Manga Prende ou Solta o Intestino?

atualizado em

Saborosa, a manga é uma fruta composto por 100 calorias a cada porção equivalente a uma xícara e que serve como fonte de diversos nutrientes importantes para o corpo humano funcionar corretamente, como: carboidratos, fibras, cobre, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 (folato), vitamina E e vitamina K.

Fonte de antioxidantes, o alimento também está associados a benefícios como o auxílio ao controle da pressão arterial, à saúde cerebral, à saúde dos ossos, à diminuição do risco de desenvolvimento de doença no coração, ao combate ao envelhecimento e ao aumento da imunidade.

Mas será que a manga prende ou solta o intestino? 

A manga traz muitos nutrientes importantes e promove benefícios desejáveis para a saúde do nosso organismo e, por conta disso, é um ótimo alimento para fazer parte das refeições do nosso dia a dia.

Mas e quanto ao nosso intestino? Quais serão os seus efeitos? Será que a manga prende ou solta o intestino? Pois bem, de acordo com informações do Dr. Axe, mais um dos benefícios do alimento é o ajudar a amenizar a prisão de ventre, que também é conhecida como intestino preso.

Isso acontece porque uma unidade de tamanho médio da fruta pode fornecer até 40% das necessidades diárias que o organismo tem de fibras, um nutriente que é classificado como um remédio natural para o intestino preso.

Em comparação com outras frutas tropicais, a manga é aquela que oferece a maior quantidade total de fibras alimentares.

Uma das causas mais comuns para a prisão de ventre é justamente uma dieta pobre na ingestão de fibras.

A lista a seguir, com informações da Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos, replicadas pelo Instituto Linus Pauling da Universidade Estadual de Oregon, apresenta a quantidade recomendada de ingestão diária de fibras para diferentes perfis de pessoas:

  • Crianças (meninas e meninos) de um a três anos de idade: 19 g por dia;
  • Crianças (meninas e meninos) de quatro a oito anos de idade: 25 g por dia;
  • Meninas de nove a 13 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de nove a 13 anos de idade: 31 g por dia;
  • Meninas de 14 a 18 anos de idade: 26 g por dia;
  • Meninos de 14 a 18 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres de 19 a 50 anos de idade: 25 g por dia;
  • Homens de 19 a 50 anos de idade: 38 g por dia;
  • Mulheres com mais de 51 anos de idade: 21 g por dia;
  • Homens com mais de 51 anos de idade: 30 g por dia;
  • Grávidas de todas as idades: 28 g por dia;
  • Mulheres que estejam amamentando de todas as idades: 29 g por dia.

Não se esqueça da água

Por outro lado, é fundamental certificar-se de que consome uma boa quantidade de água ao longo do dia para acompanhar a ingestão de alimentos que servem como fonte de fibras, pois a fibra necessita de água para passar pelo sistema digestivo e formar as fezes, e quando uma pessoa consome mais fibra, mas não ingere uma quantidade suficiente de água, o quadro do intestino preso pode piorar e ela ainda pode sofrer com dor abdominal.

A ingestão de fibras sem a presença da água pode resultar no ressecamento do intestino.

Para quem não está acostumado a comer muita fibra, recomenda-se começar aos pouquinhos a seguir uma dieta rica no nutriente (contar com a ajuda de um nutricionista também é bem importante), e, ao mesmo tempo, aumentar a ingestão de água para auxiliar a absorção e a passagem, principalmente se houver também a utilização de suplementos à base de fibras.

Durante o processo de transição para uma alimentação com mais fibras, recomenda-se também tomar em torno de 230 ml a 470 ml de água a cada duas horas e, então, certificar-se de que continua tomando água regularmente durante o dia. Até porque não é só pelas fibras que o nosso corpo necessita da água, não é verdade?

A fibra insolúvel

Existem dois tipos de fibras: as fibras insolúveis e as fibras solúveis. E são as fibras insolúveis que contribuem com a prevenção do intestino preso, adicionando volume às fezes, além de melhorar a função intestinal. A metade de uma unidade pequena de manga é composta de 1,2 g de fibras insolúveis.

A diarreia

Ao analisar se a manga prende ou solta o intestino, já vimos que o consumo da fruta pode ajudar os casos de intestino preso, e agora vamos verificar se não há como a fruta soltar demais o intestino, provocando um quadro de diarreia.

O consumo moderado de frutas ricas em fibras, como é o caso da manga, não costuma causar uma diarreia. O problema acontece quando a ingestão de fibras, não somente por meio de frutas como a manga, é feita de maneira exagerada.

Quando se consome mais do que a faixa recomendada do nutriente por dia, em um curto espaço de tempo, tanto o intestino preso como a diarreia podem ser desenvolvidos.

Isso acontece por conta da necessidade que o corpo tem de puxar água para passar a fibra para fora do corpo, o que resulta na diarreia, que também pode vir acompanhada de uma desidratação.

Consumir muita fibra na alimentação de maneira muito rápida pode provocar outros problemas como inchaço, gases e cólica. Além disso, muita fibra na dieta pode prejudicar a absorção de minerais como ferro, zinco, magnésio e cálcio.

Deu pra perceber que fibra de menos e fibra de mais prejudica o organismo, não é mesmo? Então, o jeito é tratar de consumir o nutriente e os alimentos que o fornecem na medida certa, com moderação.

Vídeo relacionado:

Assista ao vídeo em que a nossa nutricionista explica como a manga pode te ajudar a emagrecer, além de dar várias dicas de uso. Aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube, clicando no botão abaixo:

Você imaginava que a manga prende ou solta o intestino? Tem costume de comer esta fruta com frequência? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

7 comentários em “Manga Prende ou Solta o Intestino?”

  1. Eu tenho intestino preso a varios anos ja tomei todo tipo de laxante mas nao resolve meu problema me ajua por favor dotora

    Responder
  2. Adoro manga, principalmente as fibrosas, tem um sabor cítrico. Qdo começo a chupar manga, uma só não basta, esse é meu problema.

    Responder
  3. Bom dia gente boa!
    Moro em Mocambique, pais tropical, na epoca de cada fruta tenho o habito de aproveita-la.
    Entao, nao meco, como sempre que me aptece, agora e epoca da MANGA, ela saceia mata a fome, solta o intestino, faz perder peso e a gordura localizada desaparece e consigo vai a massa muscular.

    Responder
  4. Eu tenho intestino preso mais Quando como uma manga sinto uma queimação..sera porquê eu consumo uma toda .

    Responder
    • Acho interessante colocar minha experiência. Não sinto nenhum sintoma diarréico com a manga de vez ou verde.

      Responder