Propriedades dos Alimentos

Limão com sal faz mal?

Publicado por
Dra. Patricia Leite

O limão é uma das frutas mais populares e versáteis, e pode ser consumida como suco, em receitas ou misturado com sal, apesar de muitos afirmarem que a fruta na verdade faz mal.

Esse boato de que o limão, com ou sem sal, faz mal se deve à sua acidez, que poderia causar danos ao estômago. Mas o limão possui propriedades nutricionais que podem trazer uma série de benefícios para a saúde e boa forma.

Então, vamos conhecer mais sobre esta fruta, quais os seus benefícios e descobrir se é verdade que o limão com sal faz mal para a saúde.

Propriedades nutricionais da água de limão com sal

água com limão e salágua com limão e sal

O limão é uma fruta consumida em todo o Brasil, e pode ser usada em uma infinidade de receitas, desde sucos até molhos e risotos. Além disso, a fruta é rica em potássio, cálcio, vitamina C outros compostos antioxidantes, nutrientes responsáveis pelas propriedades medicinais do limão.

Mas, quando adicionamos sal à mistura, garantimos um bom fornecimento dos minerais cloro e sódio, que participam ativamente do bom funcionamento do corpo, desde que não sejam consumidos em excesso.

Benefícios de água com limão e sal

O limão, principalmente quando preparado com sal, é um alimento bastante controverso, com especialistas afirmando que ele faz bem e outros com opiniões contrárias.

Mas, como acontece com diversos outros alimentos, o segredo está na quantidade. Isso acontece porque o consumo em excesso do limão com sal pode prejudicar o estômago, além de causar um aumento da pressão arterial.

Entretanto, quando consumido em quantidades moderadas, os benefícios do limão com sal para a saúde são muitos, como veremos a seguir.

1. É uma ótima fonte de vitamina C

Consumir o limão logo pela manhã garante o fornecimento de mais de 100% da quantidade diária recomendada de vitamina C.

Por isso, água de limão com sal pode ser uma boa opção para quem tem uma vida corrida e não consegue, ao decorrer do dia, suprir todas as suas necessidades nutricionais adequadamente.

2. Refresca o hálito

O limão, juntamente com o sal, pode ajudar a combater o mau hálito, uma vez que a mistura tem um efeito antibacteriano.

Assim, consumir regularmente limão com sal é uma boa forma de controlar o crescimento das bactérias causadoras do mau hálito, contribuindo para a melhora do problema.

3. Potente antioxidante

Outro benefício da água com limão e sal é a sua ação antioxidante, que se deve à presença da vitamina C e de compostos como o limoneno.

Por isso, de acordo com a Sociedade Brasileira de Química, o limão contribui para o combate aos danos causados pelos radicais livres, e assim ajuda a prevenir e tratar alguns problemas de saúde como:

  • Inflamações: Esse efeito se deve à capacidade dos antioxidantes de regular o funcionamento do sistema imune;
  • Doenças cardiovasculares: Os antioxidantes também podem ajudar na manutenção da saúde do coração, uma vez que a ação deles contribui para evitar o acúmulo de placas gordurosas nas paredes das artérias. Além disso, a presença do potássio pode ajudar a reduzir a pressão arterial;
  • Diabetes e resistência à insulina: O efeito anti-inflamatório dos compostos presentes no limão podem ajudar a melhorar a produção de insulina e a sensibilidade ao hormônio.

4. Mantém a saúde da pele

Os compostos antioxidantes do limão, como a vitamina C e o limoneno, contribuem para manter a saúde da pele, além de impulsionar a produção de colágeno.

Por isso, incluir o limão com sal na dieta pode ajudar a manter a pele mais jovem e tonificada, além de participar da prevenção do estresse oxidativo provocado pelos radicais livres e pela radiação solar.

5. Pode ajudar a emagrecer

Incluir o limão na dieta pode ajudar no emagrecimento, devido principalmente aos seus efeitos antioxidantes.

Isso ocorre porque esses compostos ajudam a reduzir a glicemia e a evitar os temidos picos de insulina, que causam o aumento do apetite e o acúmulo de gordura.

Dicas e cuidados

  • Os compostos presentes no limão podem causar queimaduras na pele, principalmente quando a pele é exposta ao sol logo após manusear a fruta;
  • O consumo de sódio deve ser feito de forma controlada, uma vez que esse mineral, quando consumido em excesso, pode causar o aumento da pressão arterial;
  • Além disso, apesar da água com limão e sal contribuir para o emagrecimento, esse efeito só será visto se o seu consumo estiver associado à uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos. Então, se o seu objetivo for a perda de peso, procure também a orientação de médicos, nutricionistas e profissionais de educação física.

Receita de água com limão e sal

A água de limão com sal é bem simples de ser preparada, e você pode usar um copo de água morna, natural ou gelada, de acordo com sua preferência.

Ingredientes:

  • Um copo, ou cerca de 300 ml de água;
  • Um limão;
  • ¼ ou meia colher de chá de sal.

Modo de preparo:

  1. Esprema o limão e misture com a água;
  2. Então acrescente o sal, na quantidade de sua preferência;
  3. Depois que o sal estiver totalmente dissolvido, beba imediatamente.

Observação: Você também pode usar nesta receita o sal rosa do himalaia.

Vídeo:

Veja no vídeo a seguir os benefícios de consumir limão todos os dias e aproveite para se inscrever rapidamente no nosso canal com um clique no botão abaixo:

Você já tinha ouvido falar que limão com sal faz mal? Tem costume de tomar essa mistura diariamente? Comente abaixo!

4.2 de 5
Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

Publicidade

Veja Todos Comentários

  • Eu amo limão com sal tomo quase todos os dias .........

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Ouvi muito que limão com sal afina o sangue eu consumo diariamente o limão na alimentação
    Puro limão e sal cada dois a três dias.não tenho problema quanto a isso

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • A seis meses venho tomando água com limão, tenho notado diferença consegui manter o peso vou ao banheiro menos vezes a noite, não tive mais azia etc...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Nossa, amo limão com sal, desde pequena faço isso...hihihihih

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu amo suco de limão com sal
    Tenho vontade de tomar diariamente

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Agora mesmo peguqi limão do mato o amarelo, espremi 10 e coloquei só uma pitada sal tomei amo é uma delícia ??

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Além de ser uma delícia, sempre me ajuda quando me sinto mal após tomar bebidas alcoólicas. O efeito é instantâneo!
    Me ajuda a evitar esse mal estar se tomado antes de começar a beber, também. Nesse caso, o problema é só lembrar de tomar. Rsrs...

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Dede de muito jovem eu sempre tive pés de limão em casa,sempre fiz esta mistura de limão com sal,depois bebia água por cima,gosto até hoje, nunca me fez mal.

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
  • Eu tomo três limão com sal dia sim dia não isso faz mal??

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
    • No caso do limão, o ideal é um por dia, somente. Pode-se consumir até três antes de causar algum problema, mas não é bom arriscar né?

      E o sal pode ser entendido também como sódio...ou seja...se for só limão, pode-se consumir uns 2 por dia, porém com sal, somente 1.

      ....bateu vontade agora Kkkk ?.

      Cancelar resposta

      Deixe um comentário

      Publicidade
  • Foi muito útil continue nos ajudando

    Cancelar resposta

    Deixe um comentário

    Publicidade
Publicado por
Dra. Patricia Leite