O Papa Francisco, aos 86 anos de idade, foi admitido na quarta-feira (07/06) no Hospital Gemelli, em Roma, para se submeter a uma cirurgia abdominal de emergência.

A decisão foi tomada após a descoberta de uma laparocele, uma espécie de hérnia pós-operatória.
Mas afinal, o que é laparocele?
A laparocele, também conhecida como hérnia incisional, é um problema na parede abdominal que pode causar alterações mecânicas e sistêmicas, inclusive afetando a circulação respiratória. Estima-se que até 20% das pessoas submetidas a cirurgias abdominais desenvolvam essa condição.
Acredita-se que essa hérnia seja resultado da cirurgia abdominal que o Papa Francisco fez em julho de 2021, quando ele foi submetido a um tratamento para diverticulose ou estenose diverticular sintomática do cólon, que causa sintomas como estufamento, cólicas ou constipação.
Infelizmente, no caso do Papa Francisco, a condição evoluiu para uma síndrome do intestino irritável, além de dores abdominais intensas.
O comunicado oficial do Vaticano afirmou que a equipe médica responsável pelo cuidado do Papa recomendou a realização de uma cirurgia de laparotomia.
Essa intervenção se tornou necessária devido à presença da hérnia incisional que estava causando síndromes dolorosas, recorrentes e agravadas no líder religioso.
Antes de ser internado, o Papa Francisco fez um pronunciamento ao povo presente na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Papa Francisco precisou ser internado em março
Essa é a terceira vez que o Papa Francisco é internado no Hospital Gemelli. Em março de 2023, ele foi hospitalizado por quatro dias para tratar uma bronquite que causava problemas respiratórios. Felizmente, o Papa se recuperou rapidamente e recebeu alta no dia 1º de abril.
- Confira o que é bronquite, quais são os tipos e cuidados.
- Veja também os 11 principais sintomas de bronquite.