérebro, e que é a responsável por liberar um hormônio chamado TSH, ou hormônio tireo-estimulante. Esse hormônio, por sua vez, é o que estimula a tireoide a liberar mais hormônio T4.
Assim, nesses casos, o problema na tireoide seria causado pela hipófise, que pode levar tanto a quadros de hipertireoidismo quanto de hipotireoidismo.
Saiba quais alimentos fazem mal para para tireoide e que cuidados ter neste vídeo. Aproveite para se inscrever no nosso canal com um clique rápido no botão a seguir:
O único tipo de problema da tireoide que pode ser prevenido é o bócio causado pela falta de iodo. Nos outros casos, não é possível evitar que problemas na tireoide ocorram. Assim, garantir que a ingestão de iodo está adequada pode ser uma saída para evitar o hipotireoidismo.
Mas, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir complicações, e por isso, é sempre importante realizar check-ups periódicos, principalmente quando desconfiar que algo está errado com a sua tireoide.
Veja abaixo os vídeos da nossa nutricionista falando sobre o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.
Gostou das dicas?
Deixe um comentário