O metabolismo é o conjunto de todas as reações bioquímicas que ocorrem no organismo, sendo responsável por todas as transformações energéticas e materiais que ocorrem nas células vivas do nosso corpo. A regulação do metabolismo varia conforme as características de cada individuo como: peso, idade, sexo e as atividades físicas praticadas, tornando-o, mais rápido ou mais lento.
Com o tempo, o organismo passa a exigir menos energia para cumprir suas funções vitais, o que torna o metabolismo mais lento. A prática regular de uma atividade física é capaz de promover a aceleração do metabolismo.
O metabolismo consiste em duas fases básicas e interdependentes, que são a liberação e captura de energia. A fase que consiste na desintegração de complexos orgânicos para liberar energia é conhecida como catabolismo. Já a fase que consiste em arranjar compostos orgânicos a partir de compostos mais simples, visando guardar energia, é conhecida como anabolismo.
Confira abaixo o que são e qual a importância dessas fases metabólicas para o nosso organismo.
O que é anabolismo?
O anabolismo também chamado de reação de síntese ou de reconstrução é o processo metabólico que consiste na formação de moléculas complexas a partir de moléculas simples, a partir do consumo de energia.
O corpo humano, para se desenvolver e se manter, precisa recorrer a nutrientes do meio externo. Esses nutrientes são quebrados para prover energia que as células utilizam para continuar suas reações químicas no organismo.
O resultado da quebra desses nutrientes são pequenas moléculas que as células podem utilizar para construir blocos de moléculas maiores, formando assim um novo material.
Para construir novas proteínas (moléculas grandes e complexas, polímeros), as células precisam de aminoácidos (moléculas simples, monômeros), os quais compõem as proteínas. As células obtêm esses aminoácidos absorvendo-os da corrente sanguínea e esse é considerado um processo anabólico, que é a construção de proteínas a partir de moléculas menores, os aminoácidos.
O anabolismo ocorre, principalmente, após a prática de exercícios físicos, uma vez que há uma reconstrução do tecido que foi danificado durante estas atividades. O ganho de massa muscular também é impulsionado por esse mecanismo. Desse modo, o organismo recebe boa quantidade de energia para realizar processos anabólicos, como o aumento dos músculos.
Manter uma alimentação balanceada e a regularidade do sono, também são formas de ativar a fase anabólica.
Hormônios anabólicos clássicos
O hormônio do crescimento (hGH), produzido na glândula pituitária, estimula a ativação do hormônio IGF-1 ou Somatomedina C pelo fígado, o que causa o crescimento. A insulina, outro hormônio anabólico, é produzida pelas células beta no pâncreas e regula o nível de açúcar no sangue.
A testosterona, hormônio masculino, causa o desenvolvimento de características sexuais masculinas, como a rigidez dos músculos e massa óssea. O estrogênio, hormônio feminino produzido nos ovários, desenvolve características femininas, como seios e outros aspectos do ciclo menstrual, por exemplo.
Benefícios do anabolismo
Para que o corpo entre no estado anabólico, além da prática de atividades físicas, é necessário o consumo de alimentos energéticos ou suplementos nutricionais que fornecem uma boa quantidade de energia para o tecido muscular.
Se os seres humanos fossem capazes de manter uma taxa constante e saudável de anabolismo, todos teriam massa muscular em todas as regiões do corpo. Muitos atletas utilizam medicamentos que induzem ao efeito anabólico, promovendo uma maior absorção da energia e proteína dos alimentos para os tecidos musculares. E, como esse processo é proibido para estes profissionais, muitos deles foram pegos e penalizados no exame antidoping.
O que é catabolismo?
O corpo entra em processo catabólico durante funções normais do metabolismo, e esse processo consiste na quebra de alimentos e nutrientes para que tenham, mais tarde, a habilidade de construir músculos ou atuar no crescimento de outros tecidos.
Após os exercícios físicos, o organismo está sedento de nutrientes. Quando esses nutrientes não são fornecidos através da alimentação, o organismo procura esses nutrientes degradando os próprios tecidos. Por isso que muitas pessoas que fazem muita atividade física e não se alimentam bem acabam na verdade perdendo massa muscular, anulando o efeito do anabolismo pelo catabolismo.
Sabendo desse processo natural, as pessoas devem consumir alimentos altamente nutritivos em seu pós-treino. Anabolismo e catabolismo atuam juntos e de forma natural no corpo humano para manter duráveis e saudáveis os níveis de energia dos tecidos musculares.
O catabolismo abrange todas as reações em que compostos orgânicos complexos são convertidos em moléculas mais simples, e um exemplo de catabolismo é a digestão, onde os alimentos que foram consumidos são quebrados e transformados em substâncias mais simples que liberam energia através de um processo de oxidação.
O processo do catabolismo, por si só, faz com que a quebra dos compostos libere energia, a qual ajuda a manter uma atividade muscular adequada.
Cuidados com o catabolismo
As reações catabólicas são consideradas destrutivas, justamente porque servem para quebrar as substâncias, liberando energia e outros nutrientes para o organismo. No entanto, caso você apresente uma taxa alta de catabolismo, este processo poderá afetar negativamente os depósitos de gordura e músculos, que passam a ser consumidos pelas reações catabólicas.
Durante o descanso, por exemplo, o corpo tende a recuperar-se e ficar em um estado anabólico. Se o corpo não descansa adequadamente por um determinado período, assim como, após uma longa série de exercícios pesados, o tecido muscular começa a se degradar.
Sem a ingestão de alimentos nutritivos, o processo natural de crescimento muscular não funcionará. Portanto, manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada e uma prática regular de atividades físicas, é essencial para se evitar o catabolismo.
Altos níveis de estresse e desequilíbrios hormonais causam efeitos negativos na balança entre anabolismo e catabolismo.
Fontes e referências adicionais
- Anabolism and Catabolism: Definitions & Examples, Study.com
- Myths and facts about metabolism, Medical news today
Fontes e referências adicionais
- Anabolism and Catabolism: Definitions & Examples, Study.com
- Myths and facts about metabolism, Medical news today