O termo “processado” se aplica a qualquer alimento que tenha sido alterado de seu estado natural de alguma forma, por razões de segurança ou conveniência.
Se você come muitos alimentos altamente processados, corre o risco de consumir muito sódio, açúcares adicionados e gorduras não saudáveis. Mas, ao contrário do que muitos pensam, os alimentos processados são mais do que apenas as refeições congeladas como a lasanha que você compra no mercado e os sanduíches da rede de fast food que você ama.
Entenda, por exemplo, o que é carne processada e veja se ela faz mal.
Você pode se surpreender ao saber, por exemplo, que tomates enlatados, legumes congelados e massas integrais também são considerados alimentos processados. As técnicas de processamento de alimentos incluem produtos de congelamento, conservas, moagem, secagem e pasteurização.
A realidade é que a maioria de nós, mesmo os mais preocupados com a saúde, provavelmente está comendo muito mais desses alimentos e nem imaginamos… Mas fique calmo, nem todos eles fazem mal. Confira quais são eles:
1. Iogurte natural
O processo de transformar o leite em iogurte, usando culturas bacterianas vivas, é uma forma de processamento de alimentos. Você deve saber que existem diversos benefícios do iogurte para a saúde, principalmente por conta dos probióticos que fornecem benefícios à saúde digestiva e ao sistema imunológico.
2. Extrato de tomate
Um estudo do The American Journal of Clinical Nutrition descobriu que o responsável pelo pigmento vermelho nos tomates (licopeno) é mais biodisponível para o corpo (em outras palavras, o corpo pode absorver e usá-lo com mais eficiência) na forma de extrato de tomate, em vez de fresco tomates.
O licopeno é um poderoso antioxidante e pode diminuir o risco de próstata e outros tipos de câncer, além de proteger contra AVC.
3. Legumes e verduras congelados
Existe um equívoco comum que muitas pessoas acreditam que produtos congelados são nutricionalmente inferiores aos frescos. Na verdade, vegetais congelados tendem a ser colhidos e imediatamente congelados para reter seus nutrientes e sabor.
Os produtos frescos, por outro lado, perdem parte de seu valor nutritivo quando viajam e podem ficar armazenados por dias ou semanas antes de chegar às prateleiras dos supermercados. Entenda como alimentos congelados podem ser mais nutritivos com detalhes.
4. Manteiga de amendoim
A manteiga de amendoim sempre será a base de um lanche nutritivo, pois tem uma boa combinação de proteínas e fibras, que fazem você se sentir satisfeito por mais tempo. É também uma fonte fantástica de gordura monoinsaturada e vitamina E. Entenda por que é mentira que a manteiga de amendoim faz mal à saúde.