Magic Johnson, 64 anos, contou um dos principais hábitos para os cuidados com a saúde desde o seu diagnóstico de HIV. O atleta, que descobriu ser portador da doença em 1991, acorda diariamente às 4h da manhã para praticar atividades físicas.
Uma das maiores estrelas da NBA, o atleta anunciou aposentadoria após o diagnóstico. Atualmente, 33 anos depois, ele acredita que sua forma física combinada aos avanços medicinais foram fundamentais para sua qualidade de vida.
“Estou alongando e depois eu malho por duas horas. Na sequência eu vou para o escritório, onde passo o restante do dia, mantenho este ritmo e tenho sido abençoado. Eu faço a minha parte, a medicina faz a sua parte e, então, minha esposa fica me cobrando para ter certeza de que eu estou fazendo tudo direito”, detalhou em entrevista à People.
Magic Johnson sempre promoveu a prática de exercícios e outras formas de cuidar da saúde física. Em 1995, poucos anos após o diagnóstico, em bate-papo com o repórter Marcelo Barreto, o atleta destacou que queria ser um incentivo para pessoas soropositivas.
“Todos os dias, quando acordo, digo: ‘Cara! Que grande dia hoje!’. Treino cinco vezes por semana, fazendo exercícios com pesos e jogando, e ainda tenho de ser pai e marido. Vivo normalmente, faço sexo com minha mulher e dou atenção ao meu filho, explicou, na ocasião.
Quero ser uma força positiva para as pessoas que têm o vírus. Alguém para quem as pessoas olhem e digam: ‘Veja, aquele cara tem o vírus e sorri, está vivendo'”, completou. Veja também: Paciente é curado do HIV em tratamento raro: “Me sinto maravilhoso”.
Preconceito
Recentemente, em um grande evento de investimentos, Magic Johnson recordou o diagnóstico. “O HIV mudou minha vida. Em 1991, as pessoas consideravam a doença uma sentença de morte. A minha esposa e minha família foram o meu maior suporte, sem eles eu não estaria aqui hoje”, iniciou.
“Mas depois de um tempo, fui ao médico e perguntei como poderia ter uma vida longa. Ele me disse três coisas: me conformar com a doença, tomar a medicação corretamente e cuidar do meu corpo. Eu fiz tudo isso e deu certo”, celebra, então.
- Veja também: África do Sul testa novo método de prevenção do HIV
No entanto, Magic Johnson afirmou que luta contra o preconceito diariamente, desde aquela época: “Todos esses anos eu luto contra o preconceito, busco arrecadar dinheiro para ajudar as pessoas doentes, sobretudo as que não podem pagar por seus medicamentos.
“Busco encorajá-los, motivá-los, ter uma atitude positiva. Não só para pessoas contaminadas por HIV, mas também com as minorias nos Estados Unidos, uma vez que a doença está crescendo entre os negros e os mais pobres no país”, desabafou.