Lash lifting é uma técnica aplicada aos cílios que acentua a curvatura natural dos fios, deixando-os aparentemente mais longos, curvos e alinhados, da raiz até a ponta. É uma excelente alternativa para quem deseja um olhar mais expressivo, porém natural.
O lash lifting facilita a vida de quem gosta de cílios definidos, mas não quer gastar tempo e dinheiro com máscara de cílios. É uma forma prática de se arrumar no dia a dia, pois os olhos já ficam com uma aparência maquiada.
Também é uma alternativa para quem quer um efeito mais natural, diferentemente daquele obtido com o alongamento de cílios, que emprega fios artificiais.
Veja o que é o lash lifting, por que é diferente do alongamento de cílios e quais os cuidados que você precisa ter.
Lash lifting: o que é?
Lash lifting são palavras da língua inglesa que podem ser traduzidas literalmente como “levantamento ou elevação dos cílios”.
Trata-se de uma técnica que aplica um produto em gel nos cílios e usa um molde de silicone para fixá-los. O procedimento completo é feito em uma única sessão de aproximadamente 1 hora ou 1 hora e meia se incluir aplicação de tinta.
A aplicação combinada de gel com coloração faz com que os cílios fiquem com um aspecto curvo, como aquele obtido com o curvex, e mais escuros, dando um efeito de máscara de cílios.
Na prática, a técnica promove o mesmo efeito da máscara de cílios, do curvex e do alongamento, porém usando os fios naturais, sem fios extras ou aplicação de maquiagem.
Por usar os fios naturais, a técnica não é indicada para quem tem os fios muito curtos, por não ser possível ajustá-los ao molde, ou sensibilidade (alergia) aos produtos.
Para que o lash lifting tenha maior durabilidade, que é em torno de 6 a 8 semanas, a técnica emprega uma etapa de hidratação.
Lash lifting e alongamento de cílios: diferenças
O objetivo de quem faz alongamento de cílios é obter cílios mais volumosos e curvos. Para isso, a técnica cola fios sintéticos aos fios naturais. Como os fios são colados, é preciso tomar cuidado para não descola-los, evitando passar máscara e demaquilante nos cílios.
Geralmente, a cada 2 ou 4 semanas, a pessoa precisa reaplicar os fios sintéticos que descolaram. Já na técnica de lash lifting não há aplicação de fios sintéticos, por isso ela não requer manutenção, visto que não há descolamento de fios.
Além disso, o lash lifting permite o uso de maquiagem, se assim a pessoa desejar. Mas somente o lash lifting já é suficiente para conseguir um resultado natural de olhar mais expressivo e belo.
O lash lifting não tem manutenção, mas após 6 a 8 semanas, os cílios tendem a voltar à sua forma natural, em decorrência do ciclo natural de crescimento dos fios. Neste caso, é só refazer o procedimento.
Cuidados com o lash lifting
Nas primeiras 24 horas após fazer o lash lifting, você precisar tomar os seguintes cuidados:
- Evitar lavar os cílios, principalmente se for com água quente, ou se expor à umidade.
- Evitar passar maquiagem na região dos olhos.
No dia seguinte ao procedimento, você estará liberada para:
- Usar máscara de cílios à base de água. Apesar de ser liberado, a maioria dos profissionais recomenda esperar 4 dias para usá-la.
- Usar demaquilantes sem óleo.
- Usar água micelar.
- Fazer sua skincare, como de costume.
Se você for à praia, pode ser que seu lash lifting dure menos, porque a água do mar resseca os fios. Para aumentar a durabilidade, use hidratante na região dos olhos.
O lash lifting não faz mal aos seus cílios, na verdade o procedimento traz benefícios, pois hidrata os fios, desde a raiz até as pontas, prevenindo a sua quebra. Os séruns vitamínicos aplicados contêm substâncias ativas que ajudam a nutrir e a fortalecer os fios, conferindo força e brilho.
Como os produtos contêm formol e amônia, o procedimento é contraindicado para pessoas que tenham/estejam com:
- Conjuntivite
- Psoríase
- Blefarite
- Alergia a esmalte
- Pessoas que estão fazendo quimioterapia
- Grávidas e lactantes
É importante lembrar que o procedimento é seguro se for feito por um/uma profissional qualificado(a), que respeite as normas de segurança e higiene.
Fontes e referências adicionais
- Procedimentos estéticos faciais e consequências oculares – botox, ácido hialurônico, implante de cílios e a visão, Revista Científica Multidisciplinar, 2021; 2(7): 1-8.
Fontes e referências adicionais
- Procedimentos estéticos faciais e consequências oculares – botox, ácido hialurônico, implante de cílios e a visão, Revista Científica Multidisciplinar, 2021; 2(7): 1-8.