É comum encontrarmos várias dicas diferentes e práticas no TikTok, sobre diversos assuntos, mas será que todos são eficazes? Atualmente, por exemplo, o método 10-2-20 de exercícios vem ganhando notoriedade e promete a perda de aproximadamente 6,8 kg em apenas dois meses.

O treino envolve caminhar na esteira em uma velocidade de duas milhas por hora (mph), que correspondem a cerca de 3,2 km por hora, ao longo de 20 minutos, com uma inclinação de 10%. A indicação é que o exercício seja feito quatro vezes por semana.
Esta é uma alternativa à rotina 12-3-30, que exige caminhar a três mph (ou aproximadamente 4.8 km por hora) com uma inclinação de 12%, por 30 minutos.
No entanto, os especialistas afirmam que a versão menos intensa do exercício ainda é uma forma eficiente de perder peso.
Se combinado a uma dieta composta por alimentos nutritivos e ao levantamento de peso, o treino 10-2-20 pode ajudar a perder entre cerca de 3,6 a 4,5 kg de gordura em seis a oito semanas, disse a preparadora física do aplicativo fitness Ladder, Nicole Rauch Winter no TikTok.
A professora de cinesiologia da Universidade da Carolina do Norte, em Greensboro, DeAnne Davis Brooks, apontou que o exercício vai ganhando intensidade com o tempo. “Você tem que estar em boa forma para poder andar nesse ritmo e nessa inclinação por 30 minutos”, alertou.
Por isso, internautas fizeram a modificação para 10-2-20. “Ao invés de apenas fazer o treino errado ou, pior ainda, não fazer nada, eu modifiquei para mim. Tenho feito o 10-2-20, que ainda é desafiador, mas é algo que eu sou capaz de realizar”, explicou Jennifer Nicole, criadora de conteúdo do TikTok.
A usuária identificada como Naima comentou em um dos vídeos: “Perdi 1 kg em duas semanas, apenas usando a esteira”. “Para as meninas que indicaram o 10-2-20, obrigada”, disse a internauta Miranada Cheyenne, que celebrou conseguir mudar a silhueta antes de entrar de férias.
O fundador do GS Method, Georgie Spurlng, defendeu o método: “A caminhada rápida pode proporcionar um ótimo treino cardiovascular, fortalecendo a parte inferior do corpo, aumentando a resistência e os músculos”.
O exercício ajuda a aumentar a frequência cardíaca sem prejudicar as articulações. Ademais, a prática de caminhada regularmente ajuda a reduzir o desenvolvimento de doenças como diabetes e derrame.
Mas Spurling ressaltou também que a caminhada precisa ser combinada a outros fatores para que a perda de peso seja notada. “Se você quer perder gordura ou ganhar músculos, existem muitos outros fatores, como dieta, sono, estresse e estilo de vida. Nenhum treino vai ajudá-lo a mudar durante a noite”, alerta.
A inclinação também pode causar alguns problemas a quem tenha as costas e articulações mais sensíveis. “Se você não está acostumado a caminhadas ou corridas repetitivas, também pode sentir dores nos joelhos, tornozelos ou panturrilhas”, disse a treinadora Jenny Francis-Townson.