De vez em quando a gente se depara com alguns termos relacionados ao corpo e à saúde, e nem sempre entendemos o significado de todos eles. Por exemplo, você já ouviu falar em gordura visceral? Saberia explicar o que é?
Vamos entender, a seguir, o que é esse tipo de gordura, quais os efeitos dela no corpo, e o que fazer para eliminá-la.
A gordura “comum”, ou subcutânea, é aquela que cobre os músculos, e fica logo abaixo da pele. Já a gordura visceral fica localizada mais abaixo, entre os órgãos abdominais.
Por ser menos visível, as pessoas não dão a devida importância aos seus efeitos, mas como veremos a seguir, ela pode causar diversos problemas de saúde.
A gordura visceral é aquela que se acumula dentro do abdômen, e se acomoda por cima dos órgãos. Ela tem sido associada a diversos problemas de saúde, muitos deles associados a obesidade.
Alguns fatores são responsáveis pelo acúmulo de gordura visceral:
Normalmente a medição da gordura visceral é feita usando métodos como tomografia computadorizada, ecografia e ressonância magnética.
Entretanto, ao medirmos a circunferência abdominal com uma fita métrica conseguimos ter uma ideia se há gordura visceral em excesso.
Para homens o ideal é que a medida seja menor que 94 cm, e para as mulheres, menor que 80 cm.
Agora que já conhecemos o que é a gordura visceral, vamos descobrir as razões que a tornam perigosa.
Algumas estratégias de tratamento para diminuir esse tipo de gordura são:
Outra estratégia para reduzir a gordura visceral é incluir alimentos ricos em ômega-3 na dieta. Nesse sentido um estudo mostrou que o consumo regular deste nutriente diminui a concentração e gordura visceral no corpo, além de evitar os danos causados pela ingestão de gorduras “ruins”.
É possível encontrar ômega 3 tanto em alimentos quanto em suplementos, embora as fontes naturais sejam melhores para a saúde.
Os alimentos ricos em ômega 3 mais conhecidos são os peixes:
Mas também existem opções veganas para suplementar esse nutriente tão importante, como:
Além disso vale à pena eliminar o consumo de gorduras trans, que provocam o endurecimento das artérias e o aumento da gordura visceral.
Dentro de um contexto de alimentação saudável, a Organização Pan-Americana de Saúde recomenda o seguinte:
Portanto seguindo as dicas acima você estará fazendo um favor para a sua saúde e qualidade de vida.
Confira mais dicas que vão te ajudar na luta contra a gordura visceral!
Veja Todos Comentários
existe remédio de farmácia que cura gordura viseral
Olá Jurema
Pode me passar o nome do remédio, por favor
Jurema, passa a indicação do remédio e da farmácia. Conversei com um nutricionista e ele não conhece esse remédio.
Fui a nutricionista e ela me disse que estou com a gordura visceral alta, porém já faço bastante atividade física, agora vou seguir a dieta e aguardar os resultados oq eu espero que tenha.
acho válido todas essas dicas. bom artigo nota 10. vou começar a ficar atento pois se não tratar a tempo vem os problemas de saúde e até risco de avc.
Obrigada pela dica... Comecei a fazer a Criolipolise.. Espero que resulte..
A CRIOLIPOLISE atinge somente a camada superficial de gordura, logo abaixo da pele.
Ou seja, não tem efeito sobre a gordura visceral
De nada!?
amigo o segredo e perder peso agredite voce tem gordura ainda a perder vai baixando o peso e ela vai sair experiência propria acredite o processo é lento mas ela saiu da sua barriga
Tenho 67 anos e de uns tempos para cá fiquei com a barriga grande. Fui ao médico e descobri que estou com esta tal de gordura visceral, fiquei surpresa. Atribui este aumento desta gordura a um transtorno de ansiedade na minha vida. Muito estresse. Alimentação ruim e muita insonia, precisando tomar ansiolíticos. Tive picos de pressão alta, colesterol alterado, dores nas articulações, mau humor e tristeza....
Hoje estou buscando me "CURAR".... Não está sendo fácil....
Sei que tudo pode ser feito para emagrecer, perder gordura visceral, abdominal, mais se agente não mudar o hábito de comer nada muda, é esse meu problema já tentei demais. Ainda acredito que primeiro precisamos querer mudar o psicológico ser forte gente!
Estou focada na perda da gordura visceral, pois a corporal não está quase acima do normal. Parece bem difícil de eliminar, vou persistir! Creio que numa determinada fase eu tenha exagerado em carboidratos, o que gerou essa gordura localizada.
Não possuo outros fatores de risco, mesmo assim fui aconselhada pela nutróloga a perder vários centímetros no abdômen.
ENGRAÇADO, ESTOU FAZENDO PRATICAMENTE TUDO QUE ESTE ARTIGO RECOMENDA, E CONTINUO COM A GORDURA VISCERAL ALTA, TA DIFÍCIL PERDER.
Não adianta tudo isso se as células de gordura estiver lá ainda!Elas são iguais há uma bexiga,comeu ela aumenta,se diminuir ela murcha e assim parece uma sanfona. Para eliminar essas células existe criolipolise e criofrequencia que faz às células serem destruída e você perde a barriga por 3 à 4 meses .Nao use injeções na barriga elas aumentam às células, digo isso por experiência própria.