A lactose é o principal carboidrato ou açúcar encontrado no leite e seus derivados, incluindo iogurte, sorvete queijos e manteiga. E, quando há algum grau de dificuldade de digerir este açúcar, temos então a intolerância à lactose.
Vamos então entender um pouco mais sobre o problema, seus sintomas, tratamentos e formas de substituir o leite.
O que causa a intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é causada pela falta da lactase, que é a enzima que digere a lactose, e o nível da enzima pode variar entre indivíduos, assim como a severidade dos sintomas causados pela intolerância.
Algumas podem sofrer sintomas severos após consumirem pequenas quantidades de lactose. Enquanto outros podem ser capazes de tolerar pequenas quantidades.
Quando o corpo não consegue digerir a lactose, ela se acumula no intestino, e causa os sintomas tão característicos desse tipo de problema.
Quais são os sintomas da intolerância à lactose?
Os sintomas da intolerância à lactose tendem a se desenvolver de 30 minutos a duas horas após beber leite ou comer laticínios, e incluem:
- Náusea;
- Cólica;
- Gases;
- Inchaço;
- Diarreia.
A severidade dos sintomas varia, de acordo com a quantidade de lactose que uma pessoa pode tolerar, pois algumas pessoas são mais sensíveis que outras, a depender da quantidade de enzimas que o corpo consiga produzir.
Como a intolerância a lactose é diagnosticada?
O primeiro passo para chegar a um diagnóstico de intolerância à lactose é observar o aparecimento dos sintomas, além do alívio deles quando se evita laticínios.
Dessa forma, muitos médicos pedem que pacientes que suspeitam ter intolerância à lactose evitem leite e laticínios por uma a duas semanas para ver se os sintomas diminuem.
E existem ainda alguns testes podem ser usados para ajudar a confirmar o diagnóstico:
- Desafio do leite: É uma forma simples de diagnosticar intolerância à lactose. A pessoa faz jejum durante a noite e então bebe um copo de leite de manhã. Nada mais é ingerido por três a cinco horas. Se a pessoa é intolerante à lactose, o leite deve produzir sintomas algumas horas após a ingestão;
- Teste Respiratório de Hidrogênio: Mede-se a quantidade de hidrogênio na respiração após consumir uma bebida rica em lactose. Então níveis elevados de hidrogênio na respiração, de três a cinco horas após a ingestão, indicam que a digestão não ocorreu da forma correta;
- Teste de acidez nas fezes: O teste de acidez nas fezes serve para testar a intolerância à lactose em bebês e crianças. A criança toma uma pequena quantidade de lactose, e, se for intolerante, produzirá ácido láctico, que vai acidificar as fezes;
- Biópsia Intestinal: O teste mais direto para intolerância à lactose é a biópsia intestinal, que mede os níveis de lactase no revestimento do intestino. Entretanto, essas biópsias são invasivas e requerem análises especializadas que não estão disponíveis em alguns laboratórios.
Veja a seguir alguns tratamentos para a intolerância à lactose:
Mudanças alimentares
As mudanças alimentares para intolerância à lactose devem incluir inicialmente a exclusão de todos os alimentos ricos em lactose. Entretanto, se os sintomas passarem, pequenas quantidades de alimentos que contêm lactose podem ser reintroduzidas, e os sintomas, monitorados.
A maioria das pessoas pode determinar seu nível de tolerância a lactose. É muito raro que uma pessoa seja tão sensível a ponto de precisar excluir totalmente esses alimentos. Mas é importante encontrar um substituto desses alimentos, para evitar a falta de alguns nutrientes.
Uso de probióticos
Alguns estudos sugerem que o uso de probióticos pode ajudar a amenizar os sintomas da intolerância à lactose. Entretanto, mais estudos ainda precisam ser realizados para garantir a segurança e a eficácia deste tratamento.
Suplementação de lactase
Um estudo publicado em 2018 avaliou o uso de suplementos enzimáticos para tratar a intolerância à lactose. Isso porque esses suplementos contêm a enzima lactase, que, quando ingerido, ajuda a quebrar as moléculas de lactose no trato gastrintestinal.
Quantidade de cálcio diária recomendada
Outro ponto que você deve se atentar é a quantidade diária recomendada de cálcio, que varia conforme a idade:
Idade | Necessidade de cálcio |
---|---|
0-6 meses | 200 mg |
7-12 meses | 260 mg |
1-3 anos | 700 mg |
4-8 anos | 1.000 mg |
9-18 anos | 1.300 mg |
19-50 anos | 1.000 mg |
51-70 anos | 1.200 mg (mulheres) 1.000 mg (homens) |
Como suplementar o cálcio na alimentação?
Pessoas intolerantes à lactose não precisam necessariamente consumir leite e laticínios para conseguir o cálcio necessário para uma nutrição adequada. Dessa maneira, os seguintes alimentos são boas fontes de cálcio e não contêm lactose:
Vegetais
- Brócolis;
- Feijão carioca;
- Alface e verduras como espinafre e couve.
Frutos do mar
- Atum enlatado;
- Sardinha;
- Salmão.
Outros alimentos
- Suco de frutas enriquecido com cálcio;
- Leite de soja;
- Tofu (enriquecido com cálcio).
Comer de 2 a 4 porções desses alimentos por dia normalmente é o suficiente para suprir as necessidades diárias de cálcio.
A Vitamina D ajudará seu corpo a absorver o cálcio. Você pode conseguir quantidades adequadas de vitamina D através da exposição ao sol ou da suplementação.
Dicas
- A maioria das pessoas com intolerância à lactose ainda pode produzir uma pequena quantidade de lactase. É essa produção residual que faz com que a pessoa possa tolerar alguns alimentos que contenham lactose;
- A lactose também está presente em alguns medicamentos, e por isso é importante ler a bula para descobrir exatamente qual a sua composição. Mas, como as quantidades são muito pequenas, isso só afeta quem tem graus mais severos de intolerância.
Tenho intolerarancia a lactose e ja emagreci 5kg como faço para retomar o peso perdido!
Estou com 96% de intolerância a lactose descobrir em junho e ainda mim sinto mal e normal
Tenho intolerancia a lactose e a glutem, substituo o leite por leite de amendia com coco, e’ menos ruim….rs
Tamb’em substitui’ o ‘oleo de soja por oleo de coco odorless.
Cortei totalmente o acucar da alimentacao, me sinto bem melhor e com mais energia!
o meu filho tem intolerância e sofre com fortes dores abdominal, não sei mais oque fazer, já que esta fazendo dieta.
Eu só fui descobrir a poucos dias, vendo um comercial na TV que descrevia os sintomas, faz cerca de 2 anos que convivo com essa mal estar que me acostumei e achava que era normal se sentir assim, inchada diariamente com diarréia frequentes e flatulências, achava que era culpa da minha má alimentação e por estar acima do peso. Então fiz o teste e exclui o leite e qualquer derivado dele e em um único dia ja notei a grande diferença!
Gostaria de saber se dor na barriga e normal pra quem tem lactose
É um dos sintomas que acontecem quando você ingere alimentos que contenham a lactose – que devem ser evitados.
Boa noite! Descobri que tenho intolerância à lactose, e esta muito difícil porquê tudo que gosto contém lactose, quando como qualquer coisa que contém lactose minhas mãos incham e dói muito ,minha barriga incha,e muito ruim,a maioria dos produtos sem lactose e ruim. Tá difícil!
bom dia ,descobri que tenho intolerância a lactose esta muito difícil pra mim.
Boa tarde!
Decobri que tenho intolerancia a lactose faz poucas semanas, junto com ela descobri tambem que estou com gastrite leve, procuro uma dieta que de para conciliar os dois.
Boa tarde
Descobri que tenho intolerância à lactose faz aproximadamente 1 ano.
Está difícil de substituir os alimentos.
Sofro muito.