Jéssica Beatriz Costa, 30 anos, falou como é conviver com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A filha do cantor Leonardo foi questionada sobre o transtorno na caixinha de perguntas do Instagram. “Vou ser bem sincera para responder essa pergunta. Não sei como não é ter TDAH. Eu não sei, entende? Tipo assim, por ter, você não consegue se concentrar em uma coisa e eu acho isso muito ruim”, iniciou a famosa.
“Por exemplo, se eu estou concentrada em algo, se eu estou resolvendo alguma coisa no celular e alguém está falando comigo ou tem um som muito alto ou pessoas conversando perto de mim, eu não consigo concentrar, responder a pessoa ao mesmo tempo e parece que sou grossa. É um pouco complicado”, acrescentou, dizendo que, normalmente, precisa sair do local nessas situações para conseguir se concentrar.
A influenciadora digital, no entanto, admitiu que consegue enxergar um lado bom por ter o transtorno. “Tem uma parte muito boa. Quem tem TDAH, quando gosta de uma coisa, quando foca, faz muito bem feito. Por exemplo, a prova de italiano [que fiz recentemente e] que eu tirei 88, eu não estudei para essa prova, mas como fiz italiano três meses atrás, minha memória deve ter puxado alguma coisa”, declarou. Na sequência, Jéssica Beatriz diz que errou a nota e, na verdade, tirou 98.
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade costuma ter como sintomas a agitação, dificuldade de se concentrar e impulsividade. A pessoa com TDAH costuma mexer mãos e pés freneticamente, mexer em vários objetos, mostrar inquietude, falar muito, dar respostas antes do término de perguntas e ter dificuldade de esperar sua vez.
A pessoa também pode apresentar desatenção, ter dificuldade de manter o foco ou de seguir instruções e frequentemente se distraem por estímulos externos, o que pode afetar, por exemplo, o seu processo de aprendizado na escola, faculdade ou curso. O diagnóstico exige uma avaliação multidisciplinar e geralmente envolve neuro pediatras, neurologistas e psiquiatras.