Após uma noitada com os amigos, é certo que alguns dos sintomas da ressaca como dor de cabeça, fraqueza, cansaço, náusea e vômito vão aparecer. Se você procura algo para aliviar esse momento tão incômodo, não deixe de conhecer os chás para ressaca.
Embora esperar o tempo passar seja a única cura certa para o problema e ainda não haja comprovação de estudos quanto aos remédios naturais para ressaca, um bom chá pode ajudar uma pessoa a sentir-se melhor enquanto experimenta os sintomas.
Não é de hoje que o gengibre é famoso por ser um remédio natural para a náusea. Assim, se após beber além da conta, a náusea te atacar, o chá de gengibre pode ser uma boa opção de chá para ressaca.
No entanto, em vez de tomar o gengibre puro, a sugestão é incluir um pouco de limão e mel para deixar a bebida mais saborosa e docinha. Conheça receitas de chá de gengibre com limão.
Ao mesmo tempo em que pode causar fadiga, a ressaca também pode prejudicar o sono de algumas pessoas. É justamente por isso que o chá de camomila pode funcionar como um chá para ressaca.
Afinal, ele é bem conhecido por suas propriedades relaxantes. A camomila possui a apigenina, um antioxidante que se liga a certos receptores no cérebro, podendo ajudar a promover a sonolência.
Embora sejam necessários mais estudos para saber quais realmente podem ser os efeitos da erva em relação ao sono, recorrer ao tradicional chazinho quando a ressaca estiver te atrapalhando a dormir não deixa de ser uma boa ideia. Aprenda como fazer o seu chá de camomila.
A terceira opção da nossa listinha de chás para ressaca combina a erva-doce com a hortelã e promete ajudar a evitar o vômito e a diminuir a náusea.
Para fazer a bebida, ferva uma colher de café de sementes frescas de erva-doce com uma colher de café de folhas frescas de hortelã e 500 ml de água. Então, desligue o fogo, tampe a panela ou abafe até o chá ficar morno. Coe e beba o chá sem adoçar.
No entanto, não é todo mundo que se dá bem com a bebida: quem sofre com gastrite e úlcera deve evitar a erva-doce e a hortelã.
A combinação entre espinheira-santa e melissa é um chá para ressaca recomendado para amenizar o sintoma da azia, que também pode dar as caras durante a ressaca.
Para fazer a bebida, ferva duas colheres de sopa de folhas secas de espinheira-santa com três colheres de sopa de folhas frescas de melissa e um litro de água. Então, desligue o fogo, tampe a panela e deixe amornar. Depois, coe e tome o chá.
Se você mora em um local onde faz calor, uma boa opção de chá para ressaca pode ser o chá gelado com propriedades desintoxicantes. Ele é feito com dente-de-leão, alcachofra e flor de hibisco.
Para preparar a receita, você vai precisar de uma colher de sopa de raiz e folha e dente-de-leão, uma colher de sopa de folha de alcachofra, duas colheres de sopa de flor de hibisco, um litro de água e pedras de gelo.
Em primeiro lugar, leve a água para ferver e quando as bolhinhas começarem a aparecer, desligue o fogo. Então, adicione as ervas e abafe. Deixe em infusão (imersas na água quente) por 10 minutos. Espere esfriar e sirva com gelo.
Para quem tem algum problema ou condição especial de saúde, já é idoso ou toma algum medicamento, suplemento ou remédio natural, recomenda-se consultar o médico antes de testar um dos chás para ressaca.
Mas, mesmo se esse não for o seu caso, não exagere na quantidade dos chás para ressaca, pois tudo em excesso faz mal.
Enquanto estiver de ressaca, também é muito importante que você beba bastante água para evitar a desidratação. Além disso, se for possível, descanse e durma para compensar a fadiga que você provavelmente estará sentindo.
Outra dica é comer alimentos leves como torradas e bolachinhas de água e sal, que caem melhor no estômago e melhoram os níveis de açúcar no sangue, que poderão estar baixos.
Do mesmo modo, um caldo ou sopa também é algo interessante de se incluir na alimentação durante a ressaca, pois eles ajudam a repor o potássio e o sal que o corpo perdeu. Conheça outros alimentos bons para ressaca.
Fora isso, o jeito é ter paciência. Afinal, o corpo precisa de tempo para se livrar das substâncias tóxicas do álcool, se reidratar, recuperar os tecidos e restaurar suas funções e atividades a um nível normal.
Deixe um comentário