A hidratação é fundamental para ter uma pele bonita e saudável. Mesmo quem tem a pele oleosa precisa manter a hidratação em dia, já que muitas vezes isso ajuda a regular a própria oleosidade da pele.
Os óleos vegetais são ótimas opções para hidratar a pele não apenas por serem acessíveis mas também pelo alto poder hidratante que oferecem.
De fato, óleos naturais como por exemplo o óleo de coco ajudam a hidratar a pele ressecada e até a retardar o envelhecimento da pele. Além disso, produtos naturais vem sendo cada vez mais procurados por reduzirem o risco de alergias e irritações na pele.
Então, conheça os melhores óleos vegetais para começar a usar na sua pele hoje mesmo, e veja as possíveis formas de utilizá-los.
Como usar os óleos vegetais para a pele
Os óleos vegetais podem ser usados de três diferentes formas, de acordo com a sua preferência.
A primeira, e mais utilizada, é em pequenas quantidades antes de dormir, pois os nutrientes ficarão em contato com a pele a noite toda, proporcionando maior absorção de nutrientes.
A segunda forma é como um primer natural, utilizando poucas gotas na pele do rosto antes de usar a maquiagem.
E a terceira opção é misturar os óleos vegetais ao hidratante, que aumentará seu poder de hidratação, ao mesmo tempo em que mantém seu toque leve e seco e adiciona propriedades nutritivas para a pele.
Melhores óleos vegetais para pele
Certamente, óleos naturais podem beneficiar a pele sem agredi-la. Mas também é importante considerar o tipo de pele e evitar excessos. Por exemplo, se sua pele é oleosa, comece usando quantidades moderadas de óleo vegetal e observe como a pele se comporta nos dias seguintes. Na dúvida, pergunte a um bom dermatologista que tipo de óleo vegetal é o mais indicado para a sua pele.
1. Óleo de coco
O óleo de coco é um ótimo hidratante natural para a pele. Esse óleo é rico em vitamina E, vitamina L e ácidos graxos que criam uma espécie de barreira que retém a umidade e protege a pele contra agentes infecciosos.
De acordo com um estudo publicado em 2018 na revista científica International Journal of Molecular Sciences, o óleo de coco apresenta propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antioxidantes e cicatrizantes. Todas elas são benéficas para a pele, pois ajudam a reparar e evitar danos, prevenindo assim o envelhecimento.
Porém, o óleo de coco pode não ser a escolha ideal para quem tem a pele muito oleosa. Nesse caso, existem outros óleos vegetais que podem ser melhores para pele mista, normal ou seca.
2. Óleo de argan
O óleo de argan é um dos mais populares quando se fala em cuidados com a pele e os cabelos. De fato, ele tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes que diminuem a inflamação e ajudam a curar feridas.
Além disso, as propriedades antioxidantes desse óleo ajudam a proteger a pele contra a ação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce.
O óleo de argan também melhora a elasticidade e a hidratação da pele devido à presença de vitamina E e de uma combinação de ácidos graxos. Isso é benéfico não só para quem tem a pele ressecada, mas também para quem tem a pele oleosa.
Quando usado com regularidade, o óleo de argan também ajuda a controlar a produção de sebo de acordo com as necessidades da pele.
3. Óleo de marula
O óleo de marula tem uma textura leve que ajuda a reter a umidade da pele sem irritar o local. Por isso, este óleo vegetal hidrata, reduz o ressecamento e trata a irritação na pele.
Seus efeitos antioxidantes e antimicrobianas protegem a pele e combatem o envelhecimento precoce, prevenindo linhas de expressão indesejadas e evitando danos causados pela exposição ao sol e à poluição.
4. Óleo de jojoba
Bem semelhante ao óleo (sebo) produzido naturalmente pelas glândulas sebáceas, o óleo de jojoba ajuda a equilibrar a oleosidade da pele. Suas propriedades emolientes suavizam e, ao mesmo tempo, hidratam a pele.
Além disso, ele tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes que ajudam a reparar e proteger a pele. Estudos preliminares indicam que o óleo de jojoba pode melhorar a absorção de remédios de uso tópico e proteger a pele contra a ação de bactérias.
5. Óleo de semente de girassol
Rico em vitamina E e facilmente absorvido pela pele, o óleo de girassol é um ótimo hidratante natural que pode ser usado por pessoas com dermatite atópica sem maiores risco de irritação.
Além disso, o óleo de semente de girassol tem ação anti-inflamatória e ajuda a tratar feridas na pele.
6. Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas pode reparar a barreira de proteção da pele. Além disso, há estudos que indicam que usar o óleo na pele também pode retardar o seu envelhecimento ao longo do tempo.
O poder de hidratação e nutrição se deve à presença de elementos como a vitamina E, o zinco, as proteínas e o potássio.
7. Óleo de semente de uva
Além de ter propriedades antioxidantes, antibacterianas e cicatrizantes, o óleo de semente de uva também apresenta efeitos anti-inflamatório e anti-envelhecimento.
De fato, esse óleo de textura leve é rico em vitamina E e em ácidos graxos essenciais.
8. Azeite de oliva
Quando aplicado na pele, o azeite de oliva pode promover efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e cicatrizantes. Segundo uma pesquisa publicada em 2016 na revista Nanomaterials and Nanotechnology, o uso tópico de azeite pode prevenir o envelhecimento precoce da pele.
O ideal é optar pelo azeite de oliva extra virgem que é mais puro e nutritivo.
9. Óleo de semente de rosa mosqueta
O óleo de rosa mosqueta é ótimo para combater os sinais de envelhecimento da pele, como as rugas e as manchas. Assim como outros óleos vegetais, este óleo também apresenta propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
De acordo com estudos, o óleo de rosa mosqueta contém pró-vitamina A, um antioxidante poderoso que protege a pele contra inflamações e estresse oxidativo. Aliás, ele também pode aliviar sintomas de doenças inflamatórias que afetam a pele, como vários tipos de eczema.
Mais dicas
Quem tem a pele muito oleosa e propensa à acne deve ter cautela ao usar óleos vegetais no rosto, pois eles podem obstruir os poros e piorar o problema. Nesse caso, o ideal é aplicar o óleo vegetal no corpo e conversar com um dermatologista sobre o uso no rosto.
Todos os óleos vegetais podem ser usados diretamente sobre a pele limpa e seca. Mas atenção para não se confundir, pois o uso de óleos essenciais é diferente e a aplicação incorreta pode causar vários problemas. Veja como usar óleos essenciais corretamente.
Por último, ao usar óleos vegetais na pele, é importante proteger a pele do sol para evitar queimaduras e reações indesejadas. Por isso, é mais seguro passar um óleo vegetal no rosto antes de dormir.
Fontes e referências adicionais
- Natural Oils for Skin-Barrier Repair: Ancient Compounds Now Backed by Modern Science. Am J Clin Dermatol. 2018 Feb;19(1):103-117.
- Commercial Essential Oils as Potential Antimicrobials to Treat Skin Diseases. Evid Based Complement Alternat Med, 2017.
- Jojoba in dermatology: a succinct review. G Ital Dermatol Venereol. 2013 Dec;148(6):687-91.
- Effect of Olive and Sunflower Seed Oil on the Adult Skin Barrier: Implications for Neonatal Skin Care. Pediatr Dermatol, 2013, 30: 42-50.
- Anti-inflammatory and skin barrier repair effects of topical application of some plant oils, Int. J. Mol. Sci. 2018, 19(1), 70
- Fatty acid composition of vegetable oil blend and in vitro effects of pharmacotherapeutics skin care applications, 2019, Braz. J. Med. Biol. Res. 52 (2)
Fontes e referências adicionais
- Natural Oils for Skin-Barrier Repair: Ancient Compounds Now Backed by Modern Science. Am J Clin Dermatol. 2018 Feb;19(1):103-117.
- Commercial Essential Oils as Potential Antimicrobials to Treat Skin Diseases. Evid Based Complement Alternat Med, 2017.
- Jojoba in dermatology: a succinct review. G Ital Dermatol Venereol. 2013 Dec;148(6):687-91.
- Effect of Olive and Sunflower Seed Oil on the Adult Skin Barrier: Implications for Neonatal Skin Care. Pediatr Dermatol, 2013, 30: 42-50.
- Anti-inflammatory and skin barrier repair effects of topical application of some plant oils, Int. J. Mol. Sci. 2018, 19(1), 70
- Fatty acid composition of vegetable oil blend and in vitro effects of pharmacotherapeutics skin care applications, 2019, Braz. J. Med. Biol. Res. 52 (2)