Lavagem intestinal: como fazer, quando é indicada e quais os riscos

publicado em

A lavagem intestinal é um procedimento indicado para esvaziar o intestino em situações de prisão de ventre, ou antes da realização de uma cirurgia ou exame. 

Normalmente, quando necessário, a lavagem é realizada por uma equipe médica depois que outros procedimentos são testados antes, como o uso de laxantes.

Entretanto, a lavagem intestinal já foi recomendada e ainda é realizada por algumas pessoas como um ritual de saúde para desintoxicar o corpo, usando técnicas de enema, enzimas digestivas, chás, magnésio e laxantes para esse fim. 

Não há nenhum estudo que comprove a necessidade de realizar uma lavagem intestinal para desintoxicar o corpo. Ao contrário de promover a saúde, realizar uma limpeza intestinal com frequência pode provocar uma série de riscos, como desidratação e infecções.

Quando fazer a lavagem intestinal?

Gastroenterologista
A lavagem intestinal só deve ser feita quando o médico recomendar

Apesar de não haver indicações confirmando a necessidade e benefícios da lavagem intestinal na rotina, algumas pessoas acreditam que a limpeza do intestino ajuda a desintoxicar o corpo.

A teoria sugere que após a alimentação, restos de comida, como carne e outros alimentos mal digeridos, se acumulam no intestino e se transformam em muco, o qual libera toxinas inflamatórias pelo corpo todo.

Hoje em dia, se sabe que essa teoria é bastante refutada por alguns estudos. Especialistas garantem que o nosso corpo tem capacidade suficiente para se livrar de resíduos de alimentos e toxinas se hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e prática de exercícios físicos, forem mantidos.

Sendo assim, a lavagem intestinal só é recomendável, de fato, quando solicitada por um profissional, antes de uma cirurgia, ou antes de realizar um exame específico, tal como a colonoscopia.

Como é feita uma lavagem intestinal?

Antes da colonoscopia, por exemplo, a limpeza intestinal é feita de forma gradual até que se chegue ao dia do exame.

A primeira recomendação é manter uma dieta com baixo teor de fibras por 3 dias antes do exame e, em seguida, fazer uma dieta apenas com alimentos líquidos. Por fim, na noite anterior à cirurgia ou exame, pode ser necessário tomar um laxante, que induz o esvaziamento completo do intestino.

As pessoas que aderem à teoria da lavagem intestinal para desintoxicar o organismo, geralmente, utilizam outras formas de lavagem, como o enema.

Na realização da lavagem com esse procedimento, é inserido um tubo no reto, por onde a água é despejada e, em seguida, os resíduos de fezes são liberados. Essa não é uma técnica de limpeza muito recomendada e pode apresentar diversos riscos.

Por isso, consulte sempre um profissional de saúde antes de qualquer método de lavagem intestinal e realize a limpeza apenas se for necessário. 

Quais os riscos da lavagem intestinal?

Paciente idosa
A lavagem intestinal exige cuidados, especialmente em casos de idosos e crianças

Alguns riscos e efeitos colaterais podem ser apresentados se a lavagem intestinal for feita de forma incorreta:

  • Desequilíbrio e esgotamento na flora intestinal
  • Desidratação
  • Infecção
  • Cólicas intestinais, náuseas e vômitos
  • Perfuração do intestino
  • Tontura
  • Desequilíbrio dos níveis de minerais e eletrólitos
  • Insuficiência renal

Ainda, deve-se ter mais atenção com esses riscos, principalmente, se a lavagem intestinal for feita em crianças ou idosos.

5 formas de promover uma limpeza natural do intestino

Para evitar os riscos de desidratação e outros danos no intestino, separamos algumas formas naturais de promover uma limpeza e manter um bom funcionamento do intestino:

  1. Tomar chás laxantes, como chá de linhaça, psyllium, erva-doce, sene, etc.
  2. Beber água e se manter hidratado.
  3. Optar por alimentos com probióticos, como iogurte, kefir e kombucha. 
  4. Comer alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes, nozes e grãos.
  5. Tomar sucos naturais em jejum, por exemplo, suco de limão, maçã ou suco verde.

Confira uma receita de suco para regular o intestino.

Fontes e referências adicionais

Você já precisou fazer uma lavagem intestinal? Qual foi o motivo? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Marcos Marinho

Dr. Marcos Marinho é especialista em Gastroenterologia, Endoscopia Digestiva e Ultrassonografia - CRM 52.104130-4. Formou-se em Medicina pela Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e é pós-graduado em Gastroenterologia pelo IPEMED. Realizou cursos de ultrassonografia geral e intervencionista pela Unisom, ultrassonografia musculoesquelética e Doppler pelo CETRUS. Para mais informações, entre em contato através de seu Instagram oficial @drmarcosmarinho

Deixe um comentário

3 comentários em “Lavagem intestinal: como fazer, quando é indicada e quais os riscos”

  1. Fiz lavagem intestinal pq tenho intestino preso ,fiz terça feira as 11:30 na quarta feira sentir dor na barriga e fiz muito cocô como só fosse diária isso e normal ?
    Na quinta ainda sentir dor e a barriga fazendo muita zoada, mais eu também não estava me alimentando por cousa que tenho gastrite aí gastrite deu uma crise

    Responder
  2. Meu intestino não funciona todos os dias fico até 5dias sem ir ao banheiro, quando isso acontece eu uso a mangueira do chuveiro sem intrudosir aí funciona.Estou errada?faz mal?

    Responder
  3. Bom dia, muitas dores,gases circulando pelo corpo, barriga muito estufada, de cd 4 ou 5 dias sem ir ao banheiro, tive tantas dores nas costas que fui para o hospital, ortopedista tratou como coluna, tomei a medicação e as dores continuam, tomei Luftal e melhorei bem.

    Responder