Para quem gosta de cultivar belas madeixas, a ideia de ver os cabelos caírem parece um pesadelo. Mas, além de investir em bons shampoos, condicionadores e cremes de tratamento, ter uma dieta balanceada com frutas para a queda de cabelo ajuda bastante.
Afinal, assim como todas as outras partes do organismo, os fios de cabelo também precisam de nutrientes para que se mantenham fortes e saudáveis.
7 frutas para queda de cabelo
Embora elas não sejam capazes de reverter uma perda de cabelo que já começou a acontecer, incluir boas frutas para queda de cabelo na dieta é uma boa tática para tentar prevenir ou até amenizar o problema. Por exemplo:
1. Laranja
Basta pensar em laranja para lembrar da vitamina C, não é mesmo? Pois é, a vitamina C é um antioxidante, que pode auxiliar a proteger os folículos capilares contra os radicais livres.
Além disso, a vitamina C ajuda o organismo a absorver o mineral ferro, que é importante para a saúde e força dos cabelos. Sem contar que a vitamina também contribui com a produção de colágeno, uma das proteínas que atuam na construção capilar e que pode ajudar no fortalecimento dos fios e prevenção da queda de cabelo.
2. Frutas vermelhas
Elas aparecem na lista de frutas para queda de cabelo pelo mesmo motivo das laranjas: entre os compostos benéficos e vitaminas das frutinhas vermelhas está a vitamina C, que pode ser muito útil para a saúde dos fios.
Conforme vimos, a vitamina C é um antioxidante e consumir antioxidantes é importante contra o estresse oxidativo, que acontece quando os níveis de antioxidantes não são altos o bastante para compensar os efeitos dos radicais livres.
Uma revisão que saiu no International Journal of Cosmetic Science (Jornal Internacional de Ciência Cosmética) em 2015 apontou que o estresse oxidativo já foi ligado à perda de cabelo e a couros cabeludos menos saudáveis.
3. Abacate
Famosa por ser fonte de gorduras saudáveis, a fruta ainda oferece vitamina E, que pode contribuir com o crescimento capilar. Assim como a vitamina C, a vitamina E é um antioxidante, ou seja, ela também pode ajudar contra os radicais livres.
Ao mesmo tempo, o abacate tem ácidos graxos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo, porém são componentes fundamentais das células. Estudos já associaram a deficiência de ácidos graxos à perda de cabelos.
Pessoas que têm uma alimentação livre de ácidos graxos essenciais por um longo período de tempo podem desenvolver a alopecia (queda de cabelo).
4. Goiaba
Não deixe de incluir a goiaba na sua próxima salada de frutas para queda de cabelo. Isso porque, assim como as laranjas, elas também são uma ótima fonte de vitamina C. Aliás, a goiaba apresenta ainda mais vitamina C do que a própria laranja.
5. Kiwi
Ainda sobre as frutas ricas em vitamina C, não podemos deixar de mencionar o kiwi, que também apresenta um teor mais elevado do nutriente que a laranja. Uma unidade contém mais de 50% da ingestão diária recomendada de vitamina C.
6. Ameixas secas
Lembra que falamos que o ferro também é importante para os cabelos? Então, uma opção de fruta para reforçar a ingestão do mineral são as ameixas secas. Para melhorar a absorção do nutriente ao comer a fruta, combine-a com alimentos que são fontes de vitamina C.
7. Mamão papaia
Falando em vitamina C, o mamão papaia é outra opção de fonte do nutriente para a dieta. No entanto, esta não é a única vantagem que a torna uma das opções de frutas para queda de cabelo.
Além disso, o alimento também possui uma boa quantidade de carotenoides, pigmentos com ação antioxidante que podem colaborar com a saúde do couro cabeludo.
Enquanto inclui essas frutas na alimentação, não deixe reforçar a dieta com outros alimentos bons para o cabelo, que oferecem nutrientes adicionais igualmente importantes para a saúde dos fios.
O que pode causar a queda de cabelo?
Mas, não é apenas a falta de nutrientes que pode trazer problemas aos cabelos. Por exemplo, uma pessoa pode sofrer com a queda de cabelo devido a:
- Fatores hereditários
- Mudanças hormonais e doenças
- Uso de certos remédios ou suplementos
- Radioterapia
- Situações muito estressantes
- Penteados que puxam e apertam demais o cabelo ou tratamentos capilares com óleo quente ou substâncias químicas.
Portanto, ao perceber que o seu cabelo está caindo demais, além de melhorar a alimentação com as frutas para queda de cabelo, procure um médico dermatologista para descobrir qual é a causa do problema e tratá-la corretamente.
Fontes e referências adicionais
- Hair loss – Mayo Clinic
- Foods for Hair Loss: 5 Things You Can Eat for Fuller, Healthier Hair – WebMD
- Human essential fatty acid deficiency: treatment by topical application of linoleic acid – Archives of dermatology
- The impact of oxidative stress on hair – International Journal of Cosmetic Science
- Health Benefits of Kiwi – WebMD
Fontes e referências adicionais
- Hair loss – Mayo Clinic
- Foods for Hair Loss: 5 Things You Can Eat for Fuller, Healthier Hair – WebMD
- Human essential fatty acid deficiency: treatment by topical application of linoleic acid – Archives of dermatology
- The impact of oxidative stress on hair – International Journal of Cosmetic Science
- Health Benefits of Kiwi – WebMD
Oi boa noite adorei
Gostaria de me ensinar a fazer loção para a queda de cabelo e recuperação dor fios
Muito obrigado.
Olá boa noite eu sofro com queda de cabelo meu cabelo cai muito eu sinto muita dor no couro cabeludo queda de cabelo é demais eu quase tarefa de tanto ficar no meu cabelo eu como essas frutas aí tem uma alimentação lá balanceada toma remédio vitamina mais nada resolve meu cabelo continua caindo