Gravidez

Limão na gravidez faz mal?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

As frutas cítricas em geral podem ser consumidas na gravidez, mas algumas grávidas relatam que se sentiram mal após consumir o limão.

A sensação que o limão proporciona é diferente para cada grávida. Enquanto algumas notam azia, outras sentem alívio de enjoo.

continua depois da publicidade

Veja então porque existem esses dois cenários e confira se é seguro consumir limão na gestação. 

Limão na gravidez faz mal?

Algumas grávidas costumam sentir melhora na azia tomando água com limão

O limão não costuma fazer mal, mas algumas mulheres grávidas podem sentir uma piora na azia, que já é um sintoma comum da gestação. 

Isso acontece porque a acidez do limão pode prejudicar a digestão e agredir a parede estomacal, causando sintomas como a azia e o refluxo ácido. 

Além desse desconforto, o limão pode contribuir para a erosão dentária, processo em que a acidez prejudica o esmalte dos dentes e leva à perda de minerais importantes. Ao longo do tempo, isso aumenta o risco de problemas como a cárie e as doenças periodontais. 

continua depois da publicidade

Mas não é assim com todo mundo. Curiosamente, várias grávidas afirmam sentir uma melhora na azia e no mal estar depois de comer um limão ou tomar um suco da fruta. 

Quanto à erosão dentária, é possível diminuir o risco ao enxaguar a boca com água logo após comer o limão e ao evitar escovar os dentes logo depois de consumir alimentos ácidos.

Além disso, os benefícios de consumir a fruta durante a gravidez superam os riscos mencionados acima.

Confira no vídeo a seguir as propriedades da água com limão para a saúde e boa forma, e depois continue para saber sobre os seus benefícios específicos na gravidez.

Benefícios do limão na gravidez

O limão tem vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para a mãe e para o bebê, como magnésio, niacina, cálcio, folato, vitamina B6, vitamina C e riboflavina. A saber, o folato ou ácido folico é indispensável para o desenvolvimento do tubo neural do feto.

continua depois da publicidade

Outros benefícios são:

Alívio do mal estar

O fruto ajuda a aliviar as náuseas e o mal estar associado à gravidez. 

Aliás, o aroma do limão ou a inalação do óleo essencial também reduz o enjoo. De acordo com estudo publicado em 2014 na revista científica Iranian Red Crescent Medical Journal, inalar o óleo essencial de limão é seguro e diminui náuseas e vômitos.

Para isso, use 1 ou 2 gotas do óleo essencial de limão em um difusor. 

Hidratação

Além de aliviar o mal estar, tomar água com limão espremido pode ajudar na hidratação. 

continua depois da publicidade

Dessa forma, você também previne a desidratação e evita sintomas desagradáveis como dor de cabeça, cólica, náusea, tontura e edema.

Aumento da absorção de ferro

O limão pode melhorar a absorção de ferro devido à presença de vitamina C que colabora com esse processo.

E sabe-se que o ferro é um mineral essencial para o desenvolvimento adequado do feto e para a prevenção da anemia na gestante.

Imunidade alta

Por ser rica em vitamina C, a fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, assim, a prevenir várias doenças, incluindo a gripe e o resfriado. 

Mais benefícios

Quando consumido junto com uma alimentação saudável e equilibrada, o limão pode ajudar a regular a pressão arterial, a controlar os níveis de colesterol, a melhorar a digestão e a fortalecer os ossos.

Existem alguns benefícios do consumo de limão na gravidez

Dicas

Para aproveitar ao máximo os benefícios do limão na gravidez, sempre use a fruta fresca e evite os sucos e outros produtos de limão industrializados. 

Além disso, evite adicionar açúcar na água com limão ou no suco de limão. Isso vai ajudar a controlar ganho de peso durante a gestação e a prevenir a diabetes gestacional. 

Certamente, só vale a pena incluir o limão na sua dieta se ele te fizer bem. Caso você sinta sinais de azia ou mal estar depois de usar o limão, converse com seu obstetra para saber o que você pode comer ou fazer para aliviar esses incômodos.

Fontes e referências adicionais

Você gosta de limão ou ele te faz mal? Costuma consumir durante a gravidez? Comente abaixo!

1 de 5 (1 Votes)
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite