Barbie, a famosa boneca que é símbolo de beleza e inspiração para crianças e jovens desde a sua criação em 1959, ganhou vida em uma aguardada adaptação live-action no cinema, estrelada pela atriz Margot Robbie.
Desde o anúncio do lançamento, o filme desencadeou um verdadeiro alvoroço nas redes sociais. A icônica figura de cabelos loiros, olhos azuis e magreza extrema tem sido tanto desejada por muitas crianças como criticada por impor um padrão de beleza quase inatingível para as mulheres reais.
Medidas da Barbie na vida real

Já imaginou se a Barbie fosse uma pessoa real? Um ilustrador norte-americano calculou que, se fosse de verdade, ela teria medidas impressionantes: 45 cm de cintura, 91 cm de busto, 83 cm de quadril, uma altura de 1,72 m e pesaria apenas 50 kg.
O médico Bruno Babetto, especializado em endocrinologia e metabologia, ressaltou ao Metrópoles que tais proporções são difíceis de alcançar até mesmo para modelos internacionais.
A realidade é que a maioria das mulheres possui medidas diferentes que estão longe das dimensões da icônica boneca. Segundo o médico, em média, a população feminina apresenta 84 cm de cintura, 96 cm de busto e 100 cm de quadril.
A ilusão do corpo perfeito da Barbie não para por aí. Conforme Babetto, se as medidas fossem levadas ao pé da letra, seria impossível se tornar uma Barbie da vida real. Ele explicou que o pé da boneca é muito pequeno, os seus tornozelos são muito finos e que ela não conseguiria se manter em pé.
O médico ainda observou outro dos aspectos desproporcionais do brinquedo: Barbie tem pernas 50% maiores do que os braços, enquanto nas mulheres reais, essa proporção é menor, de somente 20%.
Consequência da busca por um padrão inalcançável
A ideia irreal de beleza pode ter consequências negativas para quem é fã da boneca. Babetto advertiu que esse padrão pode gerar insatisfação e problemas de autoaceitação nessas pessoas.
Embora a Barbie seja um brinquedo lindo que fez e faz parte da infância de milhões de crianças, é necessário ensinar aos pequenos como cultivar uma vida saudável, apontou o médico.
Uma boa alimentação, consumir muita água e a prática de exercícios são os segredos para uma pele, cabelo e corpo saudáveis, destacou o especialista.
Assim, a mensagem que os pais precisam passar aos seus filhos, mesmo durante a brincadeira com a boneca, é que os bons hábitos e a disciplina são aliados da saúde e da beleza, enfatizou Babetto.
A diversidade e representatividade de Barbie
No entanto, para o bem da diversidade e da representatividade, é importante destacar que a Mattel, fabricante da Barbie, tem buscado ampliar a oferta de modelos e versões da boneca, incluindo diferentes tons de pele, formas e tamanhos.
Dessa forma, crianças e jovens podem encontrar inspiração em outras qualidades da Barbie, como autossuficiência e coragem. As informações são do Metrópoles.