A astróloga Márcia Sensitiva, 72 anos, precisou passar por uma cirurgia para a retirada de um aneurisma na artéria carótida. A famosa recebeu alta nesta terça-feira (25) e segue em repouso em casa.

A internação aconteceu no domingo (23). Olha eu aqui cheia de fio em uma semi-intensiva. Lembra que tinha dois aneurismas? Um cresceu muito e tive que operar. Não é na cachola, não abriram [o crânio]. É na carótida. Não estou com dor nenhuma, só de uma injeção aqui, outra lá”, contou ela aos seguidores do Instagram.
“Está tudo bem, a gente não pode fazer drama das coisas. Eu não tive um dia de tristeza, estou aqui comendo pizza, feliz da vida. Quero agradecer a todo mundo, uma galera acertou que eu estaria no hospital na enquete que fiz em minhas redes sociais. Logo, logo estou de saída”, completou a famosa.
Oque é o aneurisma
Acredita-se que 2% da população mundial tenha algum tipo de aneurisma, que é uma dilatação anormal de uma artéria do corpo que forma um tipo de balão de sangue. Este ‘balão’ pode crescer de forma descontrolável, tornando cada vez mais frágil até se romper.
No caso de Márcia Sensitiva, o aneurisma ocorreu em artérias carótidas, responsáveis por levar sangue para o cérebro. Quando a anomalia ocorre no cérebro, o rompimento pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC) e, em casos mais graves, até mesmo uma hemorragia cerebral.
A maioria dos casos é assintomático, com a dilatação podendo ficar por anos no cérebro da pessoa sem que ela saiba. Normalmente, os sintomas aparecem apenas no momento em que o aneurisma se rompe. Quando isso ocorre, os sintomas são: dores de cabeça muito fortes associadas à rigidez de nuca; náuseas; vômitos; e oscilação do nível de consciência.
A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde indica que as principais formas de prevenção de um aneurisma consistem em controlar a pressão arterial, manter índices adequados de glicose, colesterol e triglicérides, ter uma alimentação saudável, à base de vegetais, frutas, fibras e carnes magras, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas em excesso.