A cirurgia em si não é o último passo! Após uma pessoa realizar a bariátrica, muitos são os cuidados necessários, incluindo uma dieta equilibrada.
Prova disso é que o médico de Jojo Todynho, que passou pelo procedimento, ressaltou que é preciso dar uma atenção especial em relação à alimentação.

Jojo fez a bariátrica em agosto de 2023 e já perdeu mais de 50 kg desde então. O médico que a acompanha, João Marcello Branco, disse que a decisão da cantora em passar pela cirurgia foi unicamente em prol da saúde.
“Teoricamente, todos os pacientes com IMC (índice de massa corpórea) maior que 40, sem comorbidade, sem doenças associadas, que não responderam ao tratamento conservador, portadores de obesidade de 40 de IMC acima com comorbidades que ameaçam a vida, e, abaixo disso, que não são os obesos mórbidos, de 35 a 39, portadores de doenças crônicas desencadeadas ou agravadas pela obesidade (podem realizar a bariátrica)”, apontou o profissional para a revista Ela.
Entretanto, o médico, que é especialista em medicina desportiva, ortomolecular e endocrinologia-metabologia, também ressaltou que existe uma chance de engordar novamente após o procedimento.
“Por isso, o suporte no pós-operatório é importantíssimo. Você tem que ter suporte nutricional, suporte endocrinológico para doenças de base, para quem tem doenças tipo diabetes, hipertensão, colesterol alto, esteatose hepática grave (a gordura no fígado), e principalmente suporte psíquico, tá?”, advertiu,
“Por essa razão, o reganho é muito frequente. A pessoa tem que saber que a cirurgia é uma ferramenta para ela mudar o hábito alimentar e estilo de vida. Se não mudar isso, a falência terapêutica com a cirurgia bariátrica é muito alta. A gente sabe que o estômago é um órgão que não pode retomar ao volume inicial, mas ele pode se expandir e voltar a fazer com que a pessoa aguente comer muito”, explicou o profissional.
Existe uma série de cuidados para seguir após a bariátrica, como a prática de atividades físicas para melhorar o condicionamento de massa muscular. E, claro, a alimentação deve ser um dos principais pontos a serem cuidados.
- Veja também: Jojo Todynho revela seus desafios alimentares após cinco meses da bariátrica e seu novo visual
Retirar parte do estômago afeta alguns fatores como minerais como ferro e absorção de vitamina B12, que são fundamentais para não ter queda de cabelo e anemia, afirmou o médico.
“A B12 é fundamental para melhora de massa muscular e também fazer neurotransmissores para depressão, reestruturar cérebro e células. O fator nutricional entra com essa parte para a pessoa conduzir e ter as funções fisiológicas ajustadas”, concluiu.
Jojo comentou sobre o processo de emagrecimento pós-bariátrica
Ainda nesta semana, Jojo aproveitou para conversar com seus seguidores a respeito do emagrecimento pós-bariátrica e fez alertas.
“Faça acompanhamento, não ache que a bariátrica é um milagre, porque você tem que fazer o pré e o pós-operatório. Treine, porque não adianta só fazer a cirurgia e achar que vai ter o milagre. Tem que treinar, tem que fazer reposição hormonal”, listou.
Ademais, Jojo garantiu que não está com pressa durante o processo de emagrecimento. “Eu não quero perder peso assim, não. Prefiro ir no meu processo, criando músculo, porque ficar igual uma amoeba não dá, gente. Estou fora”, disparou por fim.