Dieta na Mídia

Harvard reconhece que este alimento retarda o envelhecimento

Publicado por
Dra. Esther Costa

Milagrosa? A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, classificou a cúrcuma como um alimento importante que causa o rejuvenescimento da pele. De acordo com o autor da publicação no site Harvard Health Publishing, Robert H. Shmerling, o consumo pode ser diário e os efeitos são notados a partir da sexta semana.

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, pode ser consumida em cápsulas, comprimidos, suplemento alimentar, extrato ou em pó. A melhor forma de aproveitar as propriedades é com um chá ou suco. No entanto, lembre-se de consultar o seu médico de confiança antes de dar início a qualquer suplementação.

CúrcumaCúrcuma
A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, pode ser consumida em cápsulas, comprimidos, suplemento alimentar, extrato ou em pó

Caminhando lado a lado, o limão é considerado um clássico companheiro da cúrcuma, já que ambos fornecem potássio, vitaminas C, E e K, sódio, cálcio, cobre, ferro, magnésio e zinco. A combinação dos dois ajuda ao acordar ajuda a reduzir a inflamação do estômago, proporcionando uma sensação de leveza durante todo o dia. Isso porque os alimentos reduzem a presença de gases e alguns sintomas da síndrome do intestino irritável, como vômitos e náuseas.

Os especialistas da Harvard analisam que a cúrcuma ajuda a prevenir a perda muscular e dores ósseas, assim como problemas de memória. Não para por aí: o açafrão melhora a circulação sanguínea, a redução do colesterol ruim (LDL) e promove o fortalecimento do sistema imunológico. E, claro, como já dito antes, atua como agente cicatrizante e hidratante, portanto, é um aliado da pele.

Mas, especialistas indicam o consumo na quantidade certa, já que a cúrcuma corresponde a um condimento alimentar e não deve ser ingerido mais do que uma colher de café de açafrão-da-terra por dia. Portanto, a melhor forma de incorporar o alimento na sua rotina é por meio de uma alimentação saudável e variada.

O lado bom é justamente que a cúrcuma pode ser usado como tempero, então basta uma pitada de cúrcuma em diferentes combinações e pratos já fazem a diferença, além de ser consumida como chá ou água aromatizada. Mas, lembre-se: nenhum tipo de “poder mágico” pode ser atribuído a nenhum alimento!

Você costuma consumir cúrcuma no seu dia a dia? O que acha de inserir na dieta a partir de agora? Comente abaixo!

5 de 5
Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário

Publicidade
Publicado por
Dra. Esther Costa