O vinagre de maçã, feito a partir das frutas fermentadas e rico em ácido acético, é usado para temperar pratos como saladas e traz diversos benefícios à saúde. Por exemplo: efeitos antioxidantes, propriedades antibacterianas e potencial para ajudar a controlar o açúcar no sangue. Agora, estudos recentes mostram que esse item pode auxiliar na perda de peso.
O vinagre de maçã sempre teve seus benefícios enaltecidos, desde muito antes. Hipócrates, por exemplo, o usava para tratar feridas e febre. Já a atual associação à perda de peso vem do fato do item reduzir os níveis de glicose e lipídios (gorduras) no sangue, como colesterol e triglicerídeos. Mas não é apenas tomar a bebida e já esperar os benefícios, hein?!
Como o estudo foi realizado?
Um grupo de cientistas do Líbano recrutou pessoas entre 12 e 25 anos com excesso de peso e obesidade. Eles foram divididos em quatro grupos de 30 participantes, aleatoriamente.
Uma dessas equipes recebia uma bebida inativa (placebo), feita a partir de ácido láctico adicionado à água, que davam um sabor e aparência parecidos com o do vinagre. Os demais ingeriam a bebida de maçã original.
O estudo foi duplo-cego, ou seja, nem os pesquisadores e nem os participantes sabiam quem estava em qual grupo.
Três meses depois, os que ingeriram vinagre de maçã apresentaram quedas significativas no peso corporal e Índice de Massa Corporal (IMC). Em média, cada participante perdeu cerca de seis a oito quilos e reduziram o IMC em 2,7 – 3 pontos, dependendo da dose. Alguns apresentaram também uma redução nas medidas da cintura e do quadril.
Foram relatadas ainda alterações nos níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol no sangue dos participantes dos grupos que ingeriram cidra de maçã. Nenhum desses dados apareceu de forma significativa dentre os pacientes que beberam o placebo.
Já a partir de estudos realizados em animais, acredita-se que o ácido acético do vinagre de maçã possa afetar a expressão de genes envolvidos na queima de gordura para obter energia. A nova pesquisa, no entanto, não explorou se esse mecanismo está envolvido em qualquer perda de peso.
Confira no vídeo abaixo mais informações sobre o vinagre de maçã. Aproveite para se inscrever no nosso canal do YouTube e receber mais conteúdos do tipo, clicando no botão a seguir:
O método requer atenção
Mesmo que o estudo pareça promissor, existem pontos para cautela. Como o estudo foi realizado apenas entre pessoas de 12 a 25 anos, ainda não se sabe ao certo a eficácia para indivíduos com idades mais avançadas.
Ademais, as atividades físicas e dietas realizadas pelos participantes não foram reveladas, o que pode ter afetado os resultados.
Os pesquisadores também não informaram se alguém desistiu do estudo, o que poderia influenciar nos resultados, caso pessoas que não perderam peso tenham desistido por falta de motivação, por exemplo.
Existem outras preocupações: por ser ácido, o vinagre de maçã pode corroer o esmalte dos dentes. Inclusive, isso vale para qualquer bebida ácida, como suco de laranja, água com limão e até mesmo os refrigerantes.
Para que a erosão ácida não ocorra, dentistas recomendam enxaguar a boca após a ingestão da bebida, mascar chiclete sem açúcar e evitar escovar os dentes logo após beber, pois isso poderia danificar a camada superior amolecida dos dentes, e beber de canudo, para evitar o contato.
Caso queira incluir o vinagre de maçã na dieta, lembre-se de tomar uma pequena quantidade antes da refeição, diluí-lo na água antes de ingerir, e, claro, equilibrar o método a uma dieta saudável, equilibrada e variada.
A execução de exercícios físicos também é importante para a saúde e perda de peso. Lembre-se de consultar um médico antes de iniciar qualquer método, para saber se realmente se encaixa à sua necessidade.