De tempos em tempos surgem produtos para emagrecer que prometem eliminar os quilos a mais sem muito esforço. Essa parece ser também a promessa dos divulgadores da noz da índia, que afirmam que a semente ajuda a emagrecer.
Seria então a noz da índia o segredo para um emagrecimento saudável e sem sacrifícios? Ou será que a noz da Índia faz mal à saúde?
Noz da Índia é a semente do fruto da árvore ornamental conhecida como nogueira-de-Iguape, ou Aleurites moluccana.
Trazida da Ásia, a planta se adaptou muito bem à região amazônica e nos últimos anos tem sido divulgada como uma semente emagrecedora.
Praticamente não existe evidência científica sobre os benefícios da noz da índia, mas acredita-se que a semente possa ter algum efeito positivo no emagrecimento, colesterol, tratamentos de pele e cabelos, diarréia, celulite, dentre outros.
Na medicina tradicional asiática, a noz também é utilizada para tratar gonorreia, dores de cabeça, cicatrizar úlceras estomacais e baixar a febre.
A prensagem das sementes da nogueira-de-Iguape resulta em um óleo com alto teor de ácidos graxos essenciais (40% dele é composto por ácido linoleico e 29% por ALA, ou ácido alfa-linolênico) e antioxidantes, como as vitaminas E, C e A.
A noz da índia ainda contém potássio, magnésio, fósforo e cálcio; e em menor quantidade, cobre, zinco, ferro e selênio.
Como dissemos acima, nenhum tipo de estudo clínico desenvolvido com seres humanos foi capaz de provar que a noz da Índia emagrece. O que sabemos é que o óleo extraído das sementes da A. moluccana têm forte ação purgativa e pode também atuar como um antioxidante.
Ou seja, é possível que a noz da índia favoreça o emagrecimento através da eliminação de líquidos e da redução das inflamações.
De maneira semelhante a outros óleos vegetais, a gordura da noz da índia pode ainda favorecer a saciedade, facilitando o controle das porções à mesa. Acredita-se que o óleo também estimule a termogênese, isto é, a queima de gordura, porém não há qualquer comprovação neste sentido.
Mas, muito embora existam inúmeros sites na internet dizendo que a noz da Índia emagrece, não podemos afirmar isso sem comprovação científica.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda da noz da Índia, mas muitas pessoas acabam encontrando a semente pela internet. De acordo com o órgão de saúde, a noz da índia é tóxica quando consumida oralmente, e seu uso pode levar ao óbito.
Além de diarreia e aumento da frequência urinária, a ingestão de noz da índia faz mal porque pode causar intoxicação grave, uma vez que a planta contém toxialbumina e saponina, dois princípios ativos tóxicos.
Mas os asiáticos não utilizam a semente para curar uma série de problemas de saúde?
Na realidade, a medicina ayurvédica propõe o uso das sementes cozidas, e ainda assim em pequena quantidade. Para as condições de pele e tratamento do cabelo o uso é tópico, através da aplicação do óleo diretamente sobre a área a ser tratada.
Já no Brasil as pessoas têm consumido a semente crua – e muitas vezes em grande quantidade – para acelerar a perda de peso. Quando utilizada desta maneira, a noz da índia pode levar à morte.
Portanto, a única conclusão possível de se chegar é que a noz da índia faz mal e as pessoas não devem utilizá-la para emagrecer ou mesmo para regularizar o intestino.
A Nota Técnica 001/2016 que baseou a proibição do consumo da noz da índia pela ANVISA, esclarece o seguinte:
Os sintomas ocorrem após 20-40 minutos após a ingesta. São eles: náuseas, vômitos, cólicas abdominais violentas, tenesmo e diarréia, evoluído para sede intensa, secura nas mucosas, letargia e desorientação. Nos casos mais graves: desidratação acentuada, dilatação das pupilas (midríase), taquicardia, taquipnéia, respiração irregular, cianose e aumento da temperatura corporal (hipertermia).
Portanto, ainda que existam grupos discutindo os benefícios da noz da índia e relatos (que veremos logo abaixo) sobre as propriedades da semente da Aleurites moluccana, não recomendamos em hipótese alguma o seu uso oral.
Nós já vimos que a noz da Índia faz mal e não deve ser utilizada para emagrecer. Mas o consumo da semente é ainda mais contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com histórico de problemas cardíacos, renais e hepáticos.
Crianças, idosos e pessoas que estejam fazendo uso de medicamentos também devem evitar a ingestão de noz da Índia para emagrecer ou para qualquer outra finalidade.
Os asiáticos consomem a noz da índia cozida e sempre em pequenas quantidades – exatamente como um tempero. Aqui no Brasil, embora muita gente utilize a noz da índia crua para emagrecer, produtores da semente recomendam que a mesma seja colocada em água quente.
Ferve-se um pouco de água e nela se acrescenta 1/8 de uma semente de noz da índia. Em seguida, a mistura é deixada em infusão por 5 minutos – e então estaria pronta para consumo.
Como pode causar danos ao estômago, não é recomendável consumir a semente em jejum.
Outra orientação de como usar a noz da índia é sempre tomar pelo menos dois litros de água durante o dia, a fim de prevenir problemas renais e a desidratação causada pela semente.
Não bastasse sua comprovada toxicidade, a noz da índia ainda pode ser confundida com outra semente ainda mais tóxica, o chapéu-de-Napoleão.
O consumo da planta pode causar desde vômitos, cólica e diarreia até graves problemas cardíacos. Há relatos de morte após o uso do chapéu-de-Napoleão.
Mesmo com todo o aviso de que a noz da Índia faz mal, você ainda pode se sentir tentado a utilizar a semente para emagrecer.
Ainda que você supostamente encontre alguma evidência científica comprovando que a noz da índia emagrece, sua toxicidade e os inúmeros efeitos colaterais já deveriam ser um bom motivo para fazê-lo desistir da ideia.
É claro que um peso dentro da faixa ideal do IMC é essencial para a saúde, mas ainda mais importante é não prejudicar o corpo apenas para atingir o peso dos sonhos.
Uma reeducação alimentar dentro de um programa de emagrecimento que leve à perda média de 0,5 kg por semana ainda é a melhor maneira de emagrecer e manter a saúde.
Produtos e suplementos que prometem milagres podem até levar à perda de peso, mas o preço cobrado muitas vezes é alto demais.
Veja Todos Comentários
Entre 2010 e 2011 eu tomei e emagreci absurdamente. Saí de 52 para 42 em 4 meses. Água eu smp bebi muita, então não sei dizer se dava "secura" na boca, mas a diarréia até mesmo depois de um refrigerante ou até mesmo café ela vinha, e totalmente líquida, sempre
Pq parei de tomar? Então, antes eu não precisava trabalhar, então se precisasse correr para o banheiro eu estaria em casa, e qd ia sair eu simplesmente não tomava. Mas precisei voltar a trabalhar e o uso se tornou inviável. Mas se não precisasse trabalhar mais pode ter certeza de que voltaria a tomar, tóxico ou não foram os melhores meses que tive em anos. E eu me sentia super disposta, produtiva e feliz com o resultado sem esforço. A diarreia era um preço muito pequeno a se pagar pelo resultado que ela trazia.
Tomo a mais de um ano e estou super bem com os 18 k que perdi!
Boa noite, falo aqui de Portugal, minha amiga perdeu peso, ela pegava uma noz e dividia em 8 pedacinhos e tomava 1 por dia com bastante água, eu tentei fazer o mesmo, mas comecei a sentir bolas perto do estômago, doloridas, fiquei com medo e parei, eu tenho muita celulite, tenho 64 anos, será que com essa idade não faz mal, vendo o depoimento teu Leia que você divide em 16 pedacinhos, talvez seja mais leve, eu só preciso perder uns 10 kilos.
Gente lendo os comentários eu vi muitas loucuras, mas. A noz ela tem vários benefícios eu hipertensão mas desde que tô tomando minha pré tá controlada tem efeito colateral sim, mas remédios tbm fortes tem, eu faço parte de um grupo no zap e pessoas toma mas de 5 anos que além de emagrecer ganhou qualidade de vida em várias áreas, diabete ela melhora evita enfarto AVC etc… mas é claro tudo e a questão de cautela a noz ela é muito boa vc pode comer de tudo emagrecer, mas sem pressa começar tomando 1/4 erro totalmente seu corpo tem primeiro acostumar o certo é 1/16 emagrecer devaga é bem melhor que vc correr pra pressa e claro que vai ser prejudicial, e nesse grupo a dona explica tudo pra nós e esses efeito no começo e normal nódulos nada mas é gordura que ela chupa mas depois vai embora, dores e só no começo e a diarreia no começo e muito mas depois ela não vai embora pq por onde vc vai perder a gordura que consome ? Então ela fica mas menos, então tudo é questão do tempo e o grande segredo da noz pra amenizar sintomas principalmente dor de cabeça e tudo mais e beber muita água 2 litro ou até mais por dia quanto mais água beber menos sintomas irá ter, mas que ela boa e sim emagrece sim, eu tô emagrecendo minha irmã emagreceu mas é claro que ter os cuidados repor as vitaminas comer banana coisas de potássio e vc irá ficar linda com saúde eu recomendo pq é um preço acessível e quem têm dificuldade de emagrecer igual eu a vida toda gorda e hoje já perdendo medidas pq no começo vc perde medidas depois peso é questão de paciência o que o ser humano as vezes não tem e fazer tudo certinho vc não morrerá
Eu tomei por cinco dias e parei porque começou a doer meu corpo todo como se tivesse mil agulhas nele e mais caroços nos seios e pescoço,a barriga ficou dura ,e forte dor no estômago,. é horrível ?
Conheço pessoas que emagreceram mais de 30 kilos
Eu acho que consumir nozes em exesso além de outros males, ela também causa cansaço,(respiração difícil) o mesmo efeito da castanha do pará.
Eu já tomei e pretendo voltar à tomar,não senti nada!Apenas perdi muito peso e gordura localizada,eu usava número 48 e passei à usar 42.A verdade é que para às indústrias que vendem produtos caresimos que só os artistas podem comprar acaba levando prejuízo e isso não é nada interessante para eles,eu usei por um bom tempo, tipo mais de 2 anos depois que eu consegui o peso desejado fiquei fazendo só a manutenção se é que posso dizer assim. Me senti outra mulher pude mudar o meu guarda roupa, se realmente a semente fosse nossiva,às pessoas de origem de onde ela vem não consumiria é mais blefe do que verdade!Vou voltar ⏮ à tomar, e olha que eu não parei de tomar cerveja! Perdi o apetite e não comi mais doce porque ela tira toda aptidão por doce; a única coisa que eu fazia sempre era consumir 2 banana prata por dia e tomava 2 a 3 litros de água. Comecei vendo o meu estômago diminuir drasticamente e a barriga que tinha uma pochete sumiu, me animei até de voltar pra academia apesar de emagrecer sem ficar com pelancas caindo. Na minha opinião que tenho com à semente noz da Índia eu não tenho medo nenhum de uza-la.
Minha irmã tomou e está internada.
Eu tomo já a bastante tempo eu emagreci muito, meu intestino é muito ressecado e ela me ajudou bastante estou querendo para mas eu só faço o Número 2 se eu usar,o que eu devo fazer para regular meu intestino?