O hidroxitirosol é apresentado como um polifenol que aparece naturalmente na fruta, na polpa e nas folhas de oliveira, além de ser um componente minoritário bem conhecido do azeite de oliva extra virgem. Veja a seguir os benefícios do hidroxitirosol, para que serve o componente e se há efeitos colaterais associados ao seu consumo.
O composto exerce um importante papel (entre outros componentes) no complexo e variado sabor das azeitonas e do azeite de oliva. Ele também é um componente vital que acrescenta, em grande medida, à estabilidade do azeite de oliva.
Aproveite para confira todos os benefícios do azeite para nossa saúde e conheça os variados tipos de azeite e suas diferenças.
O hidroxitirosol apresenta uma potente atividade antioxidante. Ele é o único polifenol que é capaz de cruzar a barreira sangue-cérebro (hematoencefálica), o que permite que ele tenha uma ação significante para esgravatar (limpar) os radicais livres do sistema nervoso.
Pesquisas conduzidas em animais já indicaram a presença de atividade anti-inflamatória na substância, enquanto experimentos realizados in vitro apontaram que o hidroxitirosol é dotado de propriedades antimicrobianas contra infecções respiratórias e agentes patogênicos (causadores de doenças) gastrointestinais.
O hidroxitirosol pode exercer um papel na redução de risco de degeneração macular relacionada à idade. Entretanto, mais pesquisas nessa área são necessárias para determinar o mecanismo exato e a importância desse resultado preliminar das pesquisas.
Um estudo publicado, de autoria de pesquisadores da Universidade de Múrcia, na Espanha, se propôs a apresentar uma revisão a respeito dos benefícios fornecidos pelo hidroxitirosol para a saúde.
Os pesquisadores espanhóis também descreveram a substância como um potente antioxidante. Segundo a pesquisa, o hidroxitirosol é considerado o antioxidante mais poderoso depois do ácido gálico e um dos compostos antioxidantes mais potentes entre os compostos fenólicos da oliveira, seguido pela oleuropeína, pelo caféico e pelo tirosol.
“Por conta da sua estrutura molecular, o seu consumo regular tem diversos efeitos benéficos como anti-inflamatório, anticâncer e protetor da pele e dos olhos, etc…”, escreveram os cientistas no resumo do trabalho.
O estudo relatou ainda que no ano de 2012, a European Food Safety Authority (Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, tradução livre EFSA, sigla em inglês) aceitou o hidroxitirosol como uma substância protetora do sistema cardiovascular.
Os cientistas também indicaram que graças ao fato de ser capaz de cruzar a barreira sangue-cérebro (hematoencefálica), o composto já foi apontado como fornecedor de uma ação protetiva contra o dano neurodegenerativo e o declínio cognitivo associado ao envelhecimento ou a doenças como Alzheimer e Parkinson.
“O hidroxitirosol também ajuda a prevenir a osteoporose porque o seu consumo tem efeitos positivos na formação e no crescimento dos ossos. Além disso, a retina também é protegida pelo hidroxitirosol e ele é benéfico para a saúde ocular. Ademais, o hidroxitirosol tem efeitos dermoprotetivos: protege contra os raios ultravioleta (UV), protege contra edema (inchaço) e eritema (vermelhidão na pele) causados pela excessiva exposição ao sol, pode até ser efetivo no tratamento da psoríase e tem um efeito antienvelhecimento”, completaram os pesquisadores.
De acordo com o estudo de revisão, de autoria de pesquisadores da Universidade de Múrcia, a concentração mais elevada da substância é encontrada nas folhas da oliveira (usadas para chás), entretanto, ela é perdida durante o processo de fabricação.
A alternativa então seria utilizar produtos, medicamentos ou suplementos à base de hidroxitirosol. Entretanto, antes de aderir a qualquer um deles, é fundamental que você consulte o médico para se certificar de que eles realmente podem te ajudar sem provocar efeitos colaterais prejudiciais.
Logicamente, esse cuidado é necessário para todas as pessoas, principalmente para aquelas que têm a saúde mais vulnerável como mulheres grávidas ou que estejam no período do aleitamento, crianças, adolescentes, idosos e pessoas que sofrem com alguma doença ou condição de saúde.
Ainda que a substância tenha sido associada a tantos benefícios, não é prudente se automedicar e muito menos utilizar um produto à base do composto no lugar de um tratamento já indicado pelo médico: isso pode prejudicar gravemente a sua saúde!
Até porque uma pesquisa, conduzida por cientistas da Espanha, que avaliou o potencial do uso do hidroxitirosol em doenças cardiovasculares, câncer e AIDS concluiu que “mais estudos são necessários para sustentar ou rejeitar alegações em relação à saúde ainda não completamente documentadas (e atribuídas à substância) e validar os novos produtos disponíveis à base de hidroxitirosol”.
O Oli-Ola peeling em cápsulas é um nutricosmético produzido na Tunísia, que é apresentado como um extrato 100% natural extraído exclusivamente do fruto da oliveira, que contém o hidroxitirosol.
Suas promessas incluem: imitar a ação do peeling tradicional (que é um dos tipos de peeling) sem provocar desconfortos ou irritação cutânea, beneficiar a uniformidade, redensificação, iluminação, maciez e suavidade da pele, colaborar com o estímulo da produção de colágeno e elastina e da renovação celular e auxiliar a diminuição da inflamação causada por procedimentos estéticos.
Não encontramos informações a respeito dos efeitos colaterais que esse produto com hidroxitirosol pode provocar. Entretanto, caso você experimente qualquer reação ao utilizar o Oli-Ola ou qualquer outro tipo de produto, suplemento ou medicamento com o hidroxitirosol, procure imediatamente o auxílio médico, mesmo que o sintoma em questão não aparente ser grave.
Isso é importante para verificar qual a real gravidade da reação, receber o tratamento apropriado e saber se pode continuar a usar o produto, suplemento ou medicamento em questão.
Veja Todos Comentários
Tudo que li nesta matéria me transferiu bastante confiabilidade.
Farei uso e espero ter um bom resultado.
Parabéns materia
Muito otima sobre oLi OLÁ
Tomo a um bom tempo
E me ajudou muito a clarear as manhas.