À medida que as pessoas recebem mais informações sobre os efeitos prejudiciais dos produtos químicos e outros ingredientes comerciais não naturais para a pele, o desejo de encontrar alternativas naturais é comum e cresce constantemente.
Pesquisar pelos produtos disponíveis nas lojas pode ser algo difícil, já que muitos deles não divulgam totalmente os seus ingredientes e várias marcas que são comercializadas como “naturais” não são nada disso, além de que poucas informam se são ou não testadas em animais, o que é uma informação muito relevante para várias pessoas.
Tudo isso pode ser bastante desanimador e estressante, e por isso, cada vez mais as pessoas estão optando por fazer os seus próprios produtos, como é o caso dos destinados para a limpeza de pele caseira.
Felizmente, fazer produtos naturais para uma limpeza de pele caseira não é tão complicado quanto parece, além de ser uma ótima maneira de evitar produtos químicos em sua pele (e consequentemente em sua corrente sanguínea). Além disso tudo, é muito provável que você economize dinheiro fazendo isso.
Duas das mais importantes categorias de cuidados com a pele responsáveis por profundas implicações dermatológicas são os limpadores faciais e hidratantes. Os limpadores são compostos de sabões alcalinos ou de detergentes sintéticos menos prejudiciais à barreira da pele conhecidos como syndets.
A menor irritação e secura da pele encontrada com o uso dos syndets estão relacionadas à sua reduzida tendência de causar desnaturação da proteína devido à densidade de carga do conjunto de surfactantes semelhantes a micelas.
Muitas formulações desses produtos estão disponíveis para compra com o intuito de atender a necessidades de higiene que variam de acordo com o sexo, idade, etnia, ocupação, ambiente, preferências pessoas e presença ou ausência de doenças de pele.
Produtos de limpeza de pele, entre outros que são destinados aos cuidados da pele, podem ser agentes de danos no estrato córneo – camada externa impermeável – e disfunção da barreira da pele ou da manutenção ou restauro da estrutura e função da barreira do estrato córneo saudável.
Na hora de escolher um produto industrializado para a limpeza de pele, os médicos devem orientar seus pacientes em direção a escolhas benéficas que sejam mais adequadas às suas condições, necessidades individuais e compreender os ingredientes desses produtos de cuidados com a pele e seus possíveis efeitos sobre a barreira do estrato córneo. Em alguns produtos, particularmente os clínicos, o médico e paciente devem estar cientes dos benefícios, bem como os potenciais problemas associados aos seus componentes químicos de surfactantes, conservantes e fragrâncias.
É por isso que a limpeza de pele caseira feita com produtos naturais muitas vezes pode ser uma ótima opção.
O leite atua como um excelente limpador, eliminando as impurezas presentes nas camadas profundas da pele.
Limpe o seu rosto usando um algodão embebido em leite cru e massageie com movimentos circulares para remover toda a sujeira/poeira.
Você também pode lavar o rosto antes de fazer isso com o seu sabonete favorito caso tenha ficado o dia inteiro fora.
A coalhada é um agente natural de branqueamento que limpa profundamente a pele e ao mesmo tempo melhora o seu tônus. Use-a como limpador principalmente se deseja clarear pelos indesejados do rosto. Ela também funciona muito bem para a pele oleosa.
Ingredientes:
Se você for propenso a acne, substitua os óleos de olíbano e limão por 10 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree).
Instruções: Derreta o óleo de coco em uma panela em fogo baixo e em seguida retire do fogo e adicione os outros ingredientes. Armazene-o em uma jarra e mantenha-o em local fresco.
Essa receita rende 30 porções e demora cerca de 5 minutos para ficar pronta.
Esta receita de limpeza de pele caseira limpa suavemente os poros, remove as células mortas da pele e suaviza a pele seca e sensível sem irritá-la.
Ingredientes:
Misture bem os ingredientes e aplique no rosto. Massageie suavemente sua pele com essa mistura por pelo menos 2 minutos e em seguida enxague bem com água morna.
Ingredientes:
Dilua o vinagre na água. Primeiramente, lave o seu rosto com água pura e depois use o algodão para aplicar essa mistura em todo o seu rosto usando movimentos ascendentes e deixe agir por alguns minutos. Tome cuidado ao redor dos olhos.
Em seguida, lave com água. Se a sua pele é seca, não esqueça de aplicar um hidratante adequado ou algum óleo como o de jojoba. Faça isso duas ou três vezes por semana.
O vinagre de maçã contém esfoliantes como o ácido málico, que remove a camada suja, morta e opaca das células da pele. Sua acidez suave equilibra o pH da pele e absorve o excesso do óleo produzido por ela.
Cuidado: se você tem pele sensível, misture o vinagre em uma porção maior de água.
Espalhe algumas gotas de azeite de oliva extra-virgem na palma da sua mão e aplique no rosto. Massageie todo o rosto com movimentos circulares e deixe agir por alguns minutos. Limpe com uma toalha molhada quente.
Use azeite todos os dias para limpar o seu rosto.
O azeite é considerado um dos melhores agentes para limpeza para pele caseira. Pesquisas mostraram que este produto é bastante eficaz na manutenção do equilíbrio do pH da pele e é extremamente útil para retirar as impurezas da pele além de nutrir e não a deixar oleosa.
Ingredientes:
Embeba o saquinho de chá de camomila em água quente por cerca de 15 minutos e deixe esfriar. Adicione o restante dos ingredientes ao chá, misture bem e coloque em uma garrafa.
Use essa misture para limpeza de pele caseira uma ou duas vezes ao dia.
A camomila tem propriedades anti-inflamatórias e calmantes da pele. Ela melhora a circulação na pele, repara os danos causados pelo sol e outros agentes nocivos, alivia a pele e reduz a oleosidade.
Mergulhe um pedaço de algodão em água de rosas e limpe o seu rosto em movimentos ascendentes. Enxague-o com água pura ou deixe a água de rosas em seu rosto.
Faça isso todas as noites antes de ir para a cama, pois a água de rosas não só limpa a pele como também acalma, tonifica, hidrata, melhora a circulação bem como o processo de regeneração celular.
Sua propriedade de balanceamento de pH ajuda a equilibrar a produção do sebo.
Ingredientes:
Misture o mel com o suco de limão e caso a mistura fique muito grossa, adicione um pouco de água. Aplique esta mistura em seu rosto e massageie por um ou dois minutos.
Deixe agir por cerca de 10 minutos e lave o rosto com água filtrada.
Faça isso todas as noites antes de ir para a cama, pois o mel e o limão são uma potente combinação para a pele oleosa. Enquanto o ácido cítrico do limão o torna um agente ideal de limpeza, o mel trabalha duro para nutrir e hidratar a pele.
O limão também ajuda a reduzir a produção excessiva de óleo pela pele com suas propriedades adstringentes.
Ingredientes:
Misture os dois ingredientes até obter uma pasta uniforme e aplique em seu rosto. Deixe descansar por 15 minutos e em seguida lave com água. Repita o processo todos os dias pois o pepino e o tomate são considerados os agentes de limpeza mais eficientes disponíveis. O tomate limpa a sujeira e fuligem, clareia o tom da pele e reverte os danos causados pelo sol.
O pepino é um excelente agente de resfriamento que proporciona frescor extra ao seu rosto. Juntos eles removem as impurezas da pele e controlam a oleosidade.
Experimentes essas opções para limpeza de pele caseira, que são simples e eficazes para os diversos tipos de pele. Você certamente irá notar resultados inacreditáveis em algumas semanas.
Os ingredientes naturais são sempre mais seguros e melhores do que os químicos, que danificam sua pele a longo prazo. A maioria destas misturas também atua como tonalizantes de pele, o que é um benefício maravilhoso para os tipos de pele oleosa.
Deixe um comentário