A jurubeba é uma planta medicinal brasileira muito conhecida, principalmente pelas afirmações de que ela emagrece, além de trazer outros efeitos benéficos para a saúde.
Ela é conhecida também como jurubeba leão do norte, jurubeba-verdadeira, jupeba, juribeba, jurupeba ou simplesmente jurubeba, e é usada há décadas na medicina tradicional de vários povos sul-americanos.
Então, a seguir vamos conhecer melhor a jurubeba, seus benefícios para a saúde e efeitos colaterais, além de descobrir se ela ajuda a emagrecer ou não.
Veja também: 7 ervas medicinais para emagrecer
O que é jurubeba?
A jurubeba, ou Solanum paniculatum é uma planta encontrada praticamente em todo o território nacional, e é bastante conhecida por suas propriedades medicinais e seu gosto amargo.
Ela é um arbusto de porte médio, mas pode atingir até três metros de altura, e dá frutos redondos e verde-claros.
Além disso, praticamente toda a planta pode ser utilizada:
- Folhas e raízes: Usadas na como medicamentos naturais;
- Fruto: É utilizado tanto como alimento quanto como condimento.
A jurubeba emagrece?
É difícil definir se a jurubeba emagrece ou não, uma vez que ela possui propriedades diuréticas, e combate o inchaço e a retenção de líquidos. Assim, o seu consumo pode dar a impressão de que ela leva ao emagrecimento.
Por outro lado, a planta medicinal também traz um efeito de estímulo ao apetite. Ou seja, ao mesmo tempo em que desincha o corpo, ela pode aumentar a fome, tornando mais difícil a tarefa de controlar o tamanho das porções dos alimentos e a quantidade de calorias que é consumida no dia a dia.
Assim, quem deseja perder peso não pode confiar cegamente na jurubeba. Nesse caso, é importante seguir uma alimentação balanceada, associada à prática regular de exercícios físicos.
Outros benefícios da jurubeba
A jurubeba é uma planta medicinal que está associada a diversos benefícios para a saúde, como veremos a seguir:
- Ressaca: A jurubeba é conhecida no Brasil como um remédio natural para lidar com os sintomas do consumo excessivo de álcool.
- Fígado: o chá de jurubeba é utilizado para prevenir danos ao fígado, principalmente após o consumo de alimentos muito gordurosos. Além disso, ela também pode ser usada para amenizar dores abdominais associadas a problemas hepáticos.
- Diminuição da pressão sanguínea: Algumas pesquisas realizadas com animais mostraram que a planta pode ajudar na redução da pressão sanguínea.
- Estômago: Ao ser ingerida antes ou depois das refeições, a jurubeba pode contribuir para o alívio das dores de estômago.
- Descongestionante: Outro efeito da jurubeba é a sua ação descongestionante, que ajuda a aliviar os sintomas de gripe e outros problemas respiratórios.
- Efeito laxante: Ela também pode auxiliar as pessoas que sofrem com constipação e possuem dificuldades para utilizar o banheiro.
- Digestão: Acredita-se que a jurubeba acelera o processo digestivo e promove o esvaziamento gástrico.
Uso tópico
A jurubeba também possui ação medicinal quando utilizada diretamente na pele, auxiliando no processo de cicatrização de pequenos ferimentos, desde que eles não estejam infeccionados.
Além disso, a planta também pode ser útil no tratamento da acne, uma vez que ajuda a combater a inflamação e a desobstruir os poros.
Onde encontrar?
A jurubeba pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias, feiras e em sites especializados na internet nas seguintes formas:
- Folhas, raízes e frutos in natura;
- Tintura;
- Extrato fluido e seco;
- Pó;
- Folhas e raízes desidratadas.
Como usar?
A seguir iremos aprender a preparar o chá de jurubeba e a infusão para o tratamento de problemas de pele:
Receita de chá de jurubeba
- 30 g de folhas e frutos de jurubeba;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
- Aqueça a água em uma panela;
- Então, quando a água estiver próxima ao ponto de fervura, ou seja, quando começar a liberar vapor desligue o fogo e acrescente as folhas e os frutos de jurubeba;
- Depois, deixe descansar durante 10 minutos e sirva.
Receita de infusão para aplicação em feridas e acne
Ingredientes:
- Uma xícara de água;
- Uma colher de sopa de folhas de jurubeba cortadas.
Modo de preparo:
- Aqueça a água em uma panela;
- Então, assim que a água ferver, acrescente as folhas cortados em pedaços pequenos;
- Deixe ferver por cerca de 10 minutos;
- Por fim, coe e use uma compressa para aplicar a infusão ainda morna no local onde estão as feridas e/ou as acnes.
Efeitos colaterais e contraindicações
Alguns compostos presentes na jurubeba podem causar certa toxicidade. Por isso, a ingestão prolongada da planta é contraindicada, e pode causar efeitos colaterais indesejados como:
- Diarreia;
- Gastrite;
- Náuseas e vômitos;
- Cólicas abdominais
- Edema cerebral;
- Confusão mental;
- Aumento das enzimas hepáticas e hepatite tóxica.
Além disso, a jurubeba é contraindicada a mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
Dicas e cuidados
Antes de utilizar a planta medicinal no tratamento de qualquer uma das condições de saúde que listamos acima, é fundamental que você consulte seu médico de confiança.
Isso é importante porque, como enfatizamos, a planta pode servir apenas como um tratamento auxiliar, e não pode ser considerada um método exclusivo de tratamento para esses problemas.
Assim, além de utilizar a jurubeba também é de suma importância seguir as indicações do tratamento recomendado pelo médico.
Por fim, caso utilize algum tipo de medicamento ou suplemento, também é importante consultar um profissional habilitado para se certificar de que o consumo da jurubeba não causará algum tipo de interação.
Fontes e referências adicionais
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Jurubeba
Fontes e referências adicionais
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Jurubeba
Eu conheço jurubeba há muitos anos papai pegava algumas frutas imatura mastigava e tomava um copo de água ele dizia que era pra várias funções dos órgãos .
Eu amo jurubeba é como direto mas em pequenas porções
Sempre comigo a fruta de jurubeba as bolinhas verdes cozidas no arroz e ou só cozidas e nunca me fez mal nem a mim e nem a minha família mas lendo tudo que li gostaria de saber comer a fruta fas algum mal
Saber mais