Kefir de água ou leite: qual é melhor e quais são as diferenças entre eles? Veja se tem como transformar um em outro e como usá-los no seu dia a dia.
Embora ambos tenham muito em comum, cada um deles tem seus próprios probióticos, tempos de preparo, valores nutricionais, sabores e texturas diferentes.
Se você está começando a sua própria criação de kefir e ainda não decidiu se irá fazer kefir de água ou leite, ou talvez esteja fazendo ambas e precisa parar com uma delas devido à falta de tempo, é hora de escolher qual é a melhor para você.
Aqui você verá várias informações que vão te ajudar a tomar essa decisão.
O que é kefir

Kefir é uma bebida criada a partir da fermentação de bactérias e leveduras produzida através da cultura de micro-organismos que estão naturalmente presentes nos grãos de kefir. Seu nome vem do eslavo “keif”, que significa bem viver ou bem-estar.
O kefir é feito usando grãos “iniciais” que normalmente são doados por outras pessoas que já possuem culturas desses micro-organismos, que são tradicionalmente adicionados ao leite ou à água.
Além dessas duas opções, há quem faça seu kefir adicionando leite ou água de coco, leite de cabra ou de arroz.
Depois de adquirir os grãos, basta deixá-los fermentar por cerca de 24 horas à temperatura ambiente.
Após esse tempo, os grãos são coados e transferidos para um novo frasco contendo o líquido escolhido, para ser usados novamente. Já o líquido em que os grãos ficaram por 1 dia está cheio de probióticos e pronto para beber.
A razão pela qual esse alimento se tornou tão popular é devido aos benefícios que ele possui. Esses micro-organismos específicos encontrados na bebida melhoram o sistema digestivo e previnem o crescimento de bactérias ruins no intestino.
Além disso, o processo de fermentação libera vitaminas e minerais e também é totalmente natural e livre de produtos químicos.
Kefir de água ou leite: diferenças
O kefir de água e kefir de leite são muito parecidos. Porém, eles possuem algumas diferenças. Embora ambos sejam feitos com grãos de kefir, o de leite é feito com leite de vaca, ou algum substituto como o leite de cabra, leite de coco, arroz, entre outros, enquanto que o outro é feito com água e açúcar.
1. Sabor
O kefir de leite tem gosto de iogurte azedo, já o de água é semelhante a um refrigerante. Se a fermentação do kefir na água for interrompida antes do tempo, a bebida ficará mais doce. Isso não ocorre com o de leite, que só será um pouco menos azedo.
Tanto o feito com leite como o feito com água podem ser aromatizados e complementados com frutas ou alguma outra fonte aromatizante.
2. Vitamina B1, B12, Biotina e Vitamina K
Tanto o kefir do leite como o de água contêm uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e K, decorrentes do processo de fermentação. Sendo assim, não dependem da base líquida usada, seja o leite ou a água.
3. Valor probiótico
O kefir de leite tem um valor probiótico maior do que o de água, totalizando cerca de 30 a 50 diferentes cepas de probióticos, enquanto 10 a 15 estão presentes no kefir de água.
4. Outros fatores nutricionais
O conteúdo probiótico é a principal razão pela qual tanto o kefir quanto outros produtos fermentados estão cada vez mais populares.
Mas eles também contêm outros benefícios nutricionais, que vão variar de acordo com o líquido escolhido para servir de base para a fermentação dos grãos.
O kefir de leite é considerado mais rico em nutrientes, possuindo altos níveis de:
- Magnésio e cálcio: uma análise mostrou que o kefir do leite contém quantidades elevadas de cálcio e magnésio, em formas que são facilmente digeríveis;
- Proteína: ele é rico em proteínas, são aproximadamente 10 gramas por copo, sendo que todos os oito aminoácidos essenciais estão presentes. Já o kefir de água não contém proteínas, pois seu alimento base é o açúcar e a água.
5. Tempo de fermentação
O tempo que leva para fermentar o kefir de leite irá depender muito da proporção de grãos de kefir em relação à quantidade de leite e à temperatura, podendo levar de 1 a 5 dias para que ocorra a fermentação.
Assim como o de leite, o tempo de fermentação do kefir de água irá variar de acordo com a quantidade de grãos, de açúcar e da temperatura, podendo levar entre 1 e 2 dias.
6. Facilidade de consumo
Na hora de escolher entre kefir de água ou leite, a facilidade de consumo é um aspecto importante, especialmente se você for consumir por motivos de saúde.
Incorporar o kefir na sua dieta e programação diária é uma boa ideia, já que evita que você esqueça de consumi-lo.
Se você já tem o hábito de comer iogurte natural comprado no supermercado, e gosta do sabor, você pode substituí-lo pelo kefir de leite, e caso não goste muito do sabor, pode usá-lo para fazer vitaminas ou adicionar frutas a ele.
Como é rico em proteína, ele é um ótimo aditivo para shakes e uma boa opção para o café da manhã. Aproveite para conferir algumas receitas com kefir para emagrecer.
No caso do kefir de água, que é considerado por muitas pessoas um refrigerante probiótico natural, ele é efervescente, picante e ligeiramente doce. Se você está tentando cortar o refrigerante ou outras bebidas cheias de açúcar, o kefir com água é uma boa escolha.
Você também pode melhorar o sabor ao kefir de água adicionando frutas. Veja ainda outras receitas com kefir de água que podem servir para sua dieta.
Qual é melhor, afinal?
Cada tipo de kefir tem vantagens e desvantagens. O de leite tem mais probióticos, possui nutrientes adicionais, como o cálcio e uma boa quantidade de proteína, além de todos os oito aminoácidos essenciais.
Já o de água é mais rápido de ser feito, além de ser muito fácil de consumir. Também é mais indicado para as crianças, que normalmente não gostam muito do sabor forte do kefir de leite. Além disso, o kefir de água é uma opção para quem é intolerante à lactose.
No entanto, é importante saber que a suavidade e doçura do kefir de água é uma indicação de níveis mais elevados de açúcar.
Como transformar kefir de leite em kefir de água
- Primeiro, dissolva ¼ de xícara de açúcar não refinado em 1 litro de água;
- Em seguida, adicione uma pitada (mais precisamente 1/8 de colher de chá) de sal marinho não refinado. Se quiser adicionar minerais, o que é opcional, você pode acrescentar ½ colher de chá de melaço;
- Então, adicione os grãos de kefir de leite que estão ativos a essa solução com água e deixe fermentar durante 4-5 dias à temperatura ambiente;
- Depois, separe os grãos que ficaram na água e os coloque em uma nova mistura de água com açúcar (¼ de xícara de açúcar para 1 litro de água);
- Deixe fermentar à temperatura ambiente por cerca de 12 a 24 horas;
- Nesse ponto, os grãos fermentados em leite foram convertidos em grãos de kefir de água.
Como transformar kefir de água em leite
Transformar kefir de água em leite é bem mais complicado que o contrário, e por isso essa troca não é aconselhável.
Vídeos:
Veja no vídeo abaixo o passo a passo para fazer esse alimento probiótico tão benéfico que é o kefir e aproveite para se inscrever no nosso canal com um rápido clique no botão a seguor:
Vídeo: Benefícios do kefir de água
Gostou das dicas?
Qual a diferenca visual? Tamanhos
Então os diabéticos não podem consumir o de água?
posso colocar açucar mascavo junto com o leite ?
Eu gosto de Kefir, Laranja Umbigo picadinha gengibre e cúrcuma. adoro.
Também vario com maçã raspadinha com limão e canela.
Também uso com Leite de coco e morango, mas agora vou experimentar com NOSMOSCADA….
Estou tomando todos os dias a noite do Kefir na água com açúcar mascavo de 24 horas… também como três colheres de sopa de Kefir com aveia, flocos de cereais e mel.
Gostaria de conseguir o Kefir de leite… sabem como consigo?
Você conseguiu? Posso te doar
Oi Dra Patrícia, eu faço ricota de Kefir. Depois eu tempero com tomate seco, pimenta calabresa, castanha do para e damasco. Pouco tudo e misturo. Ganhei um concurso de culinária com essa receita!
Muito bom, parabéns pelo esclarecimento sobre a diferença do Kefir (água e leite).