Propriedades dos Alimentos

Limão em jejum faz mal para o estômago?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

O limão é uma fruta muito consumida no Brasil e no mundo, e ultimamente muitos vêm se perguntando se o seu consumo, em jejum, faz mal para o estômago.

Essa dúvida surgiu a partir da prática de consumir água com limão logo pela manhã, com o objetivo de melhorar a saúde e a boa forma.

Por isso, a seguir vamos conhecer melhor os efeitos que o limão em jejum pode ter em nosso organismo, além de descobrir se ele faz mal para o estômago ou não.

Veja também: Benefícios do limão, para que serve e propriedades

O consumo do limão em jejum faz mal?

Embora o estômago seja um órgão que produz ácido, ou seja, tem um ph bastante baixo, o consumo de alimentos ácidos em jejum pode causar danos à sua parede.

E quando falamos do limão especificamente, essa contraindicação parece contraditória, já que o pH do limão é relativamente próximo ao do estômago.

Assim, é importante entender como o estômago lida com o ácido que ele mesmo produz, e como impede que danifique as suas células:

  • O estômago, além de produzir ácido, possui células especializadas que produzem um muco protetor, que recobre as paredes do órgão.
  • Desta forma, o suco gástrico produzido pelo estômago não entra em contato direto com as células, justamente pela presença desse muco protetor.
  • Mas, essa produção de muco e de ácido é um processo sincronizado, o que faz com que o aumento da produção de ácido ocorra em conjunto com o aumento da produção de muco protetor.
  • Por isso, ingerir algum alimento ácido, como o limão, pode pegar o estômago “desprevenido”, aumentando a chance de danos às paredes do órgão. Isso é ainda mais intenso em pessoas que já possuem algum problema estomacal, como gastrite e úlcera.

Mitos e verdades do limão

Algumas pessoas dizem que beber o suco de limão pela manhã em jejum pode trazer vários benefícios, como:

  • Melhorar a digestão
  • Equilibrar os níveis de pH do corpo
  • Desintoxicar o organismo
  • Dar brilho à pele
  • Reforçar o sistema imunológico
  • Estimular a perda de peso

Mas, de acordo com diversos estudos, boa parte dessas afirmações são falsas, embora existam benefícios do consumo dessa bebida.

Quais os benefícios reais do limão?

O principal benefício do limão é o seu teor de vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, e de compostos fenólicos, todos eles com ação antioxidante potente.

Por isso, o consumo regular do limão pode ajudar a prevenir e tratar alguns problemas de saúde, como:

  • Doenças inflamatórias e autoimunes, por seu efeito regulador do sistema imunológico.
  • Obesidade e sobrepeso, uma vez que o efeito antioxidante do limão ajuda a emagrecer, pois contribui para a diminuição do apetite e da retenção de líquidos.
  • Resistência à insulina, pois o efeito anti-inflamatório ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio.
  • Envelhecimento precoce da pele, pelo estímulo à produção de colágeno e pelo combate ao estresse oxidativo.
  • Doenças cardiovasculares, pois os antioxidantes contribuem para a prevenção do acúmulo de placas gordurosas nas paredes das artérias.

Consumo recomendado de vitamina C

Assim como outras frutas cítricas, os limões são uma excelente fonte de vitamina C, e, de acordo com o National Institutes of Health, precisamos de cerca de 75 a 90 mg desse nutriente por dia. Assim, o consumo de um limão pode suprir as suas necessidades diárias de vitamina C.

Efeitos colaterais do limão

Embora a ingestão exagerada de vitamina C possa ser prejudicial para a saúde, é difícil consumir uma quantidade tóxica, a partir de frutas. O mais comum é que o problema ocorra com o uso de suplementos. Então, olhando apenas para a quantidade de vitamina C, o consumo do limão é bastante seguro.

Mas existem outros componentes presentes na fruta, como o ácido cítrico, que lhe conferem um caráter bastante ácido. Por isso, quando consumido em altas quantidades, o limão pode causar desconfortos gástricos e outros problemas, como veremos a seguir:

1. Pode piorar azia, refluxo e úlceras

Problemas como DRGE (doença do refluxo gastroesofágico), azia e úlceras ocorrem quando há uma acidez exagerada no estômago, ou quando algo agride as paredes do órgão. Por isso, essas pessoas devem evitar alimentos ácidos, para assim diminuir a intensidade dos sintomas. O limão pode potencializar a dor em algumas pessoas que já estão com um machucado ou úlcera aberta no estômago. 

2. Irritação de estômago em pessoas mais sensíveis

Apesar de “estômago sensível” não ser uma doença, para pessoas que sofrem do problema alguns alimentos podem irritar mais facilmente a mucosa estomacal. Então, essas pessoas devem evitar o consumo de alimentos ácidos em jejum, como o limão.

3. Pode causar náuseas e vômitos

A acidez do limão, associada ao sabor amargo, pode causar náuseas e vômitos, principalmente em pessoas mais sensíveis ou que estejam utilizando alguns medicamentos, como antibióticos.

4. Piorar a azia em mulheres grávidas

É aconselhável que as mulheres grávidas não consumam quantidades altas de limão, pois o exagero desta fruta pode piorar a azia e o desconforto gástrico, problemas muito comuns durante a gestação.

Sendo assim, a quantidade deve ser controlada, e caso seja notado algum tipo de sintoma, um médico deve ser consultado.

5. Desgaste dos dentes

Outro efeito da acidez do limão é o desgaste dos dentes, que podem se tornar mais frágeis e propensos a cáries.

Mas, esse problema pode ser facilmente evitado através da diluição do limão, como no caso da água com limão ou do suco, ou mesmo com a realização de “bochechos” com água após consumir a fruta.

Vídeo do especialista

Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes sobre o limão, se ele faz mal ou não para o estômago.

Você já tinha ouvido falar que tomar limão em jejum faz mal para o estômago? Tem esse costume que virou moda no mundo todo? O que acha dos benefícios? Comente abaixo!

4.1 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Trouxe

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Hoje tomei pela primeira vez. Agua morna e metade de um limão. Espremir toda a metade. E no ultimo gole sentir muita vontade de vomitar mais conseguir tomar. Fiquei com ânsia de vômito. Mais melhorou um pouco depois de 10 minutos

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Sempre tomei omeprazol para acidez, tinha refluxo e séria queimação após as refeições. Depois que comecei a tomar limão, em jejum, nunca mais utilizei o omeprazol.
    O limão não é ácido, mas sim alcalino.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tomo água com limão à vários anos, e tenho-me sentido bem, pois efeitos colaterais ou secundários, até este momento, ainda não conheci nenhum. Apenas vou registando ao longo dos tempos as sensações positivas que este fruto maravilhoso me pode oferecer.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tô tomando a 3 dias,antes tinha dores horríveis na coluna,tô bem melhor.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tomo água com limão há muitos anos em jejum! Mas sempre coloco mais um ingrediente: ou 01 maçã pequena ou 01 folha de couve ou cenoura , ajudam a não queimar o estômago !

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Tomava água morna com limão em jejum e como tenho ferritina alta minha médica proibiu, pois aumentou muito minha taxa de ferritina. Além do que tb quem tem refluxo não deve tomar. Por isso, antes de iniciar esses tratamentos, considerados como natural, necessita ver a peculiaridade de cada pessoa. Consulte seu médico antes de iniciar o tratamento.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu tomo omeprazol a 20 anos , pois se eu ficasse um dia sem tomar eu morria de queimação no estomago, a uma semana estou tomando agua com limão e abandonei o omeprazol. Estou me sentindo muito bem.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • vanderlinasouza75@gmail.com
    tomei limão batido com a polpa e semente 15 dias quase morri.dei diverticulite inflamô tanto que deu pús
    perfurando meu intestino.fiquei 5 dias internada em jejum total ate de água esperando ser operada a qualquer momento.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • Sério ? Como foi a cirurgia? A acidez do limão deve ter atacado a diverticulite que já existia provavelmente?

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade