Gordura no fígado é “o acúmulo de excesso de gordura nas células do fígado.” De Acordo com a American Liver Foundation (Fundação Hepática Americana), um dos maiores fatores de risco para gordura no fígado é a obesidade, que é causada por um excesso no consumo de calorias. Outros fatores de risco incluem diabetes, colesterol ou triglicérides alto, abuso de álcool, cirurgia de redução de estômago, certos medicamentos e desnutrição. Não há nenhuma definição médica de como tratar gordura no fígado, mas perder peso pode ajudar a prevenir e tratá-la. Aprenda aqui a melhor dieta para gordura no fígado.
Frutas e vegetais oferecem vários nutrientes valiosos, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune do corpo e evitam infecções e doenças. A Fundação Hepática Americana sugere uma dieta para gordura no fígado rica em frutas e vegetais, para reduzir os sintomas.
Frutas e vegetais são ricos em nutrientes e contêm poucas calorias, características que ajudam a apoiar um controle de peso saudável, que também pode ajudar a prevenir ou tratar a gordura no fígado. Incorpore uma variedade de frutas frescas e coloridas regularmente para os melhores resultados. Frutas e vegetais particularmente ricos em antioxidantes incluem mirtilo, cereja, framboesa, laranja, toranja, mamão papaia, tomate, espinafre, brócolis, couve, folhas de mostarda e pimentão.
Grãos integrais oferecem vitaminas, minerais, antioxidantes, e fibra alimentar. A ingestão de grãos integrais está associada a um risco reduzido de doença cardíaca, diabetes e outras condições sérias. Alimentos com um índice glicêmico alto, ou aqueles que afetam os níveis de açúcar no sangue drasticamente, podem exacerbar sintomas de gordura no fígado, enquanto uma dieta rica em alimentos com baixo índice glicêmico pode ajudar a prevenir ou tratar a doença.
Grãos integrais são pouco glicêmicos e fontes nutritivas de carboidratos. Se você tem, ou tem risco de ter gordura no fígado, substitua alimentos com carboidratos processados, como pão branco, cereais açucarados e lanches processados, que oferecem pouco valor nutricional e podem prejudicar os níveis de açúcar no sangue. Escolhas valiosas de cereais integrais incluem aveia, triquilho, espelta, cevada, arroz integral ou selvagem e centeio. Incorpore uma variedade de cereais integrais na sua dieta e colha muitos benefícios.
Gorduras insaturadas, como aquelas encontradas nas castanhas, sementes e óleos vegetais, promovem a saúde cardíaca, funcionamento cerebral e bem estar físico geral quando consumidas nas quantidades adequadas. Gorduras saturadas e trans, comumente encontradas em alimentos fritos, carne vermelha e laticínios integrais, aumentam o risco de doenças e podem ser prejudiciais para aqueles com gordura no fígado, de acordo com a edição de setembro de 2012 do “American Journal of Physiology” (Revista Americana de Fisiologia).
Escolhas de gorduras saudáveis para uma dieta para gordura no fígado incluem azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, abacate e sementes. Ômega 3, uma gordura essencial que o corpo não produz, é encontrado no salmão, atum, pescada, sardinha, nozes e óleo de canola. Incorpore uma variedade de fontes de gorduras saudáveis na sua dieta para colher muitos benefícios. As gorduras alimentares ajudam na absorção de nutrientes, portanto ingira-as com refeições nutritivas que incluem vegetais, frutas e/ou grãos inteiros para aumentar os benefícios.
As melhores proteínas para ajudarem com o controle e perda de peso são de fontes magras, como aves, ovos, soja, carnes magras, peixe, frutos do mar, feijão e legumes. Excesso de gordura e calorias pode ser reduzido removendo toda a gordura visível e a pele de carnes e aves antes de cozinhar e usando métodos saudáveis de cozimento, como grelhar, cozinhar no vapor, assar. Os laticínios mais saudáveis incluem leites, queijos e iogurtes semi desnatados ou desnatados.
Colesterol é um tipo de gordura encontrada em produtos animais. Uma reportagem na edição de agosto de 2011 do “World Journal of Gastroenterology” (Revista Mundial de Gastroenterologia), recomenda uma dieta para gordura no fígado com poucas gorduras saturadas e trans. Alimentos ricos em gorduras ômega, como peixes, azeite de oliva e castanha são recomendados para ajudar a tratar gordura no fígado. A reportagem também recomenda alimentos com poucos açúcares simples e xarope de milho.
Álcool estressa o fígado e é ligado a doenças hepáticas. De acordo com o Centro Médico Pacífico na Califórnia, apenas uma garrafa de cerveja ou uma taça de vinho pode contribuir para gordura no fígado. A Fundação Hepática Americana encoraja indivíduos com gordura no fígado a evitarem álcool. Exemplos de bebidas não alcoólicas incluem água, suco, refrigerante, chá, café, isotônicos e leite.
Veja os vídeos abaixo para conhecer mais sobre os alimentos bons para o fígado e ficar por dentro dos sintomas de gordura no fígado:
Gostou das dicas?
Veja Todos Comentários
Olá eu tenho gordura no figado moderado a 2 o medico passou a dieta estou seguindo estou comendo
a alimentação com oleo de coco extravirgem sinto bem gostaria de receber a receita da dieta estou
te enviando o meu email rosaadab@hotmail.com
enviam por favor
boa tarde, Eu tenho diabetes e Colesterol e não e todo alimento que eu posso comer ai queria saber se tem alguma lista ou dieta especifica para que possa resolver esse meu problema de gordura no figado?
Sou portador de esteatose hepática e gordura visceral (8 cm) e já havia tudo que conhecia. Perdi peso, não comia gorduras, nem frituras etc... Aboli os carbohidratos, faço uso de 01 tira de salmão no almoço, suplementos de omega 3, óleo de gordura extravirgem de coco, e agora, após 01 semana perdi 03 quilos e medidas, principalmente, na circunferência abdominal, estou usando calças 42 e pesava 76,5, sendo que, agora, estou com 73 kilos neste curto espaço de tempo. Ainda não estou fazendo atividade física, mas estou feliz com o progresso. Nem fruta, por causa da frutose, nada de carbohidratos. Vou esperar por 06 meses e realizarei nova US de abdome total para avaliação. Um abraço a todos!
Oi,Luiz gostaria de saber como você de sente hoje,e como esta o seu figado.fiz exames e fui diagnosticada com gordura no figado grau 2. estou muito preocupada.
boa noite. Ouvi dizer que tomar água mineral ajuda a limpar as toxinas do figado.é verdade?
'TENHO 18 ANOS E ONTEM 24-05-16 DESCOBRI QUE ESTOU COM COMEÇO DE GORDURA NO FIGADO FIQUEI MUITO PREOCUPADA POIS ESTOU NO MEU KG NORMAL NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR POIS VOU TER QUE MUDAR MINHAS COMIDAS RADICALMENTE
olá,meu marido começou a ter febre muito alta,dores abdominais,diarréia e perdeu muito peso,fizemos vários exames e foi diagnosticado com esteatose moderada,a médica não passou nenhum medicamento,apenas o proibiu de comer carnes vermelhas e uma dieta mais saudável,é o que estamos fazendo,e ele está melhorando,mas eu continuo preocupada,não é necessário remédio mesmo?
Olá Andreia,
Se ele foi avaliado diretamente pelo médico e esse disse não ser necessário, provavelmente não será preciso mesmo.
Façam tratamento médico, atividades físicas e reeducação alimentar, a dieta de cada individuo varia de região para região, então você tem que procurar uma nutricionista, pesquisar bastante sobre o assunto ajuda muito, pois a gordura no fígado pode gerar cirrose e câncer de fígado, então cuidado médico é essencial, saúde a todos.
descobri que estou com Esteatose Hepatica Grau I estou muito preocupado o que faço para melhores pi eliminar essa gordura no Figado e nunca mais poderei tomar uma cerveja ???? por favor me ajudem e me orientem
Estou desesperada tenho 33 anos e já tenho diabetes, hipotiroidismo ,trigliceres alto e gordura no fígado por favor me ajude...me envie cardápios de dietas do que eu possa comer coisas simples..fico aguardando um abraço...
Separamos algumas informações para você:
https://www.mundoboaforma.com.br/tag/diabetes/
https://www.mundoboaforma.com.br/triglicerides-alto-o-que-e-como-baixar-dieta-e-dicas/
https://www.mundoboaforma.com.br/?s=figado
Olá, descobri recentemente que estou com gordura no figado, intolerância a lactose e uma gastrite nervosa. Consegui mudar alguns hábitos alimentares como pão e arroz integral, leite desnatado e incluir pelo menos uma verdura ou salada em cada refeição, mas realmente não consigo parar com o chocolate, e as tonturas continuam.