A influencer Pan Xiaoting, 24 anos, morreu durante uma live ao tentar consumir 10 kg de comida. A autópsia confirmou que a grande quantidade de alimentos tem relação direta com a morte.
O caso ocorreu no dia 14 de julho, enquanto a influenciadora digital tentava engolir os alimentos diante das câmeras. O documento oficial dos legistas informou que a ex-garçonete ficou com o “estômago gravemente deformado por estar cheio de comida não digerida”.
Ela era famosa por vídeos em que realizava desafios conhecidos como mukbang, que consistem em consumir grandes quantidades de alimentos diante de centenas de espectadores. A chinesa, aliás, já tinha participado de competições em que comia por até 10 horas consecutivas.
Em outra ocasião, a jovem foi internada devido a um sangramento estomacal também provocado pela ingestão extrema de alimentos.
Mesmo assim, um dia após receber alta médica Pan voltou a adotar o hábito de se alimentar compulsivamente, tanto diante dos seguidores quanto por trás das câmeras. De acordo com o jornal China News, ela consumia até 10 kg de comida em cada refeição.
Os familiares de Pan tentaram alertá-la sobre os riscos que ela corria ao cumprir os desafios, mas a jovem optou por continuar. Às vésperas de sua morte, a moça pesava cerca de 300 kg.
No início, Xiaoting não tinha seguidores e, mesmo assim, continuava comendo sozinha diante da câmera. No entanto, em pouco tempo, ela atraiu um público cada vez maior durante as transmissões.
O mukbang tornou-se popular na China, obrigando o país a estabelecer regulamentos em 2020, a fim de conter o tipo de conteúdo. Quem insistir em violar as regras, pode pagar multas. Em outros lugares, como Estados Unidos e Japão, a prática de comilança competitiva é considerada um esporte.