Mark Ruffalo, 56 anos, que recebeu sua quarta indicação ao Oscar – desta vez, como Melhor Ator Coadjuvante por “Pobres Criaturas” -, recordou o período nebuloso que enfrentou com um tumor que teve no cérebro, em 2001. O artista comenta como percebeu que tinha algo errado, momento que decidiu procurar ajuda médica.
O ator foi ao hospital com uma “sensação de desgraça” e fez uma tomografia computadorizada para entender o que estava acontecendo. Nisso, descobriu um tumor do tamanho de uma bola de golfe. “A enfermeira chamou o médico, pude ouvi-los conversando no outro quarto. Ela chega, parecendo um zumbi, e diz: ‘Você tem uma massa atrás da orelha esquerda, do tamanho de uma bola de golfe, e não sabemos o que é. Não podemos dizer até que seja feita uma biópsia'”, recordou o artista, em participação no podcast “SmartLess”, de Jason Bateman, Sean Hayes e Will Arnett.
Mark conta também que recebeu uma espécie de “aviso” antes de descobrir a enfermidade. “Acordei provavelmente por volta das 3h. Tive um sonho maluco, não foi como nenhum outro sonho que já tive. Nem era uma voz, era apenas pura percepção, como se me dissessem: ‘Você tem um tumor cerebral e precisa lidar com isso logo'”, diz.
A notícia veio logo após o grande sucesso do ator em “Conte Comigo”, em 2000 – que consolidou a carreira de Mark – e período também que a esposa dele, Sunrise Coigney, estava grávida do primeiro filho do casal, Keen. “Quando contei isso à Sunny, primeiro ela pensou que eu estivesse brincando. E então ela começou a chorar e disse: ‘Eu sempre soube que você morreria jovem’. Talvez eu tenha rido um pouco depois que ela falou isso”, relatou.
Mesmo que tenha descoberto o tumor durante a gestação de Sunrise, Mark decidiu esperar até o nascimento do filho do casal para contar sobre o problema de saúde. Keen, que está atualmente com 22 anos, tinha apenas alguns meses de vida na ocasião.
A decisão dele, em conjunto com os médicos, foi de remover o tumor. No entanto, ainda havia o risco de 70% de atingir completamente o nervo do lado esquerdo do rosto – o que, de fato, aconteceu, causando a perda de audição daquele ouvido. “Fiquei completamente surdo de um ouvido e, quando acordei, o lado esquerdo do meu rosto estava totalmente paralisado. Eu não conseguia nem fechar os olhos. Eu estava falando pelo canto da boca”, lembrou Ruffalo. A paralisia desapareceu completamente depois de um ano, mas a estrela norte-americana continuou sem a audição do ouvido esquerdo.