Raissa Souza, 26 anos, musa da Barroca Zona Sul – escola de samba de São Paulo, perdeu 40 kg para estrear na folia em 2024. Este ano, a conseguiu emagrecer mais 8 kg e iniciou um novo protocolo alimentar.

A empresária tem a intenção de ganhar massa magra ingerindo meio quilo de arroz e meio de carne por dia, além de hambúrgueres. “Após o primeiro ensaio técnico, vi meus vídeos sambando no Anhembi e não gostei nada da flacidez nas pernas. Vinha em fase de emagrecimento até então. Por ser ex-obesa, tinha medo de comer mais. Nunca mais quero engordar de novo, por isso fui resistente em mudar a estratégia. Ganhando massa muscular, a flacidez tem reduzido muito”, contou à revista Quem.
A influenciadora digital iniciou o bulking em meados de janeiro. A gaúcha diz que a atual fase da dieta que tem foco em hipertrofia muscular tem sido desafiadora e com momentos em que ela não aguenta nem mais ver a comida.
“Tem que comer mais e comer certo. As refeições são ‘chatas’. Imagine passar de refeições bem restritas e estar acostumada a comer pouco para ter que comer meio quilo de arroz e meio quilo de carne magra por dia. Chega um momento que a gente não quer nem ver comida na frente (risos). Não é como comer coisas deliciosas e que você sente fome”, explicou.
Até mesmo as refeições livres são calculadas. “Gosto de poder comer um hambúrguer com batatas após o treino de glúteos, é uma estratégia que usamos se o treino foi bem pesado e precisamos encher a musculatura que treinamos. Crescer é tão difícil quanto a fase de emagrecimento”, pontuou.
Souza, então, alcançou os 10% de gordura corporal. Atualmente, ela tem 64cm de cintura, 105cm de quadril e 71kg em seus 1,70m de altura. Por comer muito, ela também precisa treinar bastante para que a alimentação hipercalórica não seja convertida em gordura.
“Essa fase de ganhos se resume em muita comida. E para não engordar, preciso chegar na academia e treinar super pesado. A entrega é muito grande, mas os resultados fazem valer a pena todo o esforço. Eu preciso fazer valer a pena essa alimentação, para que tudo vá para os músculos e não vire gordura. Também tomo quatro litros de água por dia, e neste calor essa é a única parte que eu considero fácil (risos)”, afirma.
Acompanhamento profissional
A empresária não faz isso tudo sozinha: ela é acompanhada por um endocrinologista, um treinador e um nutricionista mestre em fisiculturismo em todos os processos e estratégias. “Nunca fiz nada sozinha ou sem total certeza do que estava sendo feito. Seguir protocolos da internet pode dar muito errado e ser altamente prejudicial para a saúde”, destacou.