Saúde na Mídia

Luan Pereira diz que vida melhorou após parar de beber; veja os males do consumo de bebidas alcoólicas

Publicado por
Equipe MundoBoaForma

Em bate-papo sincero com os seguidores, Luan Pereira, 20 anos, contou que parou de ingerir bebidas alcoólicas. O cantor sertanejo disse já ter sentido a diferença por interromper o hábito.

Reprodução: Instagram

“Ontem eu dei um dos melhores rolês da minha vida, sem beber, sem álcool. Faz muito tempo que eu não coloco bebida na minha boca. Eu sempre fu assim, aí há um tempo comecei a beber, assim, para dar aquela descontraída, um negócio assim”, desabafou.

continua depois da publicidade

“Comecei a me sentir muito mal porque aquilo não era eu. Eu me sentia outra pessoa no momento”, acrescentou.

Reprodução: Instagram

“Ao invés de ter aquela sensação boa que muitas pessoas têm, e com razão, porque cada pessoa é uma pessoa, eu, ao contrário, me sentia muito mal quando eu estava bebendo. Não preciso disso para dar o melhor de mim”, concluiu o cantor do sucesso Dentro da Hilux.

Bebidas alcoólicas fazem mal à saúde?

As bebidas alcoólicas não são recomendadas devido aos males que oferecem. Elas podem, por exemplo, potencializar sintomas de doenças psicológicas, como ansiedade e depressão, causando mal-estar físico e mental. Quadros de violência e agressividade também são atribuídos ao seu consumo.

O hábito de ingerir álcool ainda pode prejudicar o funcionamento do cérebro a longo prazo. Como o órgão é dotado de plasticidade (capacidade de se modificar de acordo com as circunstâncias), para compensar o efeito do álcool, ele se ajusta quimicamente, passando a liberar mais substâncias estimulantes a fim de combater o efeito depressor do álcool.

continua depois da publicidade

Em caso de dependência, essa hiperatividade cerebral pode ser enviada até mesmo quando o álcool não está presente no organismo, o que é prejudicial ao cérebro.

Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas está associado a outras doenças, como aumento da pressão arterial, cirrose (resultado de constantes lesões e inflamações no fígado causadas pela bebida) e dependência química.

Alguns casos mais graves podem trazer quadros de alucinações, convulsões violentas e até o desenvolvimento da síndrome de Wernicke-Korsakoff, junção das doenças encefalopatia de Wernicke e síndrome de Korsakoff, causada pela falta de vitamina B1.

Os sintomas são: estado de confusão aguda, visão dupla, pálpebra caída, movimentos incontroláveis dos olhos (nistagmo) e perda de coordenação muscular (ataxia). Veja também: Como o álcool acelera o envelhecimento – 10 maneiras.

Você já teve algum problema de saúde devido ao consumo de bebidas alcoólicas? Qual? Comente abaixo!

continua depois da publicidade
5 de 5 (1 Votes)
Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Equipe MundoBoaForma