Muitos estudos recentes têm sido feitos sobre os benefícios de comer nozes para a saúde do coração, pelo seu alto teor de gorduras “boas” e fibras. Sim, os amendoins são tecnicamente leguminosas, mas basicamente pensamos neles como um item da família das nozes. Assim, as pessoas começaram a pensar que os amendoins tinham menor valor nutricional e benéfico para petiscar e adicionar à sua dieta do que nozes, amêndoas e outros.
Mas é hora de mudar o seu pensamento! Acontece que, ao contrário da crença popular, os amendoins têm os mesmos benefícios para regular o açúcar no sangue que as amêndoas.
De acordo com um estudo publicado na revista Nutrients no mês passado, comer duas porções de amendoim fornece os mesmos benefícios de comer amêndoas para aqueles com diabetes tipo 2. E quais são esses benefícios?
Neste estudo, 25 participantes tiveram uma dieta baixa em carboidratos por 12 semanas e comeram uma porção de amendoim ou amêndoas duas vezes ao dia. Eles descobriram que não houve diferença na melhora dos níveis de glicose no sangue e hemoglobina A1c (um fator para determinar a regulação da glicemia a longo prazo), entre os dois grupos.
A conclusão do estudo é que os indivíduos com diabetes devem consumir nozes para receber os benefícios glicêmicos e cardiometabólicos e podem se sentir à vontade para escolher os amendoins, que são mais baratos no mercado e mais saborosos para a maioria dos consumidores.
Eis o porquê: A gordura, fibra e proteína do amendoim ajudam a diminuir a digestão e diminuem os picos de açúcar no sangue e da insulina. Quanto mais destes nutrientes forem adicionados à dieta diária, mais ajuda para impactar [e melhorar] o controle diário da glicose no sangue.
Além disso, os amendoins têm uma gama de outras vantagens nutricionais. Eles são uma fonte de proteína maior do que quaisquer nozes, de gorduras boas e de uma variedade de vitaminas e nutrientes. Eles contêm arginina e resveratrol, associados à saúde do coração, e são uma boa fonte de fibra, niacina, folato e manganês, para citar apenas alguns.
Quanto você precisa comer?
Qualquer coisa ajudará, mas duas porções por dia, como foi instruído no estudo, ajudarão você a obter o benefício máximo. Além disso, é melhor consumir amendoim em dois momentos diferentes ao longo do dia para ajudar na administração diária de açúcar no sangue. Isso também poderia ser alcançado com outros alimentos ricos em fibras, proteína e gordura saudável – não apenas amendoim ou amêndoas.
E um último lembrete importante: se você for adicionar amendoins ao seu dia, procure versões sem sal e sem aditivos.
Tenho hábito de comer amendoim todo dia também regulariza o intestino.