Confira se é verdade que o medicamento Kóide D engorda, veja se ele dá sono, para que serve esse xarope e qual é a sua principal indicação.
Kóide D (maleato de dexclorfeniramina + betametasona) é um medicamento encontrado na forma de xarope, que pode ser utilizado por adultos e crianças a partir dos dois anos de idade.
Sua indicação é para o tratamento adjuvante (auxiliar) das seguintes condições:
- Doenças alérgicas do aparelho respiratório como asma brônquica grave e rinite alérgica;
- Doenças alérgicas da pele como dermatite atópica (eczema), dermatite de contato, reações medicamentosas e doença do soro;
- E doenças alérgicas inflamatórias oculares como ceratites (inflamações da córnea), conjuntiva (conjuntivite) e das porções internas do olho (irite não-granulomatosa, coriorretinite, iridociclite, coroidite e uveíte).
Para comprar o remédio Kóide D, é necessário apresentar a receita médica branca comum.
Será que Kóide D engorda?
Agora que já vimos para que serve o medicamento, podemos conferir analisar se é verdade que Kóide D engorda.
Pois bem, a bula do Kóide D relata que ele pode provocar a retenção de líquidos, uma condição que pode provocar o inchaço e dar a impressão de que o corpo aumentou de volume.
A bula também informa que o medicamento pode causar efeitos colaterais endócrinos e metabólicos, entretanto, não especifica se isso pode incluir um aumento do peso.
De qualquer forma, caso você perceba que engordou durante o tratamento com o remédio, principalmente se isso acontecer de maneira expressiva, consulte o médico que o prescreveu para você como forma de saber o que fazer para reverter a situação.
Porém, não interrompa bruscamente o uso de Kóide D porque isso pode ser perigoso para a sua saúde. De acordo com a bula do medicamento, a retirada rápida do remédio pode provocar a insuficiência suprarrenal secundária.
Portanto, o tratamento deve ser finalizado somente conforme as indicações seguras do médico.
Kóide D dá sono?
Acabamos de conferir se o Kóide D engorda. Mas e quanto ao sono excessivo? Ele faz parte das reações que podem ser provocadas pelo medicamento?
É possível, sim, que o medicamento provoque o sono. Isso porque a sua bula informa que a sonolência de nível leve a moderado é uma das reações adversas comuns do medicamento, ou seja, que atingem 1% a 10% das pessoas que tomam o remédio.
Se durante o seu tratamento com Kóide D você ficar sonolento, tome o cuidado de não executar atividades perigosas, que exigem o alerta. Se essa sonolência te incomoda muito, então procure a ajuda do seu médico.
Efeitos colaterais, contraindicações e cuidados com Kóide D
Quando usamos um medicamento, mais do que saber se ele engorda ou dá sono, é de fundamental importância conhecer seus efeitos colaterais, contraindicações e demais cuidados ao longo do tratamento com o remédio.
Por isso, não deixe de ler toda a bula de Kóide D disponibilizada pela Anvisa.