Um caso inusitado vem tomando conta das redes sociais nas últimas semanas. Segundo o médico Justin Shafa, de Los Angeles, nos Estados Unidos, uma pessoa foi acometida por uma grave constipação intestinal (dificuldade para evacuar) durante três meses. O homem, então, se surpreendeu com o motivo do problema.

O profissional contou o relato nas redes sociais e disse que o abdômen do homem ficou tão inchado quanto o de uma mulher grávida de trigêmeos. Segundo o médico, as fezes endureceram e ficaram presas no cólon, o que gerou o problema conhecido clinicamente como impactação fecal.
Na tomografia computadorizada, foi possível observar a massa grande e granulada no centro do corpo. Para tratar o problema, o homem precisou realizar um enema, que é quando um fluido é direcionado ao cólon para que os resíduos saiam naturalmente.
É normal ficar um longo período sem ir ao banheiro?
Normalmente, uma pessoa evacua de duas a três vezes por dia até duas a três vezes por semana.
A constipação, também conhecida como prisão de ventre, se dá devido a movimentos lentos das fezes pelo cólon e pode estar relacionada a uma disfunção do sistema digestório ou até mesmo ser resultado da dieta do indivíduo.
Dentre os principais sintomas da constipação, estão: abdômen distendido, vômitos, sangue nas fezes e perda de peso. Veja também: 7 principais tipos de fezes (e o que dizem sobre a saúde).