Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?

atualizado em

A menopausa é um processo natural pelo qual toda mulher passa, marcado pelo encerramento do ciclo menstrual e o fim de sua idade reprodutiva, já que o ovário não libera mais os óvulos para serem fecundados.

Geralmente, é a partir dos 40 anos que a menopausa aparece, porém há casos em que mulheres dão início ao processo mais cedo, na chamada menopausa prematura.

Como é mais um marco de mudanças no corpo da mulher, pode ser que ela cause alguns efeitos no corpo da mulher como ondas de calor, vermelhidão e suor. Além disso, também é possível afirmar que a menopausa engorda. Mas por que será que isso acontece? Há como emagrecer na menopausa?

Como a menopausa engorda

Quando uma mulher entra na menopausa, os seus níveis de estrogênio tendem a diminuir e pode estar justamente aí a causa para o ganho de peso durante esse período.

Em estudos feitos com animais de laboratórios, foi comprovado que níveis baixos desse hormônio no organismo podem impulsionar o aumento de apetite, fazer com que o corpo fique menos ativo fisicamente e deixar o ritmo do metabolismo mais lento, o que prejudica a queima de gorduras. É provável que aconteça o mesmo com as mulheres quando começa a menopausa.

Além disso, pouco estrogênio no corpo faz com que o organismo utilize o açúcar no sangue de maneira menos eficaz, o que aumenta a quantidade de gordura armazenada e faz com que a perda de peso seja mais difícil.

Há como emagrecer na menopausa, solucionando este problema, com o consumo de suplementos de estrogênio que podem ajudar a melhorar o funcionamento do metabolismo. Porém, é indicado consultar um médico antes de decidir usar ou não a substância.

Avanço da idade

Aliado aos baixos níveis de estrogênio no organismo está o avanço da idade, outro fator pelo qual a menopausa engorda a mulher no é que, conforme as pessoas vão ficando mais velhas, menos exercícios físicos elas tendem a praticar.

Outro ponto é que com a idade ocorre a perda de massa muscular, o que deixa o metabolismo mais devagar e faz com que engordar seja mais fácil. Dessa forma, mesmo para aquelas mulheres que têm o hábito de fazer atividades físicas, o gasto de energia usado para alcançar a perda de peso desejada quando elas já estão mais velhas deve ser maior do que a quantidade suficiente quando elas eram mais jovens.

Logo, para eliminar determinada quantidade de calorias, será necessário ficar mais tempo praticando um exercício do que o habitual. Neste sentido, um programa de ganho de massa muscular pode ser muito importante para controle do peso, além do exercício aeróbico para queima de calorias e gorduras.

Como emagrecer na menopausa?

Não é só porque a menopausa engorda que a mulher deve se conformar com isso e ter que suportar os indesejáveis quilinhos a mais. Existem algumas atitudes que podem driblar esse ganho de peso.

Faça da prática de exercícios um hábito

Para quem nunca teve a prática de exercícios como algo presente em sua rotina, chegou a hora de mudar. É recomendando separar um tempo diário para se dedicar a uma atividade física, nem que sejam somente 30 minutos. Dá para fazer uma caminhada, começar a ter aulas de dança ou até praticar yoga.

Com o tempo, serão perceptíveis os benefícios dos exercícios não somente para o peso, mas para o corpo de uma maneira geral.

Seja consciente com relação às calorias dos alimentos

Para perder peso, a regra é básica e fácil de memorizar: é preciso gastar mais calorias do que consome. Logo, é óbvio que uma caminhada de 30 minutos não irá ser muito útil se, após realizá-la, a pessoa chegar em casa e se empanturrar de gorduras e guloseimas.

Assim, o jeito é aprender a contar as calorias ingeridas por dia, para saber a quantia certa que você precisa gastar no seu exercício diário para conseguir emagrecer. Para não errar ou fazer confusão, vale pedir ajuda a profissionais especializados para montar um cardápio saudável e definir a rotina de treinamentos físicos.

Receba orientação de um nutricionista

Se além de não ter o costume de se exercitar, a pessoa também nunca foi de se importar muito em ter uma alimentação saudável e equilibrada, começar do zero pode ser um pouco complicado. Por isso, é importante se consultar com um nutricionista e pedir orientações para mudar a dieta e aprender a escolher os alimentos corretos para saber como emagrecer na menopausa.

O que evitar e o que consumir?

Bebidas industrializadas, como os refrigerantes e sucos artificiais, não ajudam em nada na perda de peso, tendo em vista o seu número de calorias e a enorme quantidade de açúcar presente em sua composição. Um copo de refrigerante tem, em média, 90 calorias, enquanto é possível encontrar 92 calorias em um suco artificial de maçã, por exemplo.

Para diminuir o número de calorias ingeridas, a dica é trocar essas bebidas por outras que sejam mais leves como um copo de suco de limão, com somente 12 calorias, ou o chá verde, que possui apenas 2 calorias em uma porção de 240 ml, que também possui antioxidantes.

Outra sugestão é deixar as guloseimas fora do alcance dos olhos e colocar frutas de diversos tipos ao alcance dos olhos. Assim, na hora que der uma fome e precisar fazer um lanchinho, ficará mais fácil trocar os doces por elas.

Prova de que essa mudança vale a pena é que, enquanto uma porção de bolachas amanteigadas de chocolate contém 125 calorias, 100 g de melancia correspondem somente a 46 calorias.

Outros efeitos da menopausa

Além de dificultar a perda de peso, a menopausa também traz alguns sintomas que incomodam as mulheres, como:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Depressão;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Mudanças no desejo sexual;
  • Ressecamento na vagina;
  • Problemas no controle urinário.

Da mesma forma, o surgimento de certos problemas de saúde podem estar ligados à ocorrência da menopausa e à diminuição dos níveis de estrogênio no organismo da mulher. São elas:

  • Osteoporose;
  • Doenças do coração;
  • Maior risco de Mal de Alzheimer;
  • Pouca elasticidade na pele;
  • Diminuição da força muscular;
  • Enfraquecimento da visão (ligada ao surgimento de cataratas) e degeneração macular (perda da visão no centro do campo visual).

É importante ressaltar que esses problemas não aparecem em todas as mulheres e que, ao perceber os sintomas da menopausa, a mulher deve informar o seu ginecologista para saber que efeitos o processo pode causar ao organismo dela, em especial, e o que pode ser feito para lidar com isso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você tem percebido diferenças em seu corpo em decorrência da menopausa? Acredita que está engordando por conta dela também? Comente abaixo.

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

137 comentários em “Menopausa Engorda? Como Emagrecer na Menopausa?”

  1. Ja engordei 9 kilos estou gorda e parece nem parar desde que estou a entrar na monopausa, tenho 45 anos e detesto estar gorda para mim é uma morte .nao sei mais o qud fazer para emagrecer podem ajudar

    Responder
  2. Olá
    Quero fazer parte do grupo.
    Tenho 53 anos e comecei a engordar derrepente, tenho todos os sintomas de menopausa mas não tomo nada em especial. Por favor me adicioanem (13) 991908107
    Grande abraço

    Responder
    • Boa noite Paula!!
      Quero fazer parte desse grupo, tenho 49 anos e há dois entrei na menopausa… já engordei 6 kg e não consigo perder… em um final de semana ganho um kg.
      Preciso de ajuda!!!!

      Responder
  3. Meninas, boa noite! Vou abrir um grupo! Me adicionem 21964121697. Meus calores diminuiram e wstou menos depressiva.
    Vamos conversar todas e ver o que será melhor para todas nós e tentarmos achar a solução para este engodo!
    Juntas somos mais fortes!!

    Responder
  4. meu no me e Marta

    entrei na menopausa ao 24 anos e hoje estou com 47 anos com o mesmo problema, engordando sem parar, por isso peço
    que me ajuda isso desesperador.

    (31) 9 82035898.

    Responder
  5. Sei bem como é! Muito triste, cada vez se come menos, e não diminuimos 1 grama se quer.
    Minha alimentação é o mais natural possível, não fumo, não bebo. Jã fiz td q é tipo de dietas.
    Agora, não fico mais longas horas sem comer e depois das 18h, como o mínimo possível.
    Arroz, batata, massa, pão e feijao eliminei da minha vida, e mesmo assim, muito difícil.

    Como bastante gelatina light com maça picada ou iogurte natural, abacate, chás, e suco verde.

    Não vou desistir!! faço musculação e corrida, aliás, essa ajuda muito pra desinchar.

    Responder
    • Tenho 35 anos e estou entrando na menopausa e ja engordei 7 kilos gostaria de ajuda também tenho todos os sintomas ?

      Responder
  6. Bom dia .
    Meu nome é Patrícia
    Entrei na menopausa aos 37 anos engordei 29 kilos tô ficando louca não consigo emagrecer me ajudem por favor

    Responder
  7. Oi estou com tudo isso tomo maca peruana se matar um grupo que entrar para saber mais o que fazer obriga meninas pela dica

    Responder