Meditação e Yoga São Associadas a Mudanças Positivas no Cérebro

atualizado em

Pesquisadores do cérebro detectaram melhorias na cognição e bem-estar emocional associados à meditação e yoga, bem como diferenças em como a meditação e a oração afetam os cérebros daqueles que acreditam em Deus e aqueles que não acreditam.

Em um evento da Neuroscience & Society co-patrocinado pela AAAS e pela Fundação Dana, a neurocientista Sara Lazar disse que não apenas as imagens do cérebro em um estudo de pessoas que meditaram eram diferentes daqueles que não meditaram. Outras pesquisas mostraram que certas mudanças no desempenho como melhores pontuações no Graduate Record Exam (GRE) ocorreram em experimentos controlados envolvendo treinamento de mindfulness.

A AAAS e a Fundação Dana colaboraram na série de palestras da Neuroscience & Society desde 2012, com 20 eventos até agora alcançando 3400 participantes. O objetivo da série é fornecer um fórum público para os especialistas compartilharem os mais recentes avanços na pesquisa do cérebro e o que eles podem significar para os indivíduos e a sociedade.

Em outra apresentação no evento, Chris Streeter, professor associado de psicologia e neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Boston, relatou que o neurotransmissor GABA, um neurotransmissor associado ao controle da ansiedade, atingiu o pico em praticantes de yoga experientes após executar 60 minutos de posturas.

“Essa foi a primeira vez que as pessoas poderiam dizer que houve uma mudança na química do cérebro associada ao yoga”, disse Streeter.

A fim de testar se a yoga melhorou o humor e diminuiu a ansiedade mais do que outros exercícios físicos, os sujeitos do estudo foram testados antes e depois de uma intervenção de 12 semanas em que eles fizeram yoga ou caminharam. As atividades foram metabolicamente pareadas para envolver a mesma quantidade de exercício físico.

O grupo de yoga sempre se sentiu melhor, de acordo com vários indicadores de humor e ansiedade, disse Streeter. Uma hora depois da yoga, foram relatadas mudanças agudas de revitalização, tranquilidade, positividade e aumento nos níveis de GABA.

Em pacientes com depressão, mesmo aqueles que já tomavam antidepressivos, o yoga estava associado à melhora do sono, aumento da positividade e diminuição da ideação suicida (embora nenhum dos participantes tenha mostrado intenção de cometer suicídio). Todas as medições indicativas de humor começaram a “ir na direção certa”, disse Streeter.

Em contextos envolvendo meditação e oração, imagens do cérebro mostram diferenças em como o cérebro reage, dependendo se um indivíduo acredita em Deus, disse Andrew Newberg, diretor de pesquisa do Instituto Marcus de Saúde Integrativa e médico do Hospital Universitário Thomas Jefferson.

De acordo com um dos estudos de Newberg, quando as freiras contemplavam Deus, a ativação era detectada em imagens do córtex pré-frontal, o centro do controle cognitivo, mas não havia tal ativação nos cérebros dos ateus.

Newberg também discutiu as mudanças na química do cérebro associadas a experiências de retiro envolvendo oração, meditação e silêncio. Testes de antes e depois da experiência de retiro mostraram diminuições nos níveis de transportador de dopamina e serotonina, o que permitiria que as substâncias químicas do neurotransmissor fossem armazenadas no cérebro para uso posterior.

Terminando sua apresentação, Newberg disse que os trabalhos de todos os três pesquisadores podem ser vistos como interconectados.

“Todo esse trabalho está se aglutinando e nos ajudando a entender a natureza geral dessas experiências”, disse ele.

Você tem costume de meditar ou pratica yoga? O que acha que isso provoca em seu cérebro? Você se sente realmente muito melhor após a prática? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário