Vida Íntima

Homem passa 2 dias com ereções doloridas após treino para maratona

Publicado por
Valdir Campos

Após um treino intenso para uma maratona, um homem enfrentou dois dias de ereções dolorosas, um caso que foi relatado pela revista “Urology Reports”.

Um maratonista amador de 44 anos, da Eslováquia, teve uma complicação médica inesperada. Depois de um treino de corrida muito longo, o eslovaco percebeu um inchaço no seu pênis. Logo depois, ele começou a ter ereções frequentes e dolorosas. No começo, o maratonista tentou resolver o problema sozinho, mas com a dor continuando por dois dias, decidiu buscar ajuda médica.

Diagnóstico médico e tratamento

Os exames revelaram que ele tinha uma trombose, ou seja, um coágulo de sangue, na parte do pênis que é como uma esponja e enche de sangue para ficar ereto. Por causa disso, o sangue ficou preso nessa área, o que causou as ereções prolongadas e doloridas.

Apesar de raros, casos de trombose peniana como este já foram documentados anteriormente, com apenas 56 relatos na literatura médica. 

Homem atlético correndo ao ar livre para competir em uma maratona Homem atlético correndo ao ar livre para competir em uma maratona
Homem tem ereções dolorosas após treino para maratona

Os fatores que geralmente aumentam o risco dessa condição são exercícios físicos muito pesados, relações sexuais intensas e o uso excessivo de drogas. Todos esses fatores fazem com que o fluxo de sangue no pênis aumente.

Para tratar a condição, os médicos receitaram uma mistura de anticoagulantes e analgésicos. Os anticoagulantes ajudam a prevenir novos coágulos e a dissolver os que já existem, enquanto os analgésicos são para reduzir a dor.

Uma semana depois do início do tratamento, as ereções dolorosas do paciente voltaram ao normal, mas ainda havia um coágulo de 18 milímetros.

Acompanhamento e prognóstico a longo prazo

O paciente passou por acompanhamento médico por três anos, pois existia a chance de o coágulo se mover e chegar a órgãos importantes como o coração ou o pulmão, o que poderia ser muito grave.

Depois de três anos, o coágulo no homem ainda existia, mas virou uma espécie de nódulo duro porque tecidos fibrosos o cobriram, deixando-o preso no lugar. Apesar desse nódulo, a funcionalidade normal do pênis foi mantida.

Este caso ressalta a importância de buscar atendimento médico imediato para sintomas incomuns, especialmente após atividades físicas intensas. 

Homem se consultando com especialista para obter diagnóstico sobre possível trombose peniana Homem se consultando com especialista para obter diagnóstico sobre possível trombose peniana
Buscar ajuda médica após sintomas incomuns e moderar exercícios intensos são fundamentais

Ele também ressalta a importância de se exercitar com moderação e atenção ao praticar algum esporte. 

É sempre essencial cuidar da saúde e manter a forma de maneira equilibrada, prestando atenção aos limites do seu corpo para evitar ir a extremos que possam causar problemas inesperados.

O que você achou da história do eslovaco? Você sabia que, apesar de raro, podem ocorrer casos de trombose peniana após atividades físicas intensas? Comente abaixo!

5 de 5
Valdir Campos

Valdir de Campos Júnior é estudante de jornalismo, e combina sua paixão pela escrita com um forte interesse pelo universo da saúde e boa forma. Valdir é motivado pela curiosidade e pelo desejo de adquirir conhecimento, visando inspirar e informar as pessoas sobre um estilo de vida saudável.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Valdir Campos